T.PASCAL-DOM. ANOS A

2º DOMINGO DA PÁSCOA-ANO A

DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA

 

Acesse as leituras de hoje neste link:

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

1ª Leitura: Atos 2,42-47

Salmo Responsorial 117 (118) - R- Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!

2ª Leitura: 1ªPedro 1,3-9

Evangelho: João 20,19-31

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e pondo-se no meio deles, disse: 'A paz esteja convosco'. 20Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.  21Novamente, Jesus disse: 'A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio'. 22E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: 'Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos'.24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: 'Vimos o Senhor!'. Mas Tomé disse-lhes: 'Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei'. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: 'A paz esteja convosco'. 27Depois disse a Tomé: 'Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel'. 28Tomé respondeu: 'Meu Senhor e meu Deus!' 29Jesus lhe disse: 'Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!' 30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. Palavra da Salvação.

Comentário:

Hoje é celebrado o domingo da misericórdia. Foi o próprio Jesus que pediu a Santa Faustina que se instituísse este domingo depois da Páscoa para que se torne conhecida no mundo todo a infinita misericórdia divina.

Foi o Santo Papa João Paulo II que acatou o pedido e instituiu esta festa. Santa Faustina viveu no início do século passado e foi canonizada por esse mesmo Papa em 30 de abril de 2000.

Disse Jesus a essa santa: “A alma que recorrer à minha misericórdia não perecerá: Eu, o Senhor, vou defendê-la como minha própria glória, e na hora da morte não virei como um juiz, mas como Salvador. Diga à humanidade sofredora que se refugie em meu Coração Misericordioso e eu a preencherei de paz”.

Entretanto é bom lembrar que a misericórdia divina se estende apenas àqueles que a desejam. Jesus respeita a liberdade de escolha de cada um e não vai obrigá-lo a se converter, a pedir perdão. É uma escolha às vezes dolorosa, mas necessária.

E a conversão que se pede a quem deseja ser absolvido pela misericórdia divina está baseada na humildade, na pureza e simplicidade de vida e no amor pleno a Deus e ao próximo.

No evangelho de hoje vemos como Tomé custou a acreditar na ressurreição de Jesus. Ele só acreditaria vendo e tocando sua mão nas chagas. Jesus não o decepcionou: apareceu no domingo seguinte ao da ressurreição, que seria como este domingo de hoje, e permitiu que Tomé encostasse seus dedos nas chagas. Não consta que Tomé tenha tocado em Jesus. Ele finalmente acreditou.

Jesus, então, lembra que depois que ele fosse definitivamente para o céu, não o veríamos mais fisicamente e todos os que viessem depois disso teriam que acreditar sem ver. Mas chamou-nos de “bem-aventurados”: “Bem-aventurados os que creram sem ter visto”.

Não é fácil pregar o evangelho aos que não conhecem o amor de Deus. É difícil. Mas, com a ajuda divina e nosso empenho para vivermos na humildade, simplicidade, pureza e num amor profundo por Deus e pelo próximo, tudo será possível. O bom exemplo converte muito mais pessoas do que as palavras. E as palavras, se vêm acompanhadas pelo bom exemplo e por uma vida de santidade, também convertem, pois a conversão de uma pessoa que quer se converter mas não encontra forças para isso, é proporcionada pelo próprio Cristo.

Quem quiser obter a misericórdia divina é só pedir, mesmo que ainda esteja na lama. Jesus vai dar todas as condições materiais e espirituais para que essa pessoa vença os pecados e se realize na santidade de vida.

Quanto às duas outras leituras: na primeira, vemos a utopia de que todos repartiam o que tinham com os demais e ninguém passava necessidade. Digo utopia, porque isso na verdade ainda é um projeto de vida. Não é algo realizado. Houve, é claro, muitos fatos desse tipo na humanidade, mas são esparsos e descontínuos.

Na segunda leitura S. Pedro nos lembra que precisamos passar primeiro por muitas provações aqui na terra para poder alcançarmos o céu e levar conosco muitas pessoas.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

3º DOMINGO DA PÁSCOA-ano A

 

Acesse as leituras de hoje neste link:

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Primeira Leitura: Atos 2,14.22-33

Salmo Responsorial: 15(16)-R-Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!

Segunda leitura: 1 Pedro 1,17-21

Evangelho: Lucas 24,13-35

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 24,13-35 13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: 'O que ides conversando pelo caminho?' Eles pararam, com o rosto triste,18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse:'Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?' 19Ele perguntou: 'O que foi?' Os discípulos responderam: 'O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu.' 25Então Jesus lhes disse: 'Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo issopara entrar na sua glória?' 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.28Quando chegaram perto do povoado para onde iam,Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: 'Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!' Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. 31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: 'Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?' 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: 'Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!' 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Palavra da Salvação.

 

Comentário:

Esse evangelho de hoje já foi dito e explicado na 4ª feira da oitava da Páscoa.

É um texto muito rico. Em primeiro lugar, vejo como Jesus instruiu os discípulos de Emaús antes de dar-lhes o seu Corpo e seu Sangue na Eucaristia quando entraram na casa ao final da viagem. Acho muito importante a evangelização dos que se aproximam da mesa do Senhor na comunhão. Vejo muito descaso (pra não falar pouco caso) de muitas pessoas que frequentam a igreja mas não dão o valor que a Eucaristia merece.

Os discípulos é que convidaram Jesus, mas quem serviu o alimento foi Jesus. Em nossa vida também é assim: nós convidamos Jesus a fazer parte de nossa vida, mas na verdade é ele quem nos alimenta e, melhor de tudo, é ele que nos inclui em sua vida.

Quando comungamos, diz Santo Agostinho que é, na verdade, Jesus que nos comunga, que nos recebe em seu coração.

Na primeira leitura Pedro explica como era necessário a Jesus aceitar a morte para depois vencê-la, ressuscitando dos mortos. E acusa formalmente seus ouvintes: “Vós o matastes, pregando-o na cruz”. E, o mais importante, Jesus derramou sobre todos nós o Espírito Santo.

Na segunda leitura o mesmo Pedro diz que nós fomos resgatados pelo precioso sangue de Cristo, cordeiro sem mancha. A santidade cristã consiste em conformar-se à santidade de Deus. E termina dizendo que nossa fé e esperança estão em Deus. Na verdade, Deus é a nossa única esperança, e precisamos acreditar nisso, com coronavírus e tudo.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

4ºDOMINGO DA PÁSCOA-ANO A

DOMINGO DO BOM PASTOR-

 

Acesse as leituras de hoje neste link:

Primeira Leitura: Atos 2, 14.36-41

Salmo Responsorial: 22(23)-R- O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousantes me encaminha. 

Segunda Leitura: 1 Pedo 2,20b-25

Evangelho: João 10,1-10

    

Evangelho: João 10,1-10

Naquele tempo, disse Jesus: 1'Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz;ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele,  porque não conhecem a voz dos estranhos.' 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10 -O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Palavra da Salvação.

 

Comentário:

 

Na primeira leitura vemos como mais ou menos três mil pessoas aderiram ao cristianismo fazendo como que uma amostragem de  todos os pagãos que se converteram ao cristianismo. 

A mudança do judaísmo elitista e nacionalista para o cristianismo aberto a todos foi radical e surpreendente. Mesmo Pedro demorou a assimilar essa ideia. 

Em nossa vida, somos também convidados a fazer muitas vezes uma mudança radical, custosa, chorada e sofrida, mas necessária, se nosso desejo for realmente entrar na glória de Deus.

Jesus é o Bom Pastor, diz o evangelho de hoje, que não veio como os ladrões, para matar e destruir, mas para salvar e dar-nos a vida em abundância (v. 10). Jesus, habituado aos costumes do tempo, fala sobre o fato de que o pastor, chegando ao redil, chamava as ovelhas líderes pelos nomes, e as demais do rebanho as seguiam. Ali no redil havia vários rebanhos, mas cada um deles seguia suas ovelhas líderes.

Jesus é o nosso líder, o nosso guia, o nosso Pastor, o nosso Deus misericordioso e acolhedor. Ele diz: “Quem entrar por mim será salvo”. Já é hora de deixarmos de lado a desconfiança, o medo, para aderirmos a Jesus plenamente, mudando radicalmente o nosso modo de viver tíbio, tipo água-morna (Apoc. 3, 18), para um modo de viver pleno do Espírito Santo e da Graça santificante de Deus. 

Nós somos fracos para tomar tal atitude, mas Jesus é forte para nos sustentar e nos fortalecer. 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA-ANO A

 

Acesse as leituras de hoje neste link: 

 

Primeira Leitura: Atos 6,1-7

Salmo Responsorial: 32(33) Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

Segunda Leitura: 1 Pedro 2,4-9 

Evangelho: João 14,1-12

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais  também vós.  E para onde eu vou, vós sabeis o caminho”. Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho”? Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, saberiam também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. Disse Filipe> “ Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”! Jesus respondeu: “ Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pa”. Palavra de Salvação. 

Comentário:

Jesus nos dá muita esperança e tranquilidade nessa leitura do evangelho. “Não se perturbe o vosso coração. (...) Na casa de meu Pai há muitas moradas” ... Só tem motivo para perturbar-se os que não querem deixar de pecar. Deus é Todo misericordioso, mas também é Todo justo. Ele não invade nossa vontade e nosso coração. Só é misericordioso para quem quiser a sua misericórdia. Ele não obrigará ninguém a recebê-la. É isso que muitos não entendem.

Se Deus perdoasse a esmo a todos, não haveria necessidade de Maria aparecer em Fátima, em Medjugorje para alertar-nos que nos convertamos! Não haveria necessidade dele vir à terra, viver como um de nós, sofrer e morrer na cruz e depois ressuscitar. Não haveria necessidade de enviar seus discípulos a pregar o evangelho etc. 

E ele diz a Filipe: “quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas”. Nós não vemos o Pai. Para acreditar em Jesus, os discípulos tiveram que contentar-se com as suas obras, com os milagres que viram, e, finalmente, com a sua ressurreição. 

Nossa fé está baseada no testemunho dos Apóstolos. Além dessa fé, a única coisa que temos é a paz profunda que sentimos quando estamos agindo corretamente, quando sabemos que estamos agradando a Deus. 

Na primeira leitura vemos a criação do diaconato que, graças a Deus, foi restabelecido em nossa época. Os diáconos são testemunhas visíveis da vida familiar como ela deve ser vivida, principalmente por serem ministros da Palavra e de vários sacramentos.

Na segunda leitura de hoje Pedro fala que nós fazemos parte do edifício espiritual como pedras vivas, do qual Jesus é a pedra angular, principal, na qual todas as outras, ou seja, nós, estamos apoiados e firmados. 

Quem rejeita Jesus está fazendo dele uma pedra de tropeço. Entretanto, quem o aceita e, pelo Batismo, fica fazendo parte desse edifício que é a Igreja, vai entrar nessa luz maravilhosa. 

Irmãos e irmãs, cabe a nós aceitar Jesus em nossa vida, convertermo-nos, mudarmos nossa vida para uma vida encaminhada para a santidade, e teremos parte em nossa morada no céu

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

6º DOMINGO DA PÁSCOA- ANO A

 

Acesse as leituras de hoje neste link:

 

Primeira Leitura: Atos 8,5-8.14-17

Salmo Responsorial: 65(66)-R- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso!

 

Segunda Leitura: 1 Pedro 3,15-58

 

Evangelho: João 14,15-21

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós.  Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Palavra de Salvação. 

Comentário:

Na primeira leitura, tendo ouvido que a Samaria se convertera, Pedro e João foram lá e impuseram as mãos nos que haviam recebido o Batismo e eles receberam o Espírito Santo. O fato de o Espírito Santo ter descido tanto sobre os Judeus como sobre os Samaritanos mostra que houve uma unidade aí instaurada. Ainda hoje, quando recebemos o Espírito Santo, estamos sendo unidos a essa Igreja Santa e a todos os cristãos do mundo todo.

 

A segunda leitura nos traz Pedro ensinando a agir como cristão: sempre praticar o bem, mesmo que isso cause algum sofrimento, pois é melhor sofrer praticando o bem do que praticando o mal. A tentação que temos é deixar de lado o caminho honesto, da verdade, da caridade e usar de mentiras e subterfúgios para resolvermos nossos problemas. Se pensarmos melhor vamos perceber que esse tipo de procedimento nos causará maior problema e sofrimentos ainda. A vida cristã santa deriva de uma total adesão a Cristo. 

No Evangelho Jesus prepara os discípulos para sua morte. Garante-lhes que não os deixará órfãos, pois enviará o Espírito Santo, que será percebido e recebido por quem guarda os mandamentos. Quem guarda os mandamentos mostra que ama Jesus. Quem ama Jesus será amado por Jesus e pelo Pai e Jesus se manifestará a ele. Ou seja: amar Jesus e guardar os seus mandamentos é o caminho certo da felicidade, da alegria, e da vocação primordial do cristão. Deus nos ama infinitamente, mas só pode nos salvar e ter-nos com ele no paraíso se nós quisermos, se nós nos abrirmos a ele. É o que Jesus quer de nós: que nós tenhamos a humildade suficiente para confiarmos nele e deixarmos que ele nos ame e nos salve.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

7º DOMINGO DA PÁSCOA-ANO A

 

ASCENSÃO DO SENHOR

Acesse as leituras de hoje neste link: 

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Primeira Leitura:  Atos 1,1-11

Salmo Responsorial 46(47) R- Por entre aclamações Deus se elevou, / o Senhor subiu ao toque da trombeta!

Segunda Leitura: Efésios 1,17-23

 

Evangelho:  Mateus 28,16-20

Os onze discípulos voltaram à Galiléia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. 17 Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvida. 18 Jesus se aproximou deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  20- Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco até o fim do mundo.

COMENTÁRIO:

Jesus não nos abandonou quando subiu ao céu, festa de hoje. Ele permaneceu conosco de modo invisível e na Eucaristia, visível, mas sob forma de pão e vinho. 

Os Anjos olharam o pessoal do gargarejo, que olhava Jesus subindo ao céu, e lhes chamou a atenção, perguntando o que eles estavam fazendo de boca aberta olhando para o alto. Talvez os Anjos quisessem dizer que era hora de começar a reconstrução do mundo, de suas vidas, da sociedade em que viviam.

Jesus veio não só nos salvar para a vida eterna, mas também nos ensinar a viver o dia a dia. Ele iniciou sua vida em Nazaré, com seus pais, como operário e membro daquela pequena comunidade familiar. Ou seja: Jesus não se arrogou o direito de ser diferente, por ser Deus. Ele humilhou-se ao máximo para ser como nós. Disse alguém que só mesmo Deus poderia ser tão perfeito como homem. 

Mas ele nos convida não a nos tornarmos deuses, mas a agir como ele agiu, seguir o caminho que ele seguiu, mesmo que isso implique em pegarmos a cruz como ele pegou. 

Mas desde já eu garanto: por mais pesada que a nossa cruz seja, nunca vai pesar como a de Jesus. Um dos motivos é porque ele não tinha pecado algum. Nenhum. 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

DOMINGO DE PENTECOSTES

 

Acesse as leituras de hoje neste link: 

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

 

Primeira Leitura: Atos 2,1-11 

Salmo Responsorial 103(104)R- Enviai o vosso Espírito, Senhor, / e da terra toda a face renovai.

Segunda Leitura: 1 Coríntios 12,3b-7.12-13 

Evangelho: João 20,19-23 

 

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

A palavra “Pentecostes” em si não tem nada a ver com “Espírito Santo”. Era, na verdade, uma festa judaica em que eram oferecidas a Deus as primícias da colheita. Nós comemoramos nesta data a vinda do Espírito Santo porque foi nela que isso aconteceu.

Quero lembrar aqui que a ação do Espírito Santo nos que ali estavam reunidos (1ª leitura) e em todos os que são batizados, se dá na abertura da consciência para que as pessoas possam conhecer-se melhor e, assim, promoverem a causa da própria santificação, ao descobrirem, também, a presença do outro. 

Naquele dia de Pentecostes ocorreu um fenômeno oposto ao ocorrido na Torre de Babel, em que todos se desentenderam. Em Pentecostes, como na ONU e em assembleias internacionais, o orador fala em sua própria língua, mas, graças aos tradutores, os ouvintes ouvem o discurso em sua própria língua. Isso hoje é conseguido pela tecnologia, mas naquele tempo só era algo obtido através do milagre. E isso aconteceu naquele ambiente em que todos estavam reunidos, de nações diferentes. 

Mas, mais do que um encontro de nacionalidades diferentes, o relato quis enfatizar o fato de que todas as pessoas do mundo podem se unir em torno de um ideal, talvez o de promover a paz mundial, se se deixarem envolver pelo Espírito Santo. 

No Evangelho vemos ainda o poder que Jesus dá aos Apóstolos (e consequentemente aos bispos, seus sucessores), o poder de perdoar os pecados. 

É bom esclarecer, entretanto, que em outras ocasiões Jesus deixou bem claro que se qualquer pessoa, mesmo um cristão leigo sem “poderes sacerdotais” perdoar outra pessoa, Deus também a perdoará. 

Penso que quando chegar a minha hora de morrer, se não houver ali perto nenhum sacerdote, eu tenho convicção que vou pedir a qualquer pessoa ali ao lado que me ouça em confissão. Estou certo que serei perdoado também por Deus. Leia em Tiago 5, 16: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX