34ª SEMANA ÍMPAR

2ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -

 27/11/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Daniel 1,1-6.8-20      

Salmo Responsorial Daniel 3,52-56-R- A vós louvor, honra e glória eternamente!

Evangelho Lucas 21,1-4

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos como os jovens que se mantiveram fiéis às normas da lei de Israel ficaram mais fortes e viçosos do que os que não seguiam lei alguma. 

Obedecer a Deus e seguir as normas com que a Igreja nos orienta só nos traz benefícios e a graça de Deus. A obediência é uma das virtudes que mais agradam a Deus. Lúcifer caiu no inferno por causa de sua desobediência. Adão e Eva pecaram também por desobediência. Jesus nos salvou graças à sua obediência. Maria aceitou ser mãe do Salvador por causa de sua obediência.

No evangelho Jesus nos ensina que devemos partilhar o que temos com simplicidade, humildade, consciência e muito amor. Não é a quantia dada que importa, mas a intenção e o amor com que é dada. 

Sobretudo, dar-se a si mesmo(a) para o outro, na caridade e na misericórdia, é a melhor forma de partilha. 

3ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -

 28/11/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Daniel 2,31-45 

Salmo Responsorial Daniel 3,57-61-R- Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

 Evangelho Lucas 21,5-11

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”. – Palavra da salvação

Comentário:

Sem a presença de Deus, nenhum reino subsiste, nenhuma de nossas ações prospera. Os acontecimentos deste mundo, sejam eles quais forem, só serão controlados e dominados se tivermos as palavras de Jesus no coração e na prática. 

Todas as ações que forem feitas em nome próprio ou sem Deus, estarão condenadas ao fracasso, mais dias ou menos dias. 

A construção de nossa vida será como a estátua da primeira leitura: vai ruir ao menor sopro do vento que o maligno produz. 


4ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -

 29/11/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Daniel 5,1-6.13-14.16-17.23-28 

Salmo Responsorial Daniel 3,62-67-R- Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

 Evangelho Lucas 21,12-19

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa, 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Daniel consegue interpretar as misteriosas palavras que apareceram na parede. Elas diziam que o tempo do rei havia chegado ao fim e ele foi achado leve, sem nada de positivo. 

Que tristeza se chegarmos ao fim de nossa vida e formos achados leves demais! Como nos apresentaremos diante de Deus?

Muitos não agem porque não se arriscam. É preciso se arriscar. Como diz Jesus, ele guiará nossas palavras e nossa vida se nós confiarmos nele. Isso não significa que não vamos sofrer nenhuma contrariedade, mas sim que tudo o que nos acontecer será suportável, porque Deus estará conosco. 

É preferível se arriscar e sofrer as consequências do que passar a vida em branco. Eu agradeço a Deus pelas vezes em que me arrisquei, tenham elas dado certo ou não. 


Quanto ao Evangelho, Jesus fala não apenas sobre o fim do mundo, mas também sobre as consequências de quem arrisca, de quem prega o Evangelho: é quase certo que vai ser perseguido. Ninguém gosta de ouvir a verdade, quando essa verdade lhe pede para mudar de vida. É mais fácil matar quem está falando a verdade do que se propor a segui-la.  Quando nós nos propomos a ser cristãos autênticos, devemos também ter convicção de que Jesus está ao nosso lado, por piores que sejam as investidas dos que se acham desacomodados com a nossa pregação. O preço para ganhar o céu é muito caro, mas perfeitamente viável, se confiarmos em Deus.


5ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -

25/11/2021

Sta. Catarina de Alexandria

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

 

1ª Leitura: Daniel 6,12-28 

Salmo Responsorial Daniel 3,68-74-R- Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

 Evangelho Lucas 21,20-28

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade devem afastar-se; os que estiverem no campo não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que diz as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do homem vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. – Palavra da salvação.


Comentário:

Na primeira leitura, Deus salva Daniel de ser comido pelos leões. Deus muitas vezes interferiu na condenação de mártires, mas apenas quando se tratava de fogo e de animais. Ele nunca interferiu quando a morte foi por decapitação, porque Deus nunca interfere na ação humana. Ele respeita a nossa liberdade e o nosso livre arbítrio. Há santos que foram libertos por Deus do fogo, dos animais, mas morreram decapitados, pois a decapitação é um ato direto do homem e Deus não interfere, mesmo sendo aquela morte contra a sua vontade. Ou seja: há muitas coisas que acontecem sem que seja a vontade de Deus. Ele respeita a nossa liberdade e é por isso que devemos sempre vigiar para não fazermos nada errado. Saibamos que Deus não vai interferir em nossos erros. 

No evangelho, outra página de estilo apocalíptico. Uma das coisas que podemos guardar desse texto é isto: estar sempre vigilante para não cair em pecado. Se a morte chegar, tem que nos encontrar preparados. 


6ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -

01/12/2023 

São Carlos de Foucauld

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Daniel 7, 2-14 

Salmo Responsorial Daniel 3,75-81-R-Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

 Evangelho Lucas 21, 29-33

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o reino de Deus está perto. 32Em verdade eu vos digo, tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Daniel faz uma profecia e sabemos agora que se aplica à vinda de Jesus em nossa carne humana: “Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá”. Na verdade, Jesus inaugurou o Reino definitivo, que nunca terá fim, que já tem início nesta vida, mas se realizará na outra e para sempre. Seu poder é superior a qualquer outro poder que existe ou possa existir. Cabe a nós reconhecermos em Jesus nosso Salvador e Redentor e aderir a ele, ouvir e praticar tudo o que ele nos ensinou e agora a Igreja repassa e nos ensina. 

No evangelho, continua o estilo apocalíptico, e repito o que eu disse ontem: o principal é estarmos sempre preparados para a morte, que pode vir em qualquer tempo de nossa vida. Mesmo o ateu pode discernir a existência de Deus mediante a beleza e a excelência da criação. 

Jesus conclui o trecho de hoje dizendo que suas palavras jamais passarão. Tudo o que existe vai passar, é passageiro, termina, morre, acaba. Só as palavras de Jesus não vão passar. Elas nos podem trazer a vida eterna no paraíso, se cumpridas. E se fraquejarmos no caminho, saibamos que Jesus não vai desistir assim tão fácil de nós. Ele pagou por nós um grande preço, ou seja, a sua própria vida. Ele quer resgatar o que lhe pertence, ou seja, nós todos. Ele nos perdoará, se estivermos dispostos a recomeçar a caminhada para o céu. 

São Carlos de Foucauld, o santo que comemoramos hoje, é um exemplo de recomeço. Perdido na riqueza, na bebida, no luxo, nas aventuras amorosas, deixou tudo e recomeçou a vida como sacerdote eremita no deserto do Saara, dando a todos um testemunho de santidade, de amor, de amizade, de partilha. Era denominado pelos muçulmanos do local o "Irmão Universal". Nós também podemos, como ele, recomeçar a nossa vida do zero se for preciso. 

SÁBADO DA 34ª STC.

02/12/2023 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Daniel 7,15-27

Salmo Responsorial: Cânt. Dn 3-R- Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

Evangelho: Lucas 21,34-36

“Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, 35 pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36 Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

COMENTÁRIO: 

A primeira leitura é uma explicação dos versículos 2-14, lidos ontem. O importante é assinalado pelo missal cotidiano: "O autor pede-lhes que tenham confiança, que resistam, que leiam nesses acontecimentos a presença de Deus, e que esperem. O sofrimento é momentâneo; depois, será a vitória do reino". Eu diria que fizéssemos o mesmo: confiemos na presença de Jesus entre nós e resistamos ao mal. Os sofrimentos pelos quais passamos são passageiros. A felicidade no paraíso é eterna, para aqueles que forem fieis a Deus aqui na terra. 

No evangelho, sempre a mesma admoestação: não é o juízo final que virá agora, mas o nosso julgamento particular, já que todos morreremos talvez bem antes do juízo final. Ninguém sabe quando virá o julgamento final. Só Deus. Cabe a nós estarmos sempre preparados, como se o Juízo Final fosse daqui a uma hora.