ANO ANTERIOR

2ª FEIRA DA 23 ª SEMANA COMUM

11/09/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Colossenses 1,24-2,3

Salmo Responsorial 61 (62)-R- A minha glória e salvação estão em Deus.

Evangelho Lucas 6,6-11

Aconteceu num dia de sábado que  Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio“. Ele se levantou, e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: ”Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca”? Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus. 

Comentário:

Na primeira leitura São Paulo faz um comentário muito profundo: O mistério escondido a nós por milênios agora nos foi revelado por Jesus Cristo. Acho que nós não percebemos o alcance dessa afirmação: sermos participantes dos mistérios divinos! E participantes não apenas no conhecimento, mas também na participação efetiva, quando formos para o céu. Aliás, se nos envolvermos com Jesus desde agora, ouvindo-o e acolhendo suas palavras e as pondo em prática, desde agora participaremos dessa maravilhosa revelação da Santíssima Trindade e de Seu divino plano de amor para conosco. 

No evangelho o que me chama a atenção é o olhar de indignação que Jesus lançou sobre os que ali estavam. É um olhar majestoso, próprio de quem sente compaixão pela cegueira de quem deveria acolher suas palavras.

Que nós não imitemos a cegueira espiritual deles, mas nos envolvamos com o que Jesus nos ensinou, a fim de que possamos participar eternamente das maravilhas de que São Paulo falou na primeira leitura.  


3ª FEIRA DA 23 ª SEMANA COMUM

12/09/2023

Santíssimo Nome de Maria

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Colossenses 2,6-15

Salmo Responsorial 144(145)-R- O Senhor é muito bom para com todos.

Evangelho Lucas 6,12-19

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus.13       Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos:14          Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote;16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor.17     Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia.18Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos impuros eram curados.19 A multidão toda tentava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.

COMENTÁRIO: 

A memória do SSmo. Nome de Maria é celebrado dentro da oitava de seu nascimento, celebrado no dia 8 p.p. . Como era costume entre os judeus, o nome da pessoa era colocado no oitavo dia. Nos meninos, havia também a circuncisão. 

Na primeira leitura São Paulo “reafirma a posição suprema de Cristo. Portanto, não há por que sentir saudades da circuncisão judaica, que é uma tradição, visto ser o batismo uma “circuncisão” instituída por Cristo, bem mais misteriosa e eficaz. Graças ao Batismo, nos tornamos pessoalmente participantes do gesto redentor de Cristo (morte, sepultura, ressurreição), que suprimiu a lei judaica(=documento escrito), pouco favorável aos pagãos e aos próprios judeus, e que os colossenses queriam de novo observar. A vida em cristo é, por isso uma nova vida” (Missal cotidiano). 

No Evangelho Jesus escolheu doze homens entre os discípulos e lhes deu o nome de apóstolos. Isso ele fez após toda a noite em oração. Neste trecho, nos versículos 17 a 19, diz que Jesus desceu da montanha e parou num lugar plano. Foi nesse lugar plano, ou planície, que Lucas diz ter Jesus pronunciado o sermão que, em Mateus, é conhecido como o Sermão da Montanha. Ou seja, o Sermão da Montanha de Mateus corresponde ao Sermão da Planície de Lucas. Muitas pessoas vinham das mais diversas regiões (e isso Lucas enfatiza para mostrar a universalidade da ação de Jesus) para ouvir Jesus e por ele eram curadas. 

Mesmo Jesus, sendo Deus, passou a noite toda em oração para escolher os doze. Nós precisamos também preparar nossas ações com muita oração, como Jesus. Não devemos fazer as coisas sem um mínimo de oração preparatória, sem pedir a ajuda de Deus para aquele trabalho, aquele nosso ato. Quando pedimos pela oração a ajuda de Deus, tudo começa a ser mais fácil de ser realizado, se aquilo for sua santíssima vontade. 


4ª FEIRA DA 23ª SEMANA COMUM

13/09/2023 

São João Crisóstomo

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Colossenses 3,1-11

Salmo Responsorial 144(145)-R- O Senhor é muito bom para com todos.

Evangelho de Lucas 6,20-26

Jesus levantou o olhar para os seus discípulos e disse-lhes: “Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!21 Felizes vós que agora passais fome, porque sereis saciados! Felizes vós que agora estais chorando, porque haveis de rir!22 Felizes sereis quando os homens vos odiarem, expulsarem, insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do Homem.23 Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, porque será grande a vossa recompensa no céu, pois era assim que os seus antepassados tratavam os profetas.24 Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação!25 Ai de vós que agora estais fartos, porque passareis fome! Ai de vós que agora estais rindo, porque ficareis de luto e chorareis!26 Ai de vós quando todos falarem bem de vós, pois era assim que seus antepassados tratavam os falsos profetas.

Comentário:

Na primeira leitura São Paulo compara o batismo com a circuncisão e diz que quem foi batizado recebeu vida nova, foi lavado no sangue de Cristo, foi perdoado de todos os seus pecados. 

Nós também fomos batizados e lavados no sangue de Cristo. Mas é preciso não pecarmos mais, e isso conseguiremos com a oração sincera e constante. 

O Evangelho inicia o Sermão da Planície, de Lucas, que corresponde ao Sermão da Montanha, de Mateus. Jesus nos lembra que só seremos felizes na vida eterna se soubermos renunciar ao pecado aqui na terra. O pecado refere-se também ao mau uso que muitos fazem do dinheiro, das riquezas, dos bens materiais. Nesse mau uso entram também os bens espirituais, que muitas vezes são usados para enganar o povo em benefício do próprio bolso de quem está praticando esse pecado. Segundo consta, as pessoas que seguirem o falso profeta sem perceber o erro, serão perdoadas por estarem fazendo isso de modo inocente. 

Quando somos perseguidos ou mal-entendidos por viver segundo o Evangelho, seremos perdoados de nossos pecados e recebidos no céu. Aí é que está a felicidade proferida por Jesus. Entretanto, quando estamos no caminho da santidade, tudo se torna mais fácil e aceitável e vivemos numa paz profunda, confiantes na presença de Deus em nossa vida.


5ª FEIRA DA 23 ª SEMANA COMUM

09/09/2021

São Pedro Claver

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Colossenses 3,12-17

Salmo Responsorial 150-R- Louve o Senhor tudo o que vive e que respira

Evangelho Lucas 6,27-38

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo, porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura S. Paulo fala em resumo o que o trecho de hoje do evangelho detalha. 

Nós precisamos nos lembrar que a vida nesta terra é curta e não vale a pena nos apegarmos a nada deste mundo. Se alguém pegar a sua camisa, diz o evangelho, dê a blusa também. Se obrigar você a limpar a cozinha, lave a roupa também... etc.

Muitas vezes nós perdemos muito tempo com ninharias, chorando pelo leite derramado. Fazemos planos mirabolantes e às vezes nem chegamos vivos ao domingo. 

A paz que sentimos quando estamos livres de qualquer tipo de desapego é impressionante! Quanto menos apegado somos às coisas, sejam elas quais forem, mais em paz nos sentiremos. 

Tanto na primeira leitura quanto no evangelho ouvimos também falar de perdão. Se quisermos que Deus nos perdoe, vamos também perdoar aos demais! Por pior que o irmão tenha feito a nós, nós fizemos muito mais a Deus, que desceu do céu para nos perdoar. 


6ª FEIRA DA 23 ª SEMANA COMUM

10/09/2021

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 1 Timóteo 1,1-2.12-14

Salmo Responsorial 15(16)-R- O Senhor é a porção da minha herança!

Evangelho Lucas 6,39-42

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. – Palavra da salvação

Comentário:

Na primeira leitura São Paulo fala  a Timóteo sobre o fato dele, Paulo, ter sido perdoado por Deus de sua perseguição aos cristãos e, mais ainda, ter confiado nele ao dar-lhe o serviço de apóstolo.

Deus sempre confia em nós, mesmo que nós o tenhamos decepcionado com nossas ações. Se pedirmos perdão e recomeçarmos nova vida, ele nos recebe. Tenhamos sempre confiança nisso! 

No Evangelho Jesus lembra a necessidade de nos convertermos para podermos pregar o evangelho com convicção e com testemunho da própria vida. Se quisermos guiar no caminho da santidade outra pessoa mas nós mesmos não mudarmos nossa vida, nada se realizará. É como o pai fumante que exige do filho que não fume. 


SÁBADO DA 23ª SEMANA DO TEMPO COMUM

 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: 1 Timóteo 1,15-17

Salmo Responsorial: 112(113)R-Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

Evangelho: Lucas 6, 43-49

Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44    Cada árvore se reconhece pelo seu fruto. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de urtigas. 45       Quem é bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, que é bom; mas quem é mau tira coisas más do seu tesouro, que é mau. Pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio. 46“Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que vos digo? 47 Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48        É semelhante a alguém que, para construir uma casa, cavou fundo e firmou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a correnteza atingiu a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. 49        Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a alguém que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A correnteza atingiu a casa, e ela, imediatamente, desabou e ficou totalmente destruída”.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura S. Paulo diz: “agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim ao designar-me para o seu serviço, a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia...” Ele confirma que era pecador, mas foi perdoado por Deus. Nós também podemos pedir perdão a Deus, por meio do Sacramento da Confissão, e nos tornarmos santos como S. Paulo.

No evangelho Jesus nos diz que quem reza, ouve suas palavras, mas não se preocupa em deixar o pecado, não se preocupa em pôr em prática a palavra ouvida, é como alguém que constrói uma casa sobre a areia. Vem uma tempestade e a casa cai. Quem ouve as palavras de Jesus e as põe em prática, sobretudo deixando a vida de pecado, é como alguém que construiu a casa sobre a rocha. Podem vir quaisquer tipos de tempestade, que a casa não cai.

Na vida somos submetidos a vários tipos de tempestades. Se formos fieis ao que Jesus nos diz, nos ensinamentos que recebemos da Igreja e da Bíblia, conseguiremos chegar até ao fim da vida juntos a ele, seremos muito felizes, já aqui na terra, em saber que conseguimos passar por todas as tempestades sem cairmos, sem desanimarmos, sem desistirmos.

Só é forte quem busca sua força em Jesus, sobretudo pela oração, pela meditação, pela caridade.