34º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO C
JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: 2 Samuel 5,1-3
Salmo Responsorial 121(122)-R-Quanta alegria e felicidade! Vamos à casa do Senhor!
2ª Leitura: Colossenses 1,12-20
Evangelho de Lucas 23,35-43
35 O povo permanecia lá, olhando. E até os chefes zombavam, dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Eleito!” 36 Os soldados também zombavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre 37 e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!” 38 Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”.39 Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”40 Mas o outro o repreendeu: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma pena?41 Para nós, é justo sofrermos, pois estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”.42 E acrescentou:“ Jesus, lembra-te de mim, quando começares a reinar”.43 Ele lhe respondeu: “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”.
Jesus é rei, como ele mesmo disse a Pilatos, mas não é um rei como nós conhecemos. É um rei agregador, que reúne seus súditos como filhos e lhes dá todo o conforto possível de uma vida eterna feliz. Para isso, quer que livremente escolhamos seu domínio sobre nós. Sua realeza é divina, e por isso plenamente santa. Sendo infinitamente santa, não vai nos fazer mal algum nem vai também nos humilhar ou fazer qualquer coisa que nos prejudique ou magoe. Entretanto, muitas vezes permitimos outros tipos de reinado sobre nós, que nos escravizam, como os vícios, invejas, ambições, desejos iníquos. Quando nos sentimos fracos para vencermos tudo isso, recorramos a ele pela oração. A oração é o único modo verdadeiro com que nos ligamos a Deus. Viver sem a oração é como estar numa ilha isolada, sem internet, sem alimento, sem nada. Mas muitos de nós nem percebem essa ausência, essa falta de Deus. As coisas às quais estamos apegados nos cega para a verdade. Peçamos a Cristo Rei do Universo que reine sobre nós totalmente, sem restrições, e abandonemos o pecado, que é a corrente que nos liga aos falsos reis que nos levam não à eternidade feliz, mas ao abismo da infelicidade.
REFLEXÃO VICENTINA DO LIVRO MISSÕES: SABER CUIDAR
Páginas 211 a 214 – 20 de novembro de 2022 – 34º DOMINGO DO TEMPO COMUM- C
As leituras deste domingo nos dão uma indicação clara do que significa o Reino de Deus. Os antigos sonhavam com um rei que viesse salvar o povo com força, dominação e violência. Jesus vem mostrar um reino de perdão, de amor e de esperança. O resultado: ele foi crucificado.
Nós estamos constantemente desejando a melhoria de vida nossa e dos pobres que assistimos. Quando nossos sonhos não saem como planejamos, culpamos a vida e muitas vezes a Deus, “por não nos ter escutado”. Mais tarde, em muitos casos, percebemos que fora melhor que as coisas não tivessem acontecido como havíamos planejado.
Foi assim que aconteceu no tempo de Jesus: as pessoas ficaram frustradas por Jesus não ter feito o que pensavam que ele fosse fazer. Os próprios discípulos ficaram um tanto perdidos, pelo menos até o dia de Pentecostes, depois de terem presenciado Jesus ressuscitado. Eles perceberam que Jesus não era um rei dominador, mas sim, o Caminho, a Verdade e a Vida.
Nossa atitude deve ser a de orar e trabalhar no serviço direto e incondicional aos pobres, e isso nos ajudará a vermos a Verdade do Reino de Deus. Cada vez que visitamos o pobre e vemos Deus em sua casa, sentimo-nos bem-aventurados, porque somos os que Jesus mencionou quando se apresentou fisicamente diante de Tomé, depois da ressurreição: “Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram” (Jo 20,29); ou seja, nós.
1- Qual é a mensagem dos textos bíblicos para nossa vida e nossa missão vicentina?
2- Buscamos um Deus de glória e poder, distante da realidade das pessoas, ou seguimos Jesus, morto e ressuscitado, servidor dos pobres e anunciador do Evangelho?
3- Celebrar Cristo Rei nos faz pensar que o reinado dele não é deste mundo? Se não é deste mundo, portanto, ele não tem nada de rei, mas sim é o servidor da humanidade. Concordamos com isso e vivemos essa espiritualidade?