ANO ANTERIOR

2ª FEIRA DA 22 ª SEMANA COMUM

04/09/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 1 Tessalonicenses 4,13-18

Salmo Responsorial 95(96)- R- O Senhor vem julgar nossa terra

Evangelho Lucas 4, 16-30

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” 23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo, no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram essas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. – Palavra da salvação

Comentário

Na primeira leitura S. Paulo faz uma instrução sobre a ressurreição final. Todos nós vamos ressuscitar. Ele coloca certos detalhes que não deveriam nos preocupar muito, sobre quem ressuscitaria antes ou depois de outros. O importante é retermos que, se ouvirmos e praticarmos os ensinamentos de Jesus, nós vamos ressuscitar para a alegria eterna. 

No evangelho vemos Jesus rejeitado, desacreditado pelo pessoal de sua terra natal. Ele tenta explicar aos seus conterrâneos que a salvação é dada a todos, e os pagãos, que não pertencem ao povo de Deus, têm maior disposição para ouvir o que ele tem a dizer do que pertencem ao povo de Deus. Ele dá exemplo de Elias e Eliseu, que foram portadores dos benefícios de Deus para estrangeiros, pagãos que não pertenciam ao povo de Deus. 

Atualmente o problema continua: precisamos acreditar que qualquer pessoa que seguir a palavra de Deus com sinceridade, vai salvar-se, mesmo não sendo de nossa Igreja. Se continuarmos na Igreja Católica, mas não seguirmos o que Jesus nos pediu para seguir, não vamos nos salvar. Só pertencer à Igreja é um quesito que não basta para a salvação. É preciso também o amor a Deus e ao próximo e não ofendermos a Deus. E se por acaso o ofendermos, pedir imediatamente o perdão para sermos readmitidos no rebanho. 


3ª FEIRA DA 22 ª SEMANA COMUM

 05/09/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNB

 

1ª Leitura: 1 Tessalonicenses 5,1-6.9-11

Salmo Responsorial 26(27)-R- Sei que a  bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes.

Evangelho Lucas 4,31-37

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“O que queres de nós, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus!” 35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele e não lhe fez mal nenhum. 36 O espanto se apossou de todos, e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza. – Palavra da salvação

Comentário:

Na primeira leitura São Paulo fala da vigilância que devemos ter perenemente. Não sabemos o dia nem a hora de nossa morte. Quando ela chegar, não nos pode pegar desprevenidos. Ninguém sabe o dia nem a hora da própria morte, mas muitos, mesmo que soubessem, não iriam mudar em nada seu modo de vida. É preciso, pois, convertemo-nos aqui e agora, hoje, não deixar para amanhã.

No evangelho Jesus vai para Cafarnaum e lá expulsa o demônio de um homem. O demônio reconhece em Jesus o próprio Deus, mas os que ouviram não prestaram atenção a isso: preferiram apenas ver o milagre em si, e poucos se converteram.

A conversão de alguém que não tem fé não depende de nossas palavras, diz N. Senhora em Medjugorje, mas de nossas orações, jejuns e bom exemplo.

4ª FEIRA DA 22 ª SEMANA COMUM

06/09/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Colossenses 1,1-8

Salmo Responsorial 51 (52) Confio na clemência de meu Deus agora e sempre!

Evangelho Lucas 4,38-44

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de que os deixasse. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia. – Palavra da salvação

Comentário:

São Paulo, no início da carta aos Colossenses, fala do empenho dos cristãos para seguirem as palavras de Jesus, fala: do amor que mostravam para com todos os santos, animados pela esperança na posse do céu. Todos esperamos entrar na Vida Eterna após a nossa morte. O problema é conseguirmos perseverar no caminho indicado por Jesus. E quando sentimos dificuldade, apelemos a ele na oração, no jejum e na confissão de nossos pecados. 

No evangelho vemos o dia a dia de Jesus: pregar, abençoar, curar. Entretanto, os de Cafarnaum queriam como que se apossar dele, impedindo que ele fosse para outros locais.  Muitas pessoas também fazem o mesmo hoje em dia: querem se apossar de Jesus e teimam em não partilhá-lo com ninguém. Eu não gosto muito quando, em oração comunitária do terço, algumas pessoas rezam: "Ó meu Jesus...". Eu prefiro rezar: "Ó bom Jesus...".

A salvação é uma porta estreita, sim, como vimos num dos domingos passados, mas aberta a todos, indistintamente. Não está restrita aos judeus nem aos cristãos. Todos os que cumprirem as orientações que Jesus deu, creiam ou não nele, serão salvos. 

Crer em Jesus é mais do que crer na pessoa de Jesus. Crer em Jesus é, primeiramente, dedicar-se a amar a Deus e ao próximo, mesmo não se sabendo que esse Deus é um só, mas em três Pessoas, e a que se fez carne é a segunda Pessoa, Jesus Cristo. 

Em Mateus 25 vemos isso: muitos lhe perguntarão: “Mas quando e onde te vimos”? Ele responderá que o viram cada vez em que cuidaram de um só pobre, doente ou necessitado. 


5ª FEIRA DA 22ª SEMANA COMUM

07/09/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Colossenses 1,9-14

Salmo Responsorial 97(98)-R- O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações

Evangelho Lucas 5,1-11

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. – Palavra da salvação.

 Comentário:

Na primeira leitura vemos Paulo animando os colossenses a que chegassem “a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e com o discernimento da luz do Espírito”.

Conhecer e praticar a vontade de Deus e praticá-la é a felicidade. Aliás, a única felicidade verdadeira.

No evangelho vemos o medo que Pedro teve de se aproximar do Senhor, porque era pecador e Jesus se mostrava poderoso no milagre que acabara de fazer. 

Nós temos, muitas vezes, receio de nos aproximar de Jesus. O que é que tememos? Não sermos capazes de levar a cruz? De nos tornarmos infelizes? De fracassarmos?

Sempre seremos fracos. Não existem pessoas fortes. O que existe é gente que reza e gente que não reza. O que reza consegue vencer tudo, pois conta com a graça e o poder de Deus. O que não reza depende só de sua própria força, que é muito fraca . 

Ser feliz é fazer a vontade de Deus, pois quando entramos em cheio no que ele quer de nós e fazemos tudo o que podemos para ir adiante, sentimos a força dele a nos envolver, sentimos muita alegria e percebemos, no meio da caminhada, que  “a vacina não era tão dolorida assim”. 


6ª FEIRA DA 22 ª SEMANA COMUM

03/09/2021

São Gregório Magno

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Colossenses 1,15-20

Salmo Responsorial 96 (100)R-Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

Evangelho Lucas 5,33-39

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. 36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama, e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser colocado em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo, porque diz: o velho é melhor”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Jesus quer mostrar aos judeus que devem trocar de vasilhame para que o vinho novo de sua pregação não se estrague se for colocado nos odres velhos da pregação feita até então. 

Jesus veio renovar a mente de todos para a Boa Nova que o evangelho nos traz. Uma dessas boas novas é a misericórdia divina para conosco. O perdão é o prato da casa, a graça e a presença de Jesus em nossas vidas é o pão de cada dia. Todos somos convidados a desvestirmo-nos do velho homem e nos vestirmos do novo homem,          “criado na justiça e na verdade”. 

A primeira leitura mostra a primazia absoluta de Jesus sobre todas as coisas. Ele é a cabeça da Igreja e nós somos o corpo. Ou seja: estamos ligados a Jesus Cristo como o corpo está ligado à cabeça. Qualquer parte do corpo que se desliga da cabeça, para de funcionar. Qualquer um de nós que nos separemos de Cristo, paramos de caminhar em direção ao paraíso.  

SÁBADO DA 22 ª SEMANA COMUM

09/09/2023 

São Pedro Claver

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Colossenses 1,21-23

Salmo Responsorial 53(54)-R- Quem me protege e me ampara é meu Deus.

Evangelho Lucas 6,1-5

Num sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos arrancavam as espigas, debulhavam e comiam. 2      Alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” 3         Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele teve fome, e seus companheiros também? 4  Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães da oferenda, comeu e ainda deu aos seus companheiros esses pães, que só aos sacerdotes era permitido comer”. 5E acrescentou: “O Filho do Homem é Senhor também do sábado”.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura S. Paulo mostra como Jesus nos reconciliou com Deus por meio de sua morte na cruz, para nos apresentarmos santos e imaculados diante dele. Diz, em seguida: “Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho”. Ou seja: Jesus fez a parte dele. Para que seu sacrifício na Cruz seja aplicado a nós, temos que buscar a santificação pessoal. 

No evangelho Jesus mostra que o legalismo judeu havia sufocado o espírito do sábado, que deveria ser um dia de encontro, de alegria, de liberdade, de louvor puro e sincero a Deus. 

Ao mesmo tempo, Jesus se proclama senhor do sábado, que significa também ser senhor do plano de salvação de Deus, senhor da história, ou simplesmente “Senhor” (Missal Cotidiano). Ele se mostra em toda a sua majestade.

O sábado, que no nosso caso é o domingo, é o dia privilegiado do nosso encontro com Deus, através de Jesus, na alegria da comunhão fraterna. Não deveria ser um dia de escravidão, um dia pesado e cheio de leis sem fundamento para serem seguidas, mas sim um dia de encontro amoroso com Deus e com os irmãos. Se você precisa trabalhar no domingo, faça o seu domingo no dia de sua folga, e aí vá à Missa normalmente, como se fosse domingo...