ANO ANTERIOR

2ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM 

18/09/2023


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 1 Timóteo 2,1-8

Salmo Responsorial 27(28)R- Bendito seja o Senhor, porque ouviu o clamor da minha súplica!

Evangelho Lucas 7,1-10

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado, a quem estimava muito e que estava doente, à beira da morte. 3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. 4Chegando aonde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças esse favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”. 6Então, Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado: ‘Faze isto!’, e ele o faz”. 9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10-Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde. – Palavra da salvação.


Comentário:

Na primeira leitura S. Paulo diz que devemos orar por todas as autoridades e pelos que ocupam altos cargos, a fim de que todas as demais pessoas possam viver com dignidade. Diz também que Deus quer que todos se salvem, sem exceção, e coloca a oração como ponto principal para se conseguir essa harmonia entre governantes e governados. 

No evangelho vemos a humildade e a fé do oficial romano, que tinha plena confiança no poder e na misericórdia de Jesus. 

Precisamos confiar em Deus, mas ao mesmo tempo dar-lhe condições para que possa nos ajudar. Essas condições são proporcionadas pela oração insistente e constante, sem desânimos, sem superstições.  

Pergunte-se hoje o quanto você costuma rezar a esse Deus que tanto quer fazer por você, mas precisa de sua autorização para agir em sua vida, em nosso mundo. 


3ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM

 19/09/2023

São Januário


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB

  

1ª Leitura: 1 Timóteo 3,1-13 

Salmo Responsorial 100(101)R- Viverei na pureza do meu coração!

 Evangelho Lucas 7,11-17

"11.No dia seguinte, dirigiu-se Jesus a uma cidade chamada Naim. Iam com ele diversos discípulos e muito povo. 12.Ao chegar perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto a ser sepultado, filho único de uma viúva; acompanhava-a muita gente da cidade. 13.Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: “Não chores!”. 14.E, aproximando-se, tocou no esquife, e os que o levavam pararam. Disse Jesus: “Moço, eu te ordeno, levanta-te”. 15.Sentou-se o que estivera morto e começou a falar, e Jesus entregou-o à sua mãe. 16.Apoderou-se de todos o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo”. 17.A notícia desse fato correu por toda a Judeia e por toda a circunvizinhança"

Comentário:

Na primeira leitura São Paulo diz como devem ser o bispo e o diácono, como devem se portar diante de Deus e da comunidade: sóbrios, prudentes, modestos, hospitaleiros; O bispo deve ser capaz de ensinar. Devem educar os filhos na obediência e na castidade (naquele tempo os bispos podiam ser casados). Suas esposas devem ser honradas, sem difamação; devem ser sóbrias e fiéis em tudo. Enfim, devem possuir o mistério da fé junto com uma consciência limpa.

Essas admoestações de São Paulo servem para todos nós, mesmo nos dias de hoje.

 

No evangelho vemos como Jesus se condoeu da viúva, que iria ficar completamente desamparada, condições daqueles tempos. Percebemos que Jesus não pergunta à viúva se tem fé ou não. Simplesmente ressuscita o seu filho. A compaixão de Jesus foi além da angústia da mulher por ter perdido o filho: ele sabe, conforme o costume do tempo, que dali em diante ela iria passar fome, necessidade, iria ficar marginalizada da sociedade. Lembremo-nos que na hora de sua morte, Jesus pediu que São João Apóstolo tomasse conta de sua mãe, para que ela não ficasse desamparada. Assim também é no dia de hoje: Jesus quer que todos sejam felizes, e sabe que o único caminho para isso é a santidade, a confiança ilimitada nele. Jesus está sempre pronto a nos tirar do pecado e da infelicidade, seja ela qual for. Esse texto, por exemplo, é usado também na festa de Santa Mônica, e se aplica na “ressurreição” de Agostinho, seu filho, de uma vida de pecador a uma vida santa.

Jesus pode curar quem ele quiser e como quiser. Ele pode ressuscitar os mortos, se desejar. Mas é de se perguntar: ressuscitar para quê, se não houver uma conversão? S. Paulo diz que a graça e o dom de Deus nos são dados de modo que ele nunca se arrepende de ter-nos dado. Cabe a nós fazer com que esse dom, essa Graça divina se concretize numa vida de verdadeiro arrependimento e mudança de vida.


4ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM

 20/09/2023

Santos Andre K. Taegón e Paulo Chong Hasang e companheiros mártires

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 1 Timóteo 3,14-16

Salmo Responsorial 110(111)R- Grandiosas são as obras do Senhor!

Evangelho: Lucas 7,31-35

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus: 31“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’ 33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34Veio o Filho do homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”. – Palavra da salvação

Comentário:

Na primeira leitura São Paulo lembra aos ministros da comunidade que devem considerar a comunidade como “casa de Deus”, ou seja, “Templo do Deus vivo”. Isso implica em que a comunidade deve ser uma proclamação viva do “mistério” de Jesus, que é 100% homem e 100% Deus.

Podemos refletir se nosso comportamento na igreja, na comunidade, mostra, por si só, que realmente acreditamos nessa presença viva de Deus nela e em nós...

No evangelho Jesus compara o fechamento dos judeus com certas brincadeiras de crianças, em que algumas se recusam a seguir as regras do jogo e não participam: sempre estão reclamando de alguma coisa. De fato, criticavam João Batista porque fazia penitência, mas depois criticaram Jesus por não fazer penitência (no caso, jejum e abstinência de vinho). 

Os publicanos, os que eram considerados pecadores, estavam aderindo a Jesus, mas não as autoridades judaicas. A salvação foi anunciada e testemunhada por Jesus, “mas os seus não o receberam”, diz S. João no prólogo do seu evangelho. 

Cabe a nós, descendentes dos povos pagãos, aderirmos a Jesus confiados no testemunho milenar da Igreja. Não tenhamos medo de seguir o que Jesus nos pede. Ele é Deus, em comum com o Pai e o Espírito Santo nos criou e nos deu a vida. Cabe a nós aderirmos às suas palavras sábias e salvadoras.

5ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM

 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB  

 

1ª Leitura: 1 Timóteo 4,12-16

Salmo Responsorial 110(111) R- Grandiosas são as obras do Senhor!

Evangelho Lucas 7,36-50

Naquele tempo: 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa   mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos,

cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora". 40Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "Fala, mestre!" 41"Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?" 43Simão respondeu: "Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "Tu julgaste corretamente". 44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: "Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor". 48E Jesus disse à mulher: "Teus pecados estão perdoados". 49Então, os convidados começaram a pensar: "Quem é este que até perdoa pecados?" 50Mas Jesus disse à mulher:

"Tua fé te salvou. Vai em paz!" Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura o que me chama sempre a atenção é o v. 16: “Cuida de ti mesmo”! S. Paulo faz Timóteo conscientizar-se da importante missão que ele recebeu pela imposição das mãos, e é preciso vigiar muito sobre si mesmo, sobre os desvios da doutrina que lhe são sugeridas etc.

Todos nós temos esse mesmo chamado de vigiar sobre nós próprios para não cairmos em tentação e não nos desviarmos do caminho a que Deus nos chamou.

No evangelho vemos como Jesus tem o poder de perdoar os pecados, e passou esse “poder” aos bispos e padres. Cabe aos ministros ordenados zelarem sobre si mesmos, “cuidarem de si mesmos”, além de cuidar e zelar pelo povo, a fim de que pratiquem o que falam. E se por desventura não praticarem, que se arrependam e se convertam, a fim de que o rebanho possa ser cuidado por pastores íntegros e amigos de Cristo.

Jesus perdoou a mulher que o ungia, porque ela se arrependeu do que fizera. Qualquer pecado que tenhamos cometido é perdoado por Jesus, se nos propormos a mudar de vida e não mais cometê-los. Mas às vezes Deus permite rudes métodos para conseguir isso de nós, pelo que devemos não reclamar, mas agradecer, pois todos os sofrimentos e provações superados são uma bênção para nossa salvação.

6ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM

22/09/2023


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 1 Timóteo 6,2c-12

Salmo Responsorial 48(49)-R-Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.

Evangelho Lucas 8,1-3

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a boa-nova do reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. – Palavra da salvação.

Comentário:

S. Paulo, na primeira leitura, aconselha Timóteo a honrar sua ordenação mantendo-se fiel à verdadeira doutrina e ensinando ao povo, lembrando que muitos perdem tempo com debates que só causam males, como invejas, contendas, insultos, suspeitas, busca de lucro no serviço religioso. 

Fala sobre os que buscam a riqueza, sobretudo a riqueza ilícita: “Os que desejam enriquecer caem em tentação e armadilhas, em muitos desejos loucos e perniciosos que afundam os homens na perdição e na ruína, porque a raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro”. Acredito que todos concordamos com isso, pelo menos em teoria. 

O homem de Deus, e no caso Paulo se refere a Timóteo, foge disso e procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. Anima-o a combater o bom combate da fé para conquistar a vida eterna, para a qual ele e todos nós fomos chamados. 

No evangelho vemos como Jesus dava muita atenção não só aos homens, mas também às mulheres, que ajudavam a equipe dele com seus bens e suas presenças tão necessárias. 

Jesus não age sozinho: age em equipe, em comunidade, e aproveita os dons de cada um, sem nada desperdiçar. Ele pode fazer isso porque, além de misericordioso, é poderoso: pode completar com seus dons as qualidades que faltam aos seus seguidores. 

Não tenhamos medo de pedir a Deus aqueles dons, aquelas virtudes que nos faltam. Jesus prometeu que daria o Espírito Santo, e com ele as virtudes, a todos os que o pedissem. 


SÁBADO DA 24ª SEMANA DO TEMPO COMUM

23/09/2023 

São Pio de Pietrelcina


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: 1 Timóteo 6,13-16

Salmo Responsorial: 99(100)R- Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

Evangelho: Lucas 8,4-15

Ajuntou-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam até Jesus. Ele, então, contou uma parábola: 5 “O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte da semente caiu à beira do caminho e foi pisada; e os pássaros do céu a comeram. 6 Outra parte caiu sobre as pedras; brotou, mas secou, por falta de umidade. 7 Outra parte caiu entre os espinhos e, crescendo ao mesmo tempo, os espinhos a sufocaram. 8  Ainda outra parte caiu em terra boa; brotou e deu frutos, até cem por um”. Depois de dizer isso, ele exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” 9-Seus discípulos faziam perguntas sobre o sentido da parábola. 10  Jesus, então, lhes disse: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Aos outros, porém, só por meio de parábolas, de modo que, olhando, não enxergam e, ouvindo, não entendem. 11   A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. 12      Os que caem à beira do caminho são os que escutam, mas logo vem o Diabo e arranca a palavra do seu coração, para que não acreditem e não se salvem. 13  Os que ficam sobre as pedras são os que ouvem e acolhem a palavra com alegria, mas não têm raízes. Por um momento, acreditam, mas quando chega a tentação, desistem. 14 Aquilo que caiu entre os espinhos são os que escutam, mas vivendo em meio às preocupações, as riquezas e os prazeres da vida, são sufocados e não chegam a amadurecer. 15          O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto pela perseverança.

COMENTÁRIO

 Na primeira leitura São Paulo pede a Timóteo: “Guarda o teu mandato íntegro sem mancha até à manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo”. Fala, então, sobre essa “manifestação” de Jesus, que será “no tempo oportuno”. Na verdade, ninguém sabe quando é que Jesus virá encerrar a vida aqui na terra e fazer o Juízo Final, mas, na realidade, isso acontece na nossa morte. Ele é “o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver”. O mesmo é dito a nós: perseveramos, até o final de nossa vida, no caminho do bem. 

No evangelho Jesus mostra como é necessário acolher a semente da Palavra de Deus com amor e com decisão firme de cumpri-la, apesar das dificuldades pessoais. Não podemos recusar a Palavra alegando incapacidade. Deus dá a capacidade a todos, conforme seus limites. Ele nunca nos desampara e nunca vai exigir de nós o que for acima de nossas forças. É preciso, pois, tirar as pedras, os espinhos, as beiras dos caminhos de nossa vida, a fim de que só Deus seja nosso apoio e fortaleza, só em Deus coloquemos nossa confiança e esperança.