31ª SEMANA ÍMPAR

2ª FEIRA DA 31ª SEMANA COMUM. - 

06/11/2023 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB  

1ª Leitura: Romanos 11,29-36 

Salmo Responsorial 68(69)-R- Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

 Evangelho Lucas 14,12-14 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isso já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento, são irrevogáveis, diz São Paulo na primeira leitura. Ou seja, Deus nunca desiste de nós. Nós é que temos tendência para o desânimo, a derrocada, a dependurar as chuteiras. Deus continua o mesmo e nos chama sempre àquela vocação a que nos chamou, e nunca se arrepende de nos ter dado tantos dons. Cabe a nós nos colocarmos em suas mãos para que ele nos conduza e sempre nos oriente quando por um motivo ou por outro temos que recomeçar a nossa vida de maneira nova. 

No Evangelho, Jesus diz que não devemos praticar a caridade por interesse pessoal, mas por amor puro, desprendido e verdadeiro. Devemos sempre ajudar aos demais sem querer nada em troca. É mais comum do que pensamos a ingratidão das muitas vezes que ajudamos as pessoas. Perdoemos e sigamos em frente, sem olhar para trás. Jesus nos espera no final da rua.


3ª FEIRA DA 31ª SEMANA COMUM. -

 07/11/2023 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB  

1ª Leitura: Romanos 12,5-16a 

Salmo Responsorial 130(131)-R- Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

 Evangelho Lucas 14,15-24 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. 18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. 21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. 22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia. 24Pois eu vos digo, nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura S. Paulo fala sobre os dons que Deus dá a todos nós. Devemos praticar esses dons, como corpo místico de Cristo que somos, mas com muito amor, com alegria, com misericórdia, com simplicidade. “Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas. Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração”

No evangelho Jesus fala sobre a recusa dos convidados em participarem do banquete. É o que fazemos quando não aceitamos o convite que Jesus nos faz para ouvirmos sua palavra e praticarmos o que ele nos pediu que fizéssemos. Se ele nos pede algo, é para nossa felicidade, pois ele já é feliz e nada do que fizermos vai acrescentar nem num átimo a felicidade dele. O amor de Deus por nós é o único realmente gratuito.  Nós nunca fazemos nada gratuitamente, pois quando fazemos algum ato de caridade, por exemplo, estamos fazendo com a intenção de lucrar o céu. 

Unindo as duas leituras, eu digo que precisamos aceitar o convite de Jesus, mesmo que nos pareça difícil e custoso, e partilharmos os dons que Deus nos concedeu, com muito amor, simplicidade, paciência, misericórdia, e todas as virtudes enumeradas acima. Recusar Jesus  Cristo e sua Palavra é recusar a felicidade eterna. Pensemos nisso!

4ª FEIRA DA 31ª SEMANA COMUM. -

08/11/2023


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB  

1ª Leitura: Romanos 13,8-10

Salmo Responsorial 111(112)-R- Feliz que tem piedade e empresta!

Evangelho Lucas 14,25-33

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo. 28Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31Ou ainda, qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se, com dez mil homens, poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!” – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura São Paulo lembra-nos que se amamos, não fazemos nada de errado para ninguém. Não tem sentido, por exemplo, um homem dizer que matou a noiva ou a esposa por amor. Ninguém mata por amor. Se fez algo errado para a pessoa, não era amor. 

Aliás, a palavra “amor” está muito deturpada hoje em dia. Isso que muitos veem nas novelas, por exemplo, é adultério nojento, é maldade, não é amor em lugar algum do mundo. Muito menos no céu. O cristão autêntico deve deixar de ver essas novelas permissivas e geralmente contrárias à verdadeira religião, ao verdadeiro modo de se portar diante de Deus. 

Do mesmo modo, em nosso dia a dia, nossas ações devem se destacar pela misericórdia, compreensão, paciência, ter tempo para ouvir, ter tempo para rezar, deixar os palavrões, que às vezes tanto ofendem os outros, e assim por diante. “O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da lei”.

Já no evangelho Jesus diz tudo o que disse para explicar que, na verdade, tudo o que fizermos deve ser feito com sua ajuda. Nós não temos chance de levar adiante qualquer coisa sem sua ajuda. “Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!” Ou seja: agir sabendo que as próprias forças (no caso do evangelho o dinheiro para a construção) não são nunca suficientes para uma vida de santidade. No caminho da santidade, ou temos a ajuda de Deus, ou nunca seremos santos. 


5ª FEIRA DA 31ª SEMANA COMUM. - 

04/11/2021

São Carlos Borromeu 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Romanos 14,7-12 

Salmo Responsorial 26(27)-R- Sei que bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes

Evangelho Lucas 15,1-10

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então, Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo, assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura São Paulo lembra-nos que todos fomos criados por Deus, que pertencemos a Deus. Entretanto, nós somos livres para agirmos como bem entendermos. O perigo está em agirmos de modo errado, contrariamente ao projeto de Deus a nosso respeito. Deus não quer robôs ao seu lado no céu: ele quer que nós escolhamos ir para junto dele ou não. E essa escolha fazemos quando acolhemos ou não as demais pessoas. Não temos o direito de julgar ninguém, de maltratar ninguém, pois todos nós pertencemos a Deus e nada do que existe é realmente nosso: apenas foi-nos emprestado para usarmos enquanto precisarmos. Quando formos deixar este mundo, temos que tê-lo conservado, melhorado e preparado para os que virão depois de nós. 

No evangelho Jesus faz uma comparação insustentável, que ninguém faria: a de deixar 99 ovelhas desamparadas no deserto para ir em busca da ovelhinha perdida. Só ele faz isso, pastor algum o faria.  E qual seria a mulher que iria fazer uma festa que custa centenas de reais para comemorar o encontro de uma moeda perdida? Mulher alguma faria isso, mas Jesus faz: ele se regozija por um só pecador que se converta. E está nos esperando do lado de lá, no paraíso. Quer que todos nos salvemos. 

Jesus faz essas comparações para mostrar aos fariseus e mestres da lei que ele vai em busca dos que se reconhecem pecadores, pois os fariseus e mestres da lei se achavam santos e não pecadores. Se se acham santos, não precisam de Jesus... 

A mensagem que vejo nas leituras de hoje é, antes de tudo, a humildade de se reconhecer pecador e necessitado da graça divina. Colocarmo-nos sob a orientação do Bom Pastor, Jesus, e pedir por sua ajuda e orientação. Nesse mesmo tempo, ajudar na construção de um mundo melhor, sobretudo amando a todos e tirando do coração todo sentimento de ódio ou desprezo. 


6ª FEIRA DA 31ª SEMANA COMUM. -

 10/11/2023 

São Leão Magno 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB  

1ª Leitura: Romanos 15,14-21 

Salmo Responsorial 97(98)-R- O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações

 Evangelho Lucas 16,1-8

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isso que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. 5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te depressa e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura S. Paulo fala sobre seu apostolado entre os pagãos, e lembra que tudo foi feito por meio da Graça de Deus, que nunca desampara quem a ele recorre.  Ele também pede que se trabalhe no apostolado com muita caridade, para não se atrapalhar o trabalho que outros fizeram. Muitas vezes não é isso que a gente vê nas comunidades paroquiais. Muitos trabalham isolados, baseados apenas nas próprias forças, e agem como se tudo fosse válido, desprezando a orientação que Jesus nos dá por meio da Igreja. Paulo trabalhou de modo humilde e plenamente desapegado de tudo, trabalho esse plenamente gratuito. 

No evangelho o mau administrador (que na esperteza  é ótimo) usa o lucro (exorbitante) que ia ter quando fosse receber o pagamento daquilo que foi cedido aos compradores para depois ser recebido por eles. Um a um pediu que descontasse em suas contas uma certa quantia, que correspondia ao lucro dele. 

Isso nos leva a decidir que devemos usar os bens e os dons que temos para ajudar aos que nada possuem. Fazendo isso, estamos sendo “espertos”, porque estamos a caminho do Céu. 

Para Deus, pessoa esperta não é aquela que rouba, que pratica a iniquidade, que se deixa levar pelos vícios, mas, pelo contrário, esperto é aquele que ouve a palavra de Deus e a põe em prática, porque ama a Deus por meio dos irmãos e está sempre em contato com Deus por meio da oração e da caridade. 

SÁBADO DA 31ª SEMANA COMUM. -

 11/11/2023 

São Martinho de Tours 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

Primeira Leitura: Romanos 16,3-9.16.22-27

Salmo Responsorial: 144(145)R- Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor! 

Evangelho: Lucas 16,9-15

Eu vos digo: usai o ‘dinheiro’, embora iníquo, a fim de fazer amigos, para que, quando acabar, vos recebam nas moradas eternas. 10 Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes. 11 Por isso, se não sois fiéis no uso do ‘dinheiro iníquo’, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12 E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13 Ninguém pode servir a dois senhores. Pois vai odiar a um e amar o outro, ou se apegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao ‘dinheiro’”. 14 Os fariseus, amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus. 15 Então, ele lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura vemos como São Paulo manda saudações a várias pessoas da comunidade cristã de Roma e conclui falando aos romanos que o mistério mantido em sigilo desde sempre, no Antigo Testamento, agora, no Novo Testamento, é revelado na pessoa e na obra de Jesus Cristo. Cabe a nós acreditarmos nele, por meio dos ensinamentos da Igreja, que ele deixou para cumprir essa função de evangelizar e dar os meios para a salvação. 

No evangelho Lucas insiste no tema da pobreza e do desapego e no fato de que o dinheiro pode nos trazer aborrecimentos se for usado de maneira errada. As riquezas humanas não são injustas em si, mas são ditas injustas porque desviam o homem da verdadeira riqueza, que é Deus e o seu Reino, que ele quer partilhar conosco.