32ª SEMANA ÍMPAR

2ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. - 

13/11/2023 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

1ª Leitura: Sabedoria 1,1-7

Salmo Responsorial 138(139)-R- Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

Evangelho Lucas 17,1-6

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”. – Palavra da salvação

Comentário:

Na primeira leitura o livro da sabedoria fala que Deus se deixa encontrar pelos que não exigem provas. Deus se manifesta aos que nele confiam. Depois lembra que os pensamentos perversos afastam a pessoa de Deus. “A sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito ao pecado”.  Termina dizendo que Deus sabe de tudo o que acontece conosco e tudo o que pensamos e planejamos. 

No evangelho Jesus começa falando palavras duras sobre o escândalo, mas logo em seguida diz que todos os que se arrependerem e pedirem perdão de seus pecados, serão perdoados e, como Deus perdoa, nós também devemos perdoar sempre a quem nos prejudica e nos ofende. A fé, diz Jesus, por menor que seja, remove montanhas. Ou seja: temos que acreditar sinceramente que seremos perdoados, se pedirmos perdão. 

A ligação que podemos fazer com a primeira leitura é a de que se agirmos assim, Deus se manifestará a nós, nós teremos a sabedoria infundida por Deus, seremos templos de Deus.  

3ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. -

14/11/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

1ª Leitura: Sabedoria 2,23-3,9 

Salmo Responsorial 33(34)-R- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

 Evangelho Lucas 17,7-10  

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa’? 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber’? 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos como muitas pessoas  que não creem julgam os que seguem uma vida santa e os criticam, chamando-os de bobos e que estão perdendo tempo. 

Muitas comemorações que fazemos durante o ano são baseadas na comida, bebida e festividade às vezes até exagerada. Os que preferem comemorar as datas de maneira mais adequada são chamados de estraga prazeres. E assim por diante. 

O termo “gozar a vida”, hoje em dia, implica em entregar-se aos bens de consumo. Esse livro da sabedoria, cujo texto lemos hoje, fala que os justos, os que seguem o ensino do Senhor, estão junto de Deus. Aos nossos olhos pareciam desaparecer no nada, mas na verdade estão juntos a Deus. 

Deus não os livrou do sofrimento, da provação: “tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si”. É no sofrimento e na provação que mostramos que amamos a Deus e ao próximo, que mostramos que estamos, sim, a fim de gozarmos não tanto aqui, mas a vida eterna. 

Deus não nos pede que vivamos isolados e tristonhos, só fazendo penitência. Ele foi quem nos criou e sabe que os prazeres terrenos enjoam, se apenas baseamos neles nossa vida. Esse apego a eles vai nos decepcionar e nos aborrecer. Quem baseia sua vida no amor a Deus e ao próximo, numa vida modesta e simples, usando os bens da terra de modo moderado e de acordo com a necessidade, vai viver feliz já, agora, nesta vida, e vai ter a vida eterna numa eterna felicidade. 

O evangelho completa o tema de hoje lembrando que, por mais santo sejamos aqui na terra, tudo nos foi dado por Deus e não merecemos nada. No final da nossa vida, devemos perceber que tudo foi graça divina e que nós, na verdade, sem a graça de Deus, somos servos inúteis. Nada do que fizermos vai acrescentar qualquer coisa em Deus. Ele já tem tudo e não precisa de nada. Mas ele nos ama infinitamente e nos quer juntos dele. Se nós o servirmos desde agora, esse ato de servi-lo vai nos santificar e nos envolver de felicidade e paz. 

 

4ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. -

 15/11/2023

Sto Alberto Magno 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB  

1ª Leitura: Sabedoria 6,1-11

Salmo Responsorial 81(82)-R- Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!

Evangelho Lucas 17,11-19

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a distância 13e gritaram: “Jesus, mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus com o rosto por terra e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos como Deus acolhe totalmente com muitas graças quem lhe é fiel, mas também vai julgar com maiores detalhes a quem favoreceu com mais graças. Quanto mais poderosa for a pessoa, com maior rigor será julgada. “O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder”. Se recebemos muitas graças de Deus, temos o dever e a obrigação de ser mais santos que todos os demais que não tiveram muita oportunidade na vida. Quem recebeu mais na vida, vai ter que prestar contas com maior rigor. Pense nisso!

O evangelho fala sobre a gratidão. Só um leproso voltou para agradecer Jesus, e nem era do povo judeu: era samaritano. Com esse exemplo, Jesus quer nos dizer que não é porque estamos na Igreja Católica Apostólica Romana é que vamos ser salvos. A nossa salvação vai depender de nossa santidade e de nossa gratidão em mudarmos nossas vidas para melhor, a fim de podermos agradecer a Deus por toda a eternidade no paraíso. O modo  de agradecermos a Deus é fazendo principalmente três coisas: 1- Não pecar, a fim de estarmos prontos para entrar no céu; 2- Praticar a caridade e a misericórdia para com todos; 3- Rezar sempre, para sermos sempre fortes para a luta espiritual. Como sempre diz dom Angélico, bispo emérito: "Quem não reza, vira bicho"!


5ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. –

 16/11/2023

Sta. Margarida da Escócia ou Sta. Gertrudes

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB  

1ª Leitura: Sabedoria 7,22-8,1 

Salmo Responsorial 118(119)-R- É eterna, ó Senhor, a vossa palavra!

Evangelho Lucas 17,20-25

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o reino de Deus. Jesus respondeu: “O reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘está ali’, porque o reino de Deus está entre vós”. 22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘ele está aqui’. Não deveis ir nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do homem no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”. – Palavra da salvação.

Comentário:                            

A primeira leitura fala sobre a santidade e a pureza da sabedoria. Ela é um sopro do poder de Deus, uma emanação pura da glória do Todo-Poderoso e por isso nada de impuro pode introduzir-se nela. 

Por esse motivo, não pode haver verdadeira sabedoria onde há hipocrisia, mentira, impureza, e qualquer tipo de pecado.  Diz o texto que a luz cede lugar ao escuro, à noite, mas contra a sabedoria o mal não prevalece: a sabedoria vive plenamente e para sempre na luz. Por isso, “Deus ama tão somente aquele que vive com a sabedoria”, ou seja, os que lutam contra o mal, contra o pecado e contra qualquer tipo de ato que desagrade a Deus. A sabedoria é um dom gratuito de Deus, que a dá a quem procura viver sempre à sua luz. 

No evangelho Jesus disse que o reino de Deus já está entre nós, e quem está com Jesus, ouve e pratica os seus ensinamentos, já está participando, de certo modo, do reino de Deus. 

Esse reino de Deus, que já está entre nós, não é fundamentado nas coisas materiais, que são volúveis, mas é fundamentado no amor, na santidade, e principalmente na firme confiança na Palavra de Deus. Se Jesus passou pelo sofrimento e pela morte, nós também vamos passar por muitas agruras antes de tomar posse definitiva do reino de Deus. Ele, porém, nunca nos abandonará e estará sempre conosco, por pior que seja a nossa provação. 

Peçamos a Deus a sabedoria para deixarmos de lado tudo o que possa nos separar dele e, num mesmo movimento, nos aproximemos plenamente de tudo o que possa agradá-lo. E se ainda estamos carregados pelo peso de nossos pecados, peçamos perdão a ele. O pedido sincero de perdão nos redime e nos reconduz ao caminho da salvação.  

6ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. -

17/11/2023

Sta. Isabel da Hungria

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Sabedoria 13,1-9

Salmo Responsorial 18A(19)-R- Os céus proclamam a glória do Senhor!

Evangelho Lucas 17,26-37

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la, e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo, nessa noite dois estarão numa cama: um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Nestes últimos dias do ano litúrgico o tema da leitura do evangelho é o fim do mundo.  Neste trecho de hoje Jesus lembra que sempre deveremos estar preparados, pois não sabemos o dia nem a hora de nossa morte. Não tem nada a ver se estamos com saúde ou não, se somos idosos ou jovens. A um dado momento, vamos ser retirados daqui e transportados para um outro mundo, eterno, que não terá fim. Lá seremos jovens outra vez e não precisaremos de nada que há neste mundo. 

Isso a gente sabe por vários meios, mas um deles é que Maria aparece jovem em todas as suas aparições, nunca com mais de 20 ou 21 anos. 

Jesus diz também que não adianta nada a gente querer ganhar a vida aqui na terra fazendo o mal, pois no fim das contas, a renúncia ao mal e ao pecado é a única coisa que vai ter valor no outro mundo. Quem quiser ganhar a sua vida no mal, perderá tudo. Quem aparentemente estiver perdendo, pela renúncia ao mal, ganhará tudo ao ser recebido no céu. 

Dando um exemplo bem simples: todos os presentes que recebemos aqui neste mundo, vamos deixar na hora da morte. Todos os presentes que demos, vamos levar em forma de méritos para outro mundo. Quem dizia isso era S. Francisco de Assis. 

Quanto à primeira leitura, o livro da Sabedoria diz que as pessoas, tão sábias em entender os elementos do mundo, deveriam usar essa inteligência e suas descobertas científicas para chegar ao conhecimento de Deus. No tempo do autor, que vivia no mundo helenista, dominado pelos gregos, havia muita idolatria ou ateísmo. Havia tantos sábios e filósofos que sabiam tantas coisas, mas não chegavam a Deus por meio da beleza de suas criaturas: acabaram adorando as próprias criaturas em si mesmas. 

Hoje em dia não é tão diferente. Os deuses do Olimpo foram substituídos pelos artistas de música, cinema, tevê, internet, ases no esporte e assim por diante. Quanta idolatria ao se adorar um time de futebol, por exemplo. Quantos crimes já foram cometidos por fanáticos do futebol!

Moral da história: devemos usar tudo o que precisamos para viver bem, mas não devemos nos apegar a nada, pois tudo deixaremos. E sempre ver na beleza das criaturas a beleza de Deus, que as criou. Tudo isso fortalecidos pela oração e pela frequência aos sacramentos, principalmente a confissão sincera e a comunhão.  

SÁBADO DA 32ª SEMANA COMUM. - 

18/11/2023

 Dedicação das Basílicas de S. Pedro e S. Paulo 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Sabedoria 18,14-16:19,6-9 

Salmo Responsorial 104 (105)-R- Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

Evangelho Lucas Lucas 18,1-8

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus e não respeito homem algum. 5Mas essa viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz esse juiz injusto. 7E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” – Palavra da salvação

Comentário:

“Quando um tranquilo silêncio envolvia todas as coisas e a noite chegava ao meio de seu curso, a tua palavra onipotente, vinda do alto do céu, do seu trono real, precipitou-se, como guerreiro impiedoso, no meio de uma terra condenada ao extermínio”. É o início do texto da primeira leitura de hoje. Acho magnífica essa frase: “Quando um tranquilo (ou profundo) silêncio...” Deus age no silêncio. Ele não faz alarde, não manda tocar as trombetas. 

Quando menos a gente espera, as coisas emperradas há muito tempo se realizam e todos veem a graça de Deus atuar na história. 

Deus pode até tardar, mas não falta, como diz o ditado popular. E no evangelho vemos o mesmo assunto: Jesus conta a história do juiz que atendeu aos pedidos da viúva pela insistência dela. E conclui: “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa”. Só que nem tudo o que pedimos a Deus corresponde ao que realmente precisamos. Deus nos atende, mas sua graça tem em mira nossa salvação. Se nós pedimos com sinceridade, ele só nos concederá as graças que nos ajudarão a nos santificarmos e a estarmos com ele após nossa morte. 

A grande pergunta que Jesus faz e que encerra o trecho lido é esta: “Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra”? Ou seja, será que nossa fé é genuína, verdadeira? Jesus falou em outra ocasião que se tivermos fé com o tamanho de um grão de mostarda, faríamos a montanha transplantar-se em outro lugar. Nossa vida, portanto, deve envolver-se dessa fé plena na Palavra de Deus e no próprio Deus.