ANO ANTERIOR

2ª FEIRA DA 15 ª SEMANA COMUM

17/07/2023 

Bem-aventurado Inácio de Azevedo e companheiros mártires

  

1ª Leitura: Êxodo 1,8-14.22 

Salmo Responsorial 123 (124) Nosso auxílio está no nome do Senhor

Evangelho Mateus 10,34-11,1 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der ainda que seja apenas um copo de água fresca a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo, não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. – Palavra da salvação

 

Comentário:

 

Na primeira leitura vemos como estamos à mercê dos políticos que sobem ao poder. Naquele tempo era também assim. E o faraó que veio depois não levou em consideração os serviços de José e passou a perseguir e escravizar o povo hebreu, tornando a vida deles difícil. Hoje em dia não é muito diferente: os ricos exploram os pobres, ficam com tudo e deixam os pobres com o que sobra e às vezes nem isso. 

No evangelho Jesus dá várias orientações. Podemos resumir dizendo que devemos preferir Cristo a tudo o mais, mesmo a parentes e amigos. E nos dá um modo de encontrá-lo sempre, quando ajudamos os pobres e pequeninos necessitados. 

Lembremo-nos sempre de que mesmo uma pessoa rica, quando está abandonada, doente, com problemas aparentemente insolúveis, também é uma pessoa necessitada, e ajudá-la nessa ocasião é o mesmo que encontrar Jesus Cristo. 


3ª FEIRA DA 15ª SEMANA COMUM 

18/07/2023

  

1ª Leitura: Êxodo 2, 1-15a

Salmo Responsorial 68(69)R- Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá

Evangelho Mateus 11,20-24 

 Então Jesus começou a censurar as cidades nas quais tinha sido realizada a maior parte de seus milagres, porque não se converteram. 21 “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinza. 22 Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 23 E tu, Cafarnaum! Acaso serás elevada até o céu? Até o inferno serás rebaixada! Pois se os milagres realizados no meio de ti se tivessem produzido em Sodoma, ela existiria até hoje! 24 Eu, porém, te digo: no dia do juízo, Sodoma terá uma sentença menos dura do que tu!”

Comentário: 

Na primeira leitura vemos o nascimento de Moisés que foi salvo de ser morto, perigo esse pelo decreto do  faraó que todo o menino que nascesse deveria ser morto. Por providência divina, a filha do faraó o encontrou num cesto de vime, boiando no rio Nilo, enquanto ela se banhava, e o criou. Sua mãe havia feito isso, e sua irmã acompanhava o desenlace. A menina se aproximou e conseguiu que a sua mãe, a própria mãe do menino, fosse sua ama de leite. É... são coisas de Deus, que também ocorrem em nossa vida. O problema é que o ser humano tem muita dificuldade de perceber a ação de Deus em sua vida. 

O texto de hoje termina já com Moisés adulto, fugindo do Egito porque havia cometido um crime ao salvar um dos hebreus que estava sendo maltratado. E foi parar na terra de Madiã. Moisés demorou um pouco para perceber que Deus havia preparado uma missão grandiosa para ele. Nós também muitas vezes ignoramos os planos que Deus tem para nós. Geralmente a falta de silêncio em nossa vida (falo principalmente do silêncio interno) dificulta-nos a ouvir a voz de Deus. 

No evangelho Jesus nos ensina que não podemos desprezar os dons de Deus, nem ignorar suas palavras. Se as ignorarmos, vamos ser muito infelizes, pois Deus nos abandonará às nossas próprias forças. Corazim e Betsaida foram duas cidades que tiveram a oportunidade de crer na Palavra de Deus e recusaram. Vão ficar abandonadas e serão julgadas com rigor no final dos tempos.

Na prática, podemos dizer que não basta termos fé. É preciso vivermos essa fé que dizemos ter. E quando dizemos que temos fé, nisso está implícito que ouvimos Jesus e procuramos seguir suas palavras o mais que possamos. O que falta à nossa força, Jesus completa e nos envolve com seu poder e com sua misericórdia. 


4ª FEIRA DA 15ª SEMANA COMUM

19/07/2023

 

1ª Leitura: Êxodo 3,1-6.9-12 

Salmo Responsorial 102 (103) O Senhor é indulgente, é favorável. 

Evangelho Mateus 11,25-27

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

Na primeira leitura vemos o primeiro encontro de Moisés com Deus, que o encarrega de levar o povo hebreu para a terra prometida. Tudo se reveste de esplendor, santidade e respeito. 

Moisés era gago. Tenta se esquivar da missão alegando esse problema, mas Deus não quer nem saber: realmente o escolheu. Sugere a Moisés que ele use Aarão para comunicar-se com o faraó! 

Em nossa vida também é assim! Deus nos escolheu para uma missão aqui na terra. Temos que descobri-la e confiar nele. Se, como Moisés, achamos que não temos capacidade para cumprir a missão, façamos como Deus indicou a ele: usemos os recursos disponíveis e, sobretudo, nos fortaleçamos pela oração. 

Como diz Romanos 11,29: “Os dons e o chamado de Deus são sem arrependimento”. Ele nos conhece infinitamente mais do que nós mesmos nos conhecemos. Confiar nele plenamente e atender ao seu pedido é a coisa mais sensata que podemos fazer. 

No evangelho de hoje Jesus fala que quem o ouve bem e faz tudo para fazer sua vontade são justamente os pequeninos, os que não têm nada mais a perder, os que dependem praticamente só de Deus para serem felizes. Os orgulhosos, os vaidosos, os que possuem muitos bens têm mais dificuldade em ouvir o que Deus quer lhes dizer. Por quê? Talvez porque já pensam que possuem tudo o que lhes pode fazer felizes...

Entretanto, a verdadeira e única felicidade é estar junto de Deus e fazer a sua vontade, pois sua vontade é sábia e infalível.

5ª FEIRA DA 15ª SEMANA COMUM

20/07/2023

Santo Apolinário

 

1ª Leitura: Êxodo 3,13-20

Salmo Responsorial 104 (105) O Senhor se lembra sempre da Aliança.

Evangelho Mateus 11,28-30

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

Na primeira leitura precisamos entender que a comunicação de Deus com Moisés talvez não tenha sido tão clara como ela deixa transparecer. Aliás, na bíblia há o costume de mostrar a comunicação divina com clareza e diretamente. Isso é costume do povo da época. Mesmo Maria talvez não tenha recebido assim de modo tão inteligível as informações do que estava acontecendo com ela. 

Moisés, na verdade, precisou intuir muitas coisas que ele depois executou. Exatamente como acontece conosco. Como você fica sabendo qual é a vontade de Deus? Pelos acontecimentos, pelos aconselhamentos de outras pessoas, pela intuição, pela certeza íntima de que você está fazendo a coisa certa. 

Por isso é preciso a oração. Moisés conseguiu obter a resposta às suas dúvidas pela oração. Sua comunicação com Deus foi feita principalmente pela oração, como acontece conosco. Por isso, não se aborreça se você não sente Deus frente a frente. Procure conhecer a vontade dele por meio da bíblia, da oração, das homilias que você ouve. 

No evangelho aprendemos a nos apoiar em Jesus não só em nossas dificuldades, mas sempre. O fardo que temos que levar quando escolhemos o caminho da santidade é bem mais leve do que o fardo que o pecado e os vícios nos impõem. 

6ª FEIRA DA 15ª SEMANA COMUM

 21/07/2023

São Lourenço de Bríndisi

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Êxodo 11,10-12.14

Salmo Responsorial 115(116B)-R- Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

Evangelho Mateus 12,1-8

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda, que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na lei que, em dia de sábado, no templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6Ora, eu vos digo, aqui está quem é maior do que o templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do homem é senhor do sábado”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

A primeira leitura detalha os preparativos para a primeira Páscoa hebraica, que era um "memorial" vivo. De certa maneira, Jesus aproveitou os elementos dessa páscoa e instituiu a Eucaristia, que substituiu com infinita vantagem a páscoa hebraica. Jesus substituiu o cordeiro por ele mesmo. Ele se imolou por nosso amor, para nos remir de nossos pecados. 

No evangelho Jesus diz que devemos procurar pôr a misericórdia e não a celebração (=sacrifício) em primeiro plano. Sacrifício, aqui, não é “penitência”, mas a celebração ritual. Devemos sempre buscar em primeiro lugar a caridade, a misericórdia. As leis, o ritual, vêm em segundo lugar. Celebrar a Eucaristia sem celebrar o amor a Deus e ao próximo, é um ato vazio, sem sentido. 

Outra coisa que aprendemos desse texto é que há vários modos de se respeitar o domingo (eles respeitavam o sábado) além de ficar sem fazer nada. O que se pede é que se dedique o domingo para se fazer coisas boas, que agradem a Deus e valorizem o próximo.

Uma terceira coisa que aprendemos nesse texto é a superioridade de Jesus sobre tudo o que há na terra. Esse texto mostra toda a grandiosidade de sua divindade encarnada.

SÁBADO DA 15ª SEMANA COMUM

17/07/2021

Bem-aventurado Inácio de Azevedo e comps. 

  

1ª Leitura: Êxodo 12,37-42 

Salmo Responsorial 135 (136) Eterna é a sua misericórdia! 

Evangelho Mateus 12,14-21

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual coloco a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

Na primeira leitura vemos a libertação do povo hebreu do Egito deserto afora. Deus cumpriu sua promessa feita a Moisés. Aliás, Deus é fiel e sempre cumpre suas promessas. O problema somos nós. Quantas promessas não cumpridas! Essa libertação é comemorada ainda hoje pelo povo judeu. Nós comemoramos a Páscoa, que Jesus adaptou dessa páscoa judaica. A Missa possui, de certo modo, os mesmos elementos da páscoa judaica: o cordeiro é Jesus. O pão ázimo e o vinho são a Eucaristia. As ervas amargas são os nossos pecados, dos quais pedimos perdão logo no começo. A libertação do povo mostra que Deus quer-nos livres, a fim de podermos escolher para que lado queremos ir: para o lado de Deus ou para o lado do... você sabe quem.

O Evangelho mostra Jesus como um Deus misericordioso, que não vai apagar a chama que ainda fumega, não vai quebrar o caniço rachado. Há várias maneiras de entender isso, mas eu prefiro entender deste modo: enquanto houver um mínimo de fé no coração de uma pessoa, há chances dela recomeçar vida nova, pedir perdão e recomeçar a vida. Jesus faz de tudo para que aquela chama fraquinha possa se tornar labaredas de amor.