ANO ANTERIOR

2ª FEIRA DA 3ª SEMANA COMUM

23/01/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: Hebreus 9, 15.24-28

Salmo 97(98) R- Cantai ao Senhor um canto novo, porque ele fez prodígios!. 

Evangelho de Marcos 3,22-30

 

Naquele tempo: 22Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 'Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno.' 30Jesus falou isso, porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau.' Palavra da Salvação.

Comentário:

 A primeira leitura nos diz que Jesus, pela sua morte, reparou as transgressões cometidas por nós todos, que por isso somos chamados a receber a herança eterna. Ele não precisa se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote da Antiga Aliança que tinha de oferecer o sacrifício anual com sangue que não era o dele próprio. Jesus, na verdade, ele se manifestou agora, na plenitude dos tempos, para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo. E termina dizendo: “Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam”. Essa “segunda vez” trará a salvação apenas a quem o ouviu e praticou o que ele pediu que praticasse em sua primeira vinda a este mundo.

No evangelho Jesus fala sobre o tão comentado pecado contra o Espírito Santo, que não tem perdão nem aqui nem no outro mundo. O tal pecado contra o Espírito Santo não é mais do que recusar a ajuda e o perdão de Deus. Achar, por exemplo, que nosso pecado é tão pesado que não poderia ser perdoado por Deus, ou que Deus não tem o poder de perdoar os nossos pecados, ou mesmo por orgulho e vaidade não pedir perdão a Deus. 

Eu já tentei confessar pessoas que estavam à beira da morte que não quiseram pedir perdão porque achavam que não tinham nenhum pecado. Quando acontece isso o padre só pode pedir a Deus que as ilumine e lhes dê o arrependimento. Infelizmente, se a pessoa acha que não tem pecados para deles pedir perdão, o padre não pode dar a absolvição. Isso não quer dizer que a pessoa não vai se salvar: Deus é um Deus de misericórdia infinita e conhece o mais íntimo de nosso coração. 


3ª FEIRA DA 3ª SEMANA COMUM

24/01/2023

São Francisco de Sales

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


leitura: Hebreus 10,1-10

Salmo 39(40) R- Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

Evangelho: Marcos 3,31-35

Marcos 3,31-35 

Naquele tempo: 31Chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: 'Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura.' 33Ele respondeu: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: 'Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.' Palavra da Salvação.

Comentário:

Jesus é Filho de Maria justamente porque ela aceitou plenamente fazer a vontade de Deus. Jesus não está desprezando sua mãe. Antes, a está elogiando, porque ela é uma das que fazem a vontade de Deus. E ela fez isso de modo total e especial.

Quanto aos “irmãos” de Jesus, eram na verdade parentes. Na língua de Jesus não havia uma palavra para primo. Eram simplesmente chamados de irmãos. Jesus não teve irmãos filhos de Maria. Ele é o único Filho que Maria teve. Há várias provas disso na bíblia, mas a principal é João 19, quando Jesus pede que João tome conta de Maria e Maria o receba como filho. Se Jesus tivesse irmãos, estes teriam a obrigação, pela lei, de cuidar da mãe e Jesus não precisaria ter pedido para São João tomar conta dela. 

A primeira leitura nos lembra que Jesus se encarnou, viveu e morreu na cruz, para fazer a vontade de seu Pai. É graças a essa vontade, diz o texto, que somos santificados ela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizado uma vez por todas.

Diz o missal cotidiano, com muita maestria, que “a vontade do Pai jamais foi a morte do seu Filho. Tal atitude seria própria de um Deus sanguinário, que só se aplacaria com o sangue de um ente querido. Nem se trata da obediência à lei, porque esta já caducou. Na realidade, o desígnio de Deus foi tornar seu próprio Filho participante da condição humana, com todo aquele amor necessário para que tal condição fosse transfigurada. Ora, a existência humana supõe a morte, e o Pai não a excluiu da sorte de seu Filho”.

Se quisermos fazer parte da vida celeste com Jesus, temos que segui-lo em sua vida terrestre, e isso implica, antes de tudo, em fazer a vontade de Deus, que nos é transmitida pela Bíblia e pela Igreja.


4ª FEIRA DA 3ª SEMANA COMUM

/01/2021

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Hebreus 10,11-18

Salmo 109(110)R- Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!

Evangelho de Marcos 4,1-20 

Naquele tempo: 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galiléia.  Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3'Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. 8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um.' 9E Jesus dizia: 'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.' 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: 'A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados.' 13E lhes disse: 'Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. 18Outros recebem a semente entre os  espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.' Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos como o sacrifício feito por Cristo é infinito, porque consegue atingir o íntimo do homem, aí operando de dois modos: negativamente, pela destruição radical do pecado. Positivamente, porque a santificação que realiza em nós aproxima-nos realmente de Deus (missal cotidiano). Essa santificação é efetiva e verdadeira: “Não me lembrarei mais dos seus pecados, nem das suas iniquidades”, diz o Senhor. 

No Evangelho, temos a famosa parábola da semente, muito conhecida. Basta lembrar aqui que precisamos ouvir a Palavra de Deus com muita humildade, desejando sinceramente praticar aquilo que estamos ouvindo ou lendo. 

Todos somos fracos e limitados. Só conseguimos realizar aquilo que Deus nos pede pedindo a ele a força e a coragem necessárias. Se dermos à Palavra essa acolhida, nossa terra será fértil e promissora nos frutos desse compromisso de seriedade a que nos comprometemos. 

Os espinhos e as pedras nos atrapalham muito. Podem ser retratadas de diversos modos, mas resumido nos pecados, principalmente a falta de caridade, o individualismo, o descompromisso com os pobres e necessitados, nos vícios perniciosos etc. 


5ª FEIRA DA 3ª SEMANA COMUM

/01/2021

Leia os textos neste link: 


Leitura: Hebreus 10,19-25

Salmo 23(24)R- É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

Evangelho de Marcos 4,21-25

 Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21'Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.' 24Jesus dizia ainda: 'Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem.' Palavra da Salvação.

Comentário:

A primeira leitura pode ser resumida assim: Cheios de fé afirmemos a nossa esperança. Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade. 

Jesus nos abriu um caminho novo e vivo, através de sua humanidade, para entrarmos no céu. Aconselha-nos a nos aproximar dele de coração sincero e cheios de fé, com corações purificados de toda a má consciência e o corpo lavado com a água pura do Batismo. Pede que não desanimemos  e continuemos a afirmar a nossa esperança, porque Deus, que nos fez a promessa, é fiel. Termina o trecho de hoje pedindo que sejamos atentos uns aos outros, para nos mantermos em caridade e nas boas obras. E, principalmente, não abandonarmos a celebração de nossa fé, no nosso caso, a Santa Missa: “não abandonemos as assembleias”.

Quanto ao Evangelho, eis suas mensagens de hoje: 

1- Se você é uma pessoa que segue o evangelho, pratica a palavra de Deus, evita o pecado, é caridoso e prestativo, vai pregar o evangelho com a sua própria vida, quase não necessitando de palavras para anunciar o evangelho. Essa ideia já era de São Francisco de Assis, mas foi incorporada por vários santos, inclusive o Beato Carlos de Foucauld. 

2- Quando julgamos alguém, estamos admitindo que conhecemos a Palavra e a praticamos. Se nós pecarmos, o julgamento será mais severo para nós, porque nos ufanamos que conhecíamos a Palavra de Deus e demonstramos isso ao julgarmos as pessoas. 

3- Ao que tem alguma coisa, ou seja, a quem procura conhecer o evangelho e luta para praticá-lo, esse esforço será abençoado por Deus com sua força e sua bênção para melhorarmos ainda mais. Nossa ação é como um ato catalizador da força divina. É como aquela cola vendida em dois bastões: um só cola quando unido ao outro. Assim somos nós e Deus: ele só age em nosso favor quando nós procuramos fazer a sua vontade, quando nos empenhamos para sermos santos. 


5ª FEIRA DA 3ª SEMANA COMUM

/01/2022


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: 2 Samuel 7,18-19.24-29

Salmo 131 (132) R- O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

 

Evangelho de Marcos 4,21-25

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21'Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.' 24Jesus dizia ainda: 'Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem.' Palavra da Salvação.

Comentário:

As mensagens do evangelho:

1- Se você é uma pessoa que segue o evangelho, pratica a palavra de Deus, evita o pecado, é caridoso e prestativo, vai pregar o evangelho com a sua própria vida, quase não necessitando de palavras para anunciar o evangelho. Essa ideia já era de São Francisco de Assis, mas foi incorporada por vários santos, inclusive o Beato Carlos de Foucauld.

2- Quando julgamos alguém estamos admitindo que conhecemos a Palavra e a praticamos. Se nós pecarmos, o julgamento será mais severo para nós, porque nos ufanamos que conhecíamos a Palavra de Deus e demonstramos isso ao julgarmos as pessoas.

3- Ao que tem alguma coisa, ou seja, a quem procura conhecer o evangelho e luta para praticá-lo, esse esforço será abençoado por Deus com sua força e sua bênção para melhorarmos ainda mais. Nossa ação é como um ato catalizador da força divina. É como aquela cola vendida em dois bastões: um só cola quando unido ao outro. Assim somos nós e Deus: ele só age em nosso favor quando nós procuramos fazer a sua vontade, quando nos empenhamos para sermos santos.

Na primeira leitura Davi reza com muita humildade a Deus por si mesmo e por todo o povo. Pede que suas ações não sejam empecilhos para a ação divina. É como aquele ditado: “Quem não ajuda, pelo menos não atrapalhe”. Ele não quer atrapalhar a ação de Deus, mas pede que o Senhor abençoe o seu reinado, a sua descendência e, “por tabela”, o seu povo.


6ªFEIRA DA 3ª SEMANA COMUM

/01/2022


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 



Leitura: 2 Samuel 11,1-4a.5-10a.13-17

Salmo 50 (51) R-Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos.

Evangelho de Marcos 4,26-34

Naquele tempo: 26Jesus disse à multidão: 'O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou'. 30E Jesus continuou: 'Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo. Palavra da Salvação.

Comentário:

O evangelho comenta o mistério com que as coisas acontecem aqui na terra. Não entendemos direito como é que as sementes germinam, as plantas crescem. Em que parte da planta está o “comando” para que ela “saiba” em que época deve dar as flores e depois os frutos? Que mecanismo existe entre as plantas da mesma espécie para florirem e darem seus frutos na mesma época? Onde, na planta, está a sede(é) de comando?

Assim também não sabemos como é que o Reino de Deus está crescendo. Só temos que ter a fé para sabermos que ele está crescendo, que nós também podemos crescer na fé, no amor a Deus e ao próximo. Nós plantamos, mas quem faz crescer é Deus. Ou seja, devemos proclamar a Palavra por nosso bom exemplo e por nossas palavras, tendo a confiança de que Deus está orientando o processo do crescimento e da evolução de sua Palavra e de seu Reino entre nós e na eternidade.

Não seja muito curioso para saber como as coisas espirituais acontecem. Basta ter fé e confiança na misericórdia e no poder de Deus.

Na primeira leitura vemos o hediondo pecado de Davi, incluindo a morte de Urias. Mas Davi se arrependeu e foi perdoado e, maravilha, foi dessa mulher com que Davi pecou que continuou a descendência de Jesus. Salomão, do qual continuou a descendência davídica, nasceu quando Davi já havia se casado com Betsabéia. 


6ªFEIRA DA 3ª SEMANA COMUM

/01/2023 


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Hebreus 10,32-39

Salmo 36(37)R- A Salvação de quem é justo vem de Deus!

Evangelho de Marcos 4,26-34 

Naquele tempo: 26Jesus disse à multidão: 'O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou'. 30E Jesus continuou: 'Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura o autor da carta aos hebreus anima os seus destinatários a não abandonarem a coragem nem a luta, pois até então haviam suportado longas e dolorosas lutas na vivência de sua fé: “Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável. Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa. De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu”. Termina o texto dizendo que somos homens da fé, para a salvação da alma. Possamos nós também nunca desanimarmos em nossa luta por nossa santificação, tendo em vista que ela se dá no relacionamento santo com todos. 

O evangelho comenta o mistério com que as coisas acontecem aqui na terra. Não entendemos direito como é que as sementes germinam, as plantas crescem. Em que parte da planta está o “comando” para que ela “saiba” em que época deve dar as flores e depois os frutos? Que mecanismo existe entre as plantas da mesma espécie para florirem e darem seus frutos na mesma época? Onde, na planta, está a sede(é) de comando? 

Assim também não sabemos como é que o Reino de Deus está crescendo. Só temos que ter a fé para sabermos que ele está crescendo, que nós também podemos crescer na fé, no amor a Deus e ao próximo. Nós plantamos, mas quem faz crescer é Deus. Ou seja, devemos proclamar a Palavra por nosso bom exemplo e por nossas palavras, tendo a confiança de que Deus está orientando o processo do crescimento e da evolução de sua Palavra e de seu Reino entre nós e na eternidade. 

Não seja muito curioso para saber como as coisas espirituais acontecem. Basta ter fé e confiança na misericórdia e no poder de Deus. E se confiarmos na Igreja, nunca erraremos.   

SÁBADO DA 3ª SEMANA DO TEMPO COMUM

28/01/2023 

São Tomás de Aquino

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Hebreus 11,1-2.8-10

Salmo Responsorial: Lucas 1-R-Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

Evangelho: Marcos 4,35-41 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte, e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte detrás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo, e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura há aquela frase tão bonita e verdadeira, que se tornou famosa: “A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem”. E dá como exemplo Abraão, que obedeceu a Deus e deixou tudo em Ur para migrar para outra terra. Teve a experiência de desânimo quanto a ter um herdeiro, pois Sara era estéril. Quando conseguiu ter um filho, Deus lhe pede que o sacrifique a ele. Mas ele nunca desanimou. Confiou plenamente em Deus. Embora em vida não tivesse chegado ao que almejava, na morte Deus lhe concedeu viver para sempre na cidade celeste. 

Nós também não podemos desanimar, por pior que esteja a nossa situação. Eu costumo aconselhar aos desanimados que comecem rezando apenas frases curtinhas a Deus, as famosas “jaculatórias”: “Meu Deus, eu vos amo”; “Meu Deus, me ajude”; “Jesus, Filho do Deus vivo, tende piedade de mim”. E outras parecidas com essas. Devem dizer isso o dia inteiro, de quando em quando. E Deus vai lhes dar ânimo e coragem para recomeçarem suas vidas. 

No evangelho é mostrada uma situação muito atual: parece que Jesus não está “nem aí” com a Igreja e conosco. Parece que ele está dormindo, não está olhando nossos problemas.

Como os Apóstolos, no texto de hoje, nós também estamos nessa “barca” da Igreja, e, segundo o próprio Jesus, esta continuará em mares revoltos até o Juízo Final.

A nossa melhor atitude é confiar na presença de Jesus em sua Igreja e nos dedicarmos à oração, renunciarmos a alguma coisa pelo menos uma vez por semana, na sexta-feira (Nossa Senhora fala, em Medjugorje, para jejuarmos a pão e água nas quartas e nas sextas), frequentarmos se possível diariamente a Santa Missa, com comunhão, confessarmo-nos pelo menos uma vez por ano, como pede a Igreja, ou sempre que cometemos pecado grave; também rezarmos o rosário diariamente, lermos um trecho da bíblia todos os dias e procurar vivenciar esse texto durante o dia. São as famosas “cinco pedrinhas”, comparadas com as de Davi, que venceu o gigante Golias. E sobretudo confiar plenamente na Misericórdia divina, que nos quer perdoar e nos levar ao Céu após nossa morte.