33ª SEMANA ÍMPAR

2ª FEIRA DA 33ª SEMANA COMUM. - 

20/11/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 1 Macabeus 1,10-15.41-43.54.62-64 

Salmo Responsorial 118(119)-R- Vivificai-me, ó Senhor, e guardarei vossa Aliança! 

 Evangelho Lucas 18,35-43

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“O que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos a perseguição que o rei Antíoco Epífanes começou a fazer contra os israelitas, obrigando-os a adorar deuses falsos. Muitos não aderiram à idolatria e foram mortos. Em nossos dias isso só acontece em algumas religiões radicais, que matam todos os que não as seguem. Aos que vivem em países mais livres nada acontece se abandonam a religião e adoram outros deuses, como o dinheiro, o hedonismo, os vícios, o egocentrismo, a mídia etc. Entretanto, se praticarem o mal e não aderirem ao Senhor, terão sua salvação em dúvida. 

No evangelho o cego consegue a cura por causa de sua insistência e “teimosia” em ir atrás de Jesus, até ser atendido. Será que nós temos essa perseverança quando pedimos alguma graça? Jesus falou várias vezes sobre a persistência na oração, como por exemplo o caso daquela senhora que insistiu tanto com o juiz que este a atendeu. 

Moral da história: não abandonemos Jesus, mesmo se aparentemente não o estamos percebendo em nossa vida. Nunca desanimemos em nossas lutas. Hoje pode estar tudo nebuloso, mas o sol vai brilhar em nossa vida, e Jesus nos dá essa certeza. Estamos cegos como o do evangelho de hoje, mas, como ele, um dia vamos enxergar nitidamente. O que não podemos fazer é “dependurar a chuteira”, ou seja, desistir de ir em busca do Senhor. 

3ª FEIRA DA 33ª SEMANA COMUM. -

 16/11/2021

Sta. Margarida da Escócia ou Sta. Gertrudes

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 2 Macabeus 6,18-31 

Salmo Responsorial 3-R- É o Senhor quem me sustenta e me protege!

 Evangelho Lucas 19,1-10

Tendo entrado em Jericó, Jesus estava passando pela cidade. 2          Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. 3      Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causada multidão, pois era baixinho.4            Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali. 5           Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6 Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria. 7           Ao verem isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8          Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9 Jesus lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

 

Comentário:

Na primeira leitura, Eleazar, já idoso, prefere morrer a violar qualquer lei do povo de Deus. Em nossa vida atual não é preciso tanto. Basta morrer para o mal, para o que é pecado. E isso é possível com a graça de Deus. Ele dá força a quem confia nele com sinceridade. E aí teremos a vida eterna junto de Deus. 

No evangelho vemos a tão profunda conversão de Zaqueu. Era baixinho e subiu numa árvore para ver Jesus sem ser visto. Não deu certo a estratégia: Jesus viu-o e o chamou e, mais do que ele previa, disse (não pediu. Quase que ordenou) que ia tomar refeição com ele, em sua casa. Essa atitude de Jesus tocou-o profundamente e ele mudou de vida. 

Nós nos encontramos com Jesus desde o nosso Batismo. Ele nos orienta e nos fala do que precisamos para continuarmos com ele após a morte. Entretanto nós estamos prestando atenção a tantas outras vozes cativantes, inclusive a do maligno, e acabamos não ouvindo a voz de Jesus. 

4ª FEIRA DA 33ª SEMANA COMUM. -

 22/11/2023

Sta. Cecília

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 2 Macabeus 7,1.20-31 

Salmo Responsorial 16(17)-R- Ao despertar me saciará vossa presença, ó Senhor!

 Evangelho Lucas 19,11-28 

Enquanto estavam escutando, Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia se manifestar logo. 12-Disse: “Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. 13-Chamou então dez dos seus servos, entregou a cada um uma bolsa de dinheiro e disse: ‘Negociai com isto até que eu volte’. 14-Seus concidadãos, porém, tinham aversão a ele e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15         Mas o homem foi nomeado rei e voltou. Mandou chamar os servos, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber que negócios cada um havia feito. 16 O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, a quantia que me deste rendeu dez vezes mais’. 17     O homem disse: ‘Parabéns, servo bom. Como te mostraste fiel nesta mínima coisa, recebe o governo de dez cidades’. 18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, a quantia que me deste rendeu cinco vezes mais’. 19O homem disse também a este: ‘Tu, recebe o governo de cinco cidades’. 20Chegou o outro servo e disse: ‘Senhor, aqui está a quantia que me deste: eu a guardei num lenço, 21         pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. 22 O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Sabias que sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23              Então, por que não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24-Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele sua quantia e dai àquele que fez render dez vezes mais”. 25       Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem dez vezes a quantia!’ 26     Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que tem, será dado, mas àquele que não tem, até mesmo o que tem lhe será tirado. 27 E quanto a esses meus inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente”. 28         Depois dessas palavras, Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.


A primeira leitura de hoje nos conta a história da mãe cujos sete filhos foram assassinados pelo rei por não quererem renegar o culto ao verdadeiro Deus. 

O texto conta que só faltava morrer o filho mais jovem. O rei tentou persuadi-lo a renegar sua religião e a imolar aos ídolos, mas ele não o ouvia. “Vendo que o jovem não lhe prestava nenhuma atenção, o rei chamou a mãe e exortou-a a dar conselhos ao rapaz, para que salvasse a sua vida”. O surpreendente é que a mãe, em vez de persuadir o filho a aderir ao que o rei lhe dizia, incentivou-o a morrer pela sua fé. As palavras da mãe são belíssimas e encerra uma fé muito grande na ressurreição dos mortos. Vale a pena ler o texto todo.

Essa mãe nos dá um testemunho claro e profundo de como o amor a Deus deve ser superior a qualquer outro amor, pois, amando Deus sobre todas as coisas, nós teremos, na ressurreição final, a graça de vivermos juntos a ele e, por consequência, poderemos viver com nossos entes queridos por toda a eternidade.  Se amarmos mais aos outros do que a Deus aqui na terra e não formos dignos do paraíso, perderemos todo o contato com os que nesta vida amamos mais do que a Deus. 

No evangelho Jesus conta a parábola do homem que foi para um país distante para ser coroado rei e depois voltar, e deixou 100 moedas de prata a cada um de 10 de seus empregados encarregados de gerir os seus bens. Na volta do rei, todos lucraram certa quantia a mais do dinheiro recebido, cada um com sua capacidade, menos um, que havia guardado as moedas e não lucrara nada. O rei pegou as 100 moedas e as deu ao que tinha feito render 10 vezes mais. O homem ficou sem nada.

A explicação da parábola é múltipla, mas a linha central é o fato de que os judeus não aceitaram Jesus e acabaram perdendo o pouco que tinham, no que se refere à revelação de Deus. Perderam o status de povo preferido de Deus. O povo de Deus agora é a Igreja fundada por Jesus Cristo, e quem não aderir a ela de alguma forma, estará fora da salvação. É o caso do homem que não rendeu nada com o que havia recebido e perdeu tudo. 

Em nossa vida atual, posso dizer que nós precisamos sempre pedir a ajuda de Deus para nossa vida, para a nossa caminhada, a fim de que rendamos frutos das graças que Deus nos concedeu e nos concede diariamente. Querer agir apenas com nossas próprias forças é derrota na certa. A oração contínua é a única forma que temos de chegar um dia ao paraíso. 


QUINTA-FEIRA DA 33ª SEMANA COMUM

23/11/2023

São Clemente I ou São Columbano

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª leitura: 1 Macabeus 2,15-29

Salmo 49(50)R- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus. 

Evangelho: Lucas 19,41-44

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42  “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos! 43 Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. 44    Esmagarão a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada”. 

COMENTÁRIO:

A primeira leitura narra a saga dos Macabeus, que lutam para conservarem as tradições religiosas do povo, em detrimento do governo de Antíoco, que havia se apossado do país. Disse Matatias aos delegados do rei Antíoco que os queriam fazer apostatar a fé em Deus: “Deus nos guarde de abandonarmos sua Lei e seus mandamentos. Não atenderemos às ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião nem para a direita nem para a esquerda”. 

Essa fé inquebrantável na doutrina que professaram, nos leva a refletir sobre a facilidade com que muitas pessoas católicas mudam de opinião, muitas vezes por nem conhecerem a Palavra de Deus, e muito menos a doutrina católica. É preciso que saibamos tudo o que se refere a Deus e à Igreja e obedeçamos a Palavra de Deus que nos é ensinada pela Igreja. 

No evangelho é a segunda vez que Jesus chora sobre Jerusalém. Que tristeza! Infelizmente Jesus tem também pena dos que hoje não o seguem e não estão nem aí com o seu Reino. Que pelo menos nós, que estamos mais conscientes de nossos pecados e limitações, apelemos sempre para que ele nos ajude a nos mantermos em sua amizade, a fim de que sejamos dignos de pertencer ao seu Reino de Amor. 


6ª FEIRA DA 33ª SEMANA COMUM. -

 24/11/2023

Sto. André Dung-Lac e companheiros mártires

 

1ª Leitura: 1 Macabeus 4,36-37.52-59

 Salmo Responsorial 1 Crônicas 29,,10-12-R- Queremos celebrar o vosso nome glorioso

 Evangelho Lucas 19,45-48

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 45Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar. – Palavra da salvação.

Comentário:

As duas leituras hoje falam do Templo. Na primeira, depois de terem vencido os pagãos que tanto os maltrataram, que tantas pessoas mataram por não quererem adorar aos ídolos, o povo de Deus purifica o templo e todos os lugares sagrados que haviam sido profanados. 

Para nós, fica o recado de que, como somos templos de Deus, devemos nos purificar de todos os pecados com que profanamos o nosso ser. 

No evangelho, Jesus arrisca a própria vida ao denunciar os sumos sacerdotes, os mestres da lei e os notáveis do povo, porque profanavam o templo com sua ganância e falta de misericórdia. De fato, Jesus acabou sendo morto por eles, mas aproveitou bem o pouco tempo que tinha para ensinar os que estavam ávidos de conhecê-lo melhor, e ao Reino que ele propagava. 

E dizia que “’Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. É o que fazemos com nós mesmos quando pecamos e não nos purificamos pelo sacramento da Confissão. 

SÁBADO DA 33ª SEMANA COMUM. -

 25/11/2023 

Sta. Catarina de Alexandria 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 1 Macabeus 6,1-13  

Salmo Responsorial 9A(9)-R- Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes! 

 Evangelho Lucas 20,27-40 

Aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, os quais negam a ressurreição, 28         e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a mulher para dar descendência ao irmão’. 29         Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30-   Também o segundo 31-e o terceiro se casaram com a mulher. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32- Por fim, morreu também a mulher. 33- Na ressurreição, ela será esposa de qual deles? Pois os sete a tiveram por esposa”. 34Jesus respondeu-lhes: “Neste mundo, homens e mulheres casam-se, 35 mas os que forem julgados dignos de participar do mundo futuro e da ressurreição dos mortos não se casam; 36         e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos; serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. 37         Que os mortos ressuscitam, também foi mostrado por Moisés, na passagem da sarça ardente, quando chama o Senhor de ‘Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó’. 38         Ele é Deus não de mortos, mas de vivos, pois todos vivem para ele”.     Alguns escribas responderam a Jesus: “Mestre, falaste muito bem”. 40         E não mais tinham coragem de lhe perguntar coisa alguma.

COMENTÁRIO:

 Na primeira leitura vemos o desgosto de Antíoco ao perceber o mal que havia feito e em vão: estava para morrer. O arrependimento às portas da morte nem sempre é verdadeiro e sincero. É preciso que nós nos arrependamos e mudemos de vida enquanto temos tempo.  

No evangelho, Jesus nos ensina que a ressurreição nos tornará imortais, nosso corpo ressuscitado não terá os limites e as condições materiais de quando estivemos vivos. É preciso vivermos, desde já, como ressuscitados, ou seja, mortos para o pecado, a fim de continuarmos a viver como tais após a morte.