29ª SEMANA ÍMPAR

2ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. - 

23/10/2023 

São João de Capistrano

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Romanos 4,20-25 

Salmo Responsorial Lucas 1,69-75- R- Bendito Seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou! 

 Evangelho Lucas 12,13-21 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Paulo diz aos romanos que a fé que Abrão depositou em Deus foi total.  Ele acreditou na promessa que Deus lhe fez, e isso foi a causa de sua justificação: “convencido de que Deus tem poder para cumprir o que prometeu” (v.21). Se quisermos ser acolhidos por Deus devemos também acreditar plenamente em sua palavra. Ele promete o que cumpre e não zomba de nós com promessas falsas. Temos que crer nele com toda a nossa fé. E de Deus não se zomba, diz Paulo em Gálatas 6,7. Em Romanos 11,29 lemos que Deus não se arrepende de nos dar seus dons e de nos chamar para a santidade. E uma das promessas de Deus é que ele sempre terá misericórdia de quem se arrepende e procura mudar de vida.

No evangelho Jesus fala contra os que são ambiciosos e só pensam na vida material. A vida é passageira, estamos aqui apenas de passagem. Em Medjugorje Maria disse a Mirjana que todo o tempo que vivermos nesta vida representa nada diante da eternidade que viveremos, não há nem como comparar. Se dissermos que o tempo vivido aqui na terra é como um átimo de segundo, ainda assim não estaremos  fazendo uma comparação justa. A eternidade não terá fim. Esta vida dura apenas algumas décadas! Mas nós fazemos tudo para sermos felizes nesta vida mesmo fazendo coisas erradas e contrárias à vontade de Deus, e sentimos tanta dificuldade para fazer o que lhe agrada! E o que ele pede é justamente aquilo que sabe ser necessário para nossa felicidade. 

A nossa felicidade depende apenas de ouvirmos e praticarmos o que Deus nos ensina e sugere. Nada mais é necessário. Como diz Santa Teresa de Jesus, “Só Deus basta”. 


3ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. -


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

1ª Leitura: Romanos 5,12.15b.17-19.20b-21

 

Salmo Responsorial 39(40)-R- Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

 

Evangelho Lucas 12,35-38

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento para lhe abrirem imediatamente a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo, ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão se assim os encontrar!” – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura São Paulo nos lembra que, se por um só homem, Adão, entrou o pecado no mundo, também por um só homem, Jesus, nos veio a salvação. Jesus é Deus e homem verdadeiro. Jesus é o ponto de união entre Deus e os homens. Quando ele aceitou a morte na cruz e ressuscitou, salvou-nos dos nossos pecados. Mas nós receberemos a salvação só se entrarmos no fluxo de sua graça, e fazemos isso primeiramente pelo pedido sincero de perdão de todos os nossos pecados; em seguida, permanecermos sempre unidos a Jesus por meio da vigilância e da oração.

Aliás, é isso que diz o evangelho de hoje: estarmos sempre vigilantes, alertas, e em oração.

Para permanecermos sempre em oração, é preciso que estejamos sempre em dia com o que Jesus nos pede, sobretudo na caridade, no amor a Deus e ao próximo. O amor puro e verdadeiro é a força que nos envolve e nos impulsiona para o alto, para a felicidade eterna.

E se amamos a Deus, não perdemos tempo buscando desenfreadamente os prazeres do mundo, principalmente os que são pecaminosos ou possam nos escravizar.

4ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. - 

25/10/2023

 Sto. Antônio de Sant'Anna Galvão 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Romanos 6,12-18 

Salmo Responsorial 123(124) - R- Nosso auxílio está no nome do Senhor

 Evangelho Lucas 12,39-48 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo, o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade será chicoteado muitas vezes. 48Porém o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” – Palavra da salvação

Comentário:

Na primeira leitura S. Paulo fala aos romanos para fugirem do pecado e se tornarem servos do Senhor e não escravos do pecado. É a Deus que devemos obedecer, e não ao demônio. 

No evangelho Jesus diz para estarmos sempre vigilantes, sempre praticando o bem, porque a morte nos leva deste mundo a qualquer momento e, nesse instante, devemos estar praticando o bem. Praticar o bem, a caridade, a oração, são instrumentos que nos conduzem pelo caminho da salvação. O pecado é o trem que nos leva ao inferno. Simples assim. Vale a pena lutarmos contra o pecado, a fim de estarmos sempre prontos para a nossa última hora. 

Muitas pessoas chegam ao final da vida sem se arrependerem de seus pecados. Eu mesmo já atendi muitas pessoas assim. A tristeza que me invade nesses momentos é algo indescritível. Eu estou ali, mas não posso ajudar a pessoa a buscar a misericórdia de Deus por meio do perdão. Que coisa triste! Mas há casos em que a pessoa se converte no final da vida. Será que se fizermos isso, ou seja, deixarmos para o final da vida nossa conversão, será que essa conversão será sincera?

5ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. - 

26/10/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Romanos 6, 19-23 

Salmo Responsorial 1-R- É feliz quem a  Deus se confia! 

Evangelho Lucas 12,49-53 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”. – Palavra da salvação

Comentário:

Na primeira leitura São Paulo nos lembra que agora, livres do pecado, podemos colher os frutos da santidade, que nos leva à vida eterna. O problema é saber se estamos ou não livres do pecado. Temos que vigiar e orar sempre, a fim de não voltarmos a ele. E quem ainda se encontra nos vícios e não consegue viver sem pecar gravemente, deve imediatamente começar a buscar a força de Deus na oração e na penitência. Quem se arrependeu dos pecados passados e luta para não mais cair, não precisa ficar lamentando a vida passada. Quando Deus nos perdoa, é para sempre. Como se diria no popular, “Deus não brinca em serviço”.

Quanto ao evangelho, essa luta contra o pecado nos faz, muitas vezes, ir contra até certas pessoas de nossa família. Não podemos “deixar pra lá”  quando alguém, mesmo sendo familiar ou amigo íntimo, nos impele ao pecado, seja ele qual for. Temos que ser sinceros e mostrar às pessoas que não somos mais aquelas pessoas pecadoras que talvez fôssemos no passado. Isso pode dividir pessoas que até então foram amigas, mas é um risco que temos que correr se quisermos entrar na vida eterna. 


6ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. -

 

 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 

1ª Leitura: Romanos 7,18-25a

 

Salmo Responsorial 118(119)-R-  Ensinai-me a fazer vossa vontade!

 

Evangelho Lucas 12,54-59

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo, daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. – Palavra da salvação.

No evangelho Jesus pede que nos entendamos agora, enquanto estamos neste mundo, porque no outro não mais vai ter jeito. Esse trecho é tido, por muitos, como uma menção do purgatório: “de lá não sairás enquanto não pagares o último centavo”. Nós fazemos muitas coisas que não deveríamos fazer, como diz S. Paulo na primeira leitura. O importante não é tanto fazer ou não fazer, mas logo que perceber o erro cometido, pedir perdão e se acertar com a pessoa que ofendemos de algum modo. Há também o sacramento da confissão, que perdoa os nossos pecados. Se morrermos em inimizade com alguém, não entraremos diretamente no céu: teremos que passar pelo purgatório. Dependendo da ofensa, se foi muito grave, se prejudicamos muito as pessoas, pode ser até que possamos ir ao inferno.

O que é mais inteligente a fazer é procurar andar no caminho certo tanto com Deus como com o próximo. Aliás, quando ofendemos o próximo, na verdade estamos ofendendo o próprio Deus, como Jesus disse.



SÁBADO DA 29ª SEMANA COMUM. -

 


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Romanos 8,1-11

 

Salmo Responsorial 23(24) - R- É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

 

Evangelho Lucas 13,1-9

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas, se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás!’” – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura S. Paulo nos garante que, se permanecermos em Cristo, teremos a salvação. Permanecer em Cristo é cumprir tudo aquilo que Jesus pediu que fizéssemos, principalmente viver buscando a caridade, a misericórdia, e permanecer em estado de Graça diante de Deus.

No evangelho, Jesus mostra que os acidentes não acontecem porque somos pecadores, mas é fruto do acaso. Entretanto, nos instrui para que estejamos sempre preparados para morrer, seja em qual idade estivermos, pois sempre deveremos estar prontos para sermos julgados.

Eu acredito que muitas vezes, quando Deus permite a morte prematura de alguém que o busca, reza e procura sempre estar de bem com ele, é porque está preservando a pessoa de algo pior que aconteceria no futuro se a pessoa continuasse viva. Ele é misericordioso e nunca permite coisas que possam nos prejudicar em relação à vida eterna. Não devemos pensar nos acontecimentos apenas nos baseando em coisas materiais, mas no que pode ser bom para a nossa vida após a morte. Esta vida é breve, mas a outra é eterna.