28ª SEMANA ÍMPAR

2ª FEIRA DA 28ª SEMANA COMUM. -

 16/10/2023

Sta. Edwiges ou Sta. Margarida M. Alacoque

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 1ª Leitura: Romanos 1,1-7

Salmo Responsorial 97(98) - R- O Senhor fez conhecer a salvação

Evangelho Lucas 11,29-32 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”. – Palavra da salvação

Comentário:

A primeira leitura nos deixa com “uma pulga atrás da orelha”, como diz o ditado. É que hoje em dia se diz muito de se respeitar a crença dos outros. Tudo bem, quando se trata de cristãos, mas... e se encontramos pessoas que ainda não conhecem Jesus e creem em divindades que nada têm a ver com o que o cristianismo acredita?

Há uma crítica que se está fazendo aos que querem conservar essas pessoas em sua própria fé, mesmo aqui no Brasil. E como entendermos o que São Paulo fala aos romanos na primeira leitura: “É por ele (Jesus Cristo) que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome.”?

Eu não vou dar a resposta porque, infelizmente, ainda não cheguei a uma conclusão sobre esse assunto. 

Já no evangelho Jesus se indigna com a mania dos judeus em pedir sinais de que ele era quem dizia que era, o Filho de Deus. O único sinal que eles receberiam seria o de Jonas, ou seja, a ressurreição de Jesus após três dias da morte.

Termina dizendo que os ninivitas se converteram com a pregação de Jonas, mas eles, que estavam recebendo a palavra do próprio Filho de Deus, que é muito mais do que Jonas, não estavam se convertendo. 

Como executamos em minha vida aquilo que ouvimos de Jesus? Se a resposta for constrangedora, peçamos perdão de nossa inércia e passemos a cumprir o que ele nos disse!

 

3ª FEIRA DA 28ª SEMANA COMUM. -

 17/10/2023 

Sto Inácio de Antioquia

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 1ª Leitura: Romanos 1,16-25 

Salmo Responsorial 18(19A) - R- Os céus proclamam a glória do Senhor!

 Evangelho Lucas 11,37-41

 Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

Na primeira leitura S. Paulo fala aos romanos que Deus se revelou de vários modos naquilo que nós podemos entender. Mesmo para os pagãos, ele revelou-se pela criação, pela natureza. O que acontece, diz o apóstolo, é que as pessoas preferem ignorar a existência de Deus para cair no pecado sem terem que sentir remorso ou lutar para saírem dos vícios: “Trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém”.

Isso não traz felicidade, mas depressão, angústia, solidão, ódio, desânimo etc.

No evangelho Jesus alerta para que não fiquemos apegados à tradição, mas à caridade, ao amor a Deus e ao próximo. É isso que nos traz felicidade, paz, tranquilidade, mesmo em meio aos problemas. Lutar contra o pecado e os vícios nos liberta e nos faz sentir preparados para a vida eterna.

 

4ª FEIRA DA 28ª SEMANA COMUM. -

 13/10/2021 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Romanos 2,1-11 

Salmo Responsorial 61(62) - R- Senhor, pagais a cada um conforme suas obras.  

Evangelho Lucas 11,42-46 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. 45Um mestre da lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis e vós mesmos não tocais nessas cargas nem com um só dedo”. – Palavra da salvação.

Comentário:

As duas leituras nos pedem para seguirmos a palavra de Deus principalmente no que se refere à caridade, em todos os seus sentidos, tanto em não julgar os outros como no sentido de partilhar o que se tem.

Procurar sempre praticar o que se prega. Quando a gente não praticar algo que geralmente diz para os outros fazerem, devemos pedir perdão disso e recomeçar uma vida nova, de bom exemplo e testemunho. 

Sobretudo, nunca julgar os outros. Julgar é achar que a outra pessoa fez o que fez com má intenção. Ninguém sabe com que intenção foi feito isto ou aquilo. Só Deus. Portanto, se quisermos pregar aos outros, vamos fazer isso com o bom exemplo, mais do que com as palavras. 


5ª FEIRA DA 28ª SEMANA COMUM.  

19/10/2023

São João de Brébeuf, Isaac Jogues e companheiros mártires

 ou São João da Cruz.

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Romanos 3,21-30 

Salmo Responsorial 129(130) - R- No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção!

 Evangelho Lucas 11,47-54

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo, serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas para pegá-lo de surpresa por qualquer palavra que saísse de sua boca. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura São Paulo fala sobre a justiça de Deus. Essa palavra, justiça, é entendida entre nós no sentido de punir ou declarar a inocência de alguém. Na bíblia, quando se fala na justiça de Deus devemos nos lembrar mais na “justificação”. Diz S. Paulo no versículo 28: “ Com efeito, julgamos que o homem é justificado pela fé, sem a prática da lei judaica”. 

O que ele está dizendo é que nós não somos justificados (não recebemos a justiça de Deus) por meio de nossas obras, ou pela força da lei, mas pela misericórdia divina. Se nos arrependermos de nossos pecados, sejam eles quais forem, Deus nos justificará, ou seja, nos perdoará todos eles e nos receberá, independentemente de raça, religião, cor, povo. A justiça, a misericórdia de Deus é para todos. 

No evangelho o assunto não é diferente desse: Jesus está chamando a atenção dos mestres da lei e de todos os que zelavam pela lei no sentido de que eles não ficassem apegados à letra da lei, mas usassem de misericórdia, e eles mesmos praticassem essa misericórdia. Eles eram aferrados à lei, mas cometiam crimes sem o menor escrúpulo. É isso que quer dizer “filtram um mosquito mas engolem um camelo”. São tão rígidos quanto a certas leis mas cometem injustiças e falta de caridade a roldão. 

Isso aconteceu com o meu tio nos anos 60. Ele não tinha uma das pernas e resolveu, a muito custo, ir à igreja. Sentou-se no lugar dos congregados marianos e pediram-no para mudar de assento. Sentou-se no lugar das filhas de Maria e foi também convidado a mudar de assento. Ele simplesmente foi embora e NUNCA MAIS voltou. Morreu vários anos depois.  Aquelas pessoas não praticaram a caridade para com ele. Talvez seguissem à risca as leis de suas associações, mas ficaram com um pecado grave na cabeça. 

SEXTA-FEIRA DA 28ª SEMANA COMUM

20/10/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Romanos 4,1-8

Salmo Responsorial: 31(32)R- Vós sois, para mim, proteção e refúgio, eu canto bem alto a vossa salvação!

Evangelho: Lucas 12,1-7 

Entretanto, milhares de pessoas se ajuntaram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2 Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido. 3 Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, nos quartos, será proclamado sobre os telhados. Não temer, dar testemunho 4 “A vós, porém, meus amigos, eu digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem fazer mais nada. 5 Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei Aquele que, depois de fazer morrer, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este deveis temer. 6 Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7 Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura São Paulo diz que Abraão creu em Deus e isso lhe foi creditado como justiça. "Felizes aqueles cujas transgressões foram remidas e cujos pecados foram perdoados; feliz o homem do qual Deus não leva em conta o pecado". Por mais que façamos o bem, nunca vamos ter "direito" à salvação. Ela nos é dada de graça, gratuitamente, pela misericórdia divina. As nossas boas obras vão apenas nos conservar no amor e na fé em Deus. Diz o missal cotidiano: "O pecador, que não pode alegar direito algum perante Deus, é gratuitamente justificado". Mas para que isso aconteça, é preciso ter fé como a de Abraão.  

No evangelho  Jesus dá várias orientações: devemos proclamar o evangelho por todos os meios de que dispomos, mas sobretudo pelo nosso testemunho. Não devemos ter medo das pessoas, mas do fogo eterno, aonde iremos, se continuarmos pecando. Devemos confiar plenamente em Deus, pois até os cabelos de nossa cabeça estão todos contados, e valemos muito mais do que os animais, que não são esquecidos por Deus. 

SÁBADO DA 28ª SEMANA COMUM. - 

21/10/2023 

 

1ª Leitura: Romanos 4,13.16-18 

Salmo Responsorial 104(105) - R- O Senhor se lembra sempre da Aliança.

 Evangelho Lucas 12,8-12 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados em como ou com que vos defendereis ou com o que direis. 12Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”. – Palavra da salvação.

Comentário: 

Na primeira leitura São Paulo fala que a salvação eterna não depende tanto das obras em si, mas da fé, como ocorreu com Abraão. Isto quer dizer que não podemos “comprar” o paraíso com nossas boas obras. Devemos, sim, continuar a praticar a caridade em todos os sentidos, em trabalhar pelo Reino de Deus, mas sempre nos lembrando que a entrada no céu é gratuita, e depende de termos fé na misericórdia divina. Com a fé, inclusive, podemos pedir a Deus que nos faça caridosos e prestativos. Diz São Paulo: “ é em virtude da fé que alguém se torna herdeiro”. 

No evangelho Jesus nos lembra de que devemos dar testemunho dele diante de todos os demais. Esse testemunho é não só dizermos que acreditamos nele, mas praticarmos tudo o que ele nos mandou praticar. 

Termina o trecho dizendo que se pecarmos contra ele, seremos perdoados, mas se pecarmos contra o Espírito Santo, nunca seremos perdoados. 

Pecar contra o Espírito Santo, em resumo, é não querer ser perdoado, é negar que Deus possa nos perdoar, é achar que já estamos perdidos.