Então, alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal da tua parte”. 39 Ele respondeu-lhes: “Uma geração perversa e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40 De fato, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41 No dia do Juízo, os habitantes de Nínive se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão, pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas. 42 No dia do Juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará; pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão.
Miqueias mostra ao povo o que Deus quer de nós: "praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus". Deus não está nem aí com os holocaustos e sacrifícios oferecidos por pessoas que não vivem na graça de Deus, ou seja, que vivem em pecado.
Na leitura Miqueias mostra-nos Deus se queixando do povo, texto, aliás, usado na Sexta-Feira Santa: " Povo meu, que é que te fiz : Em que te fui penoso? Responde-me"! Deus só fez coisas boas ao seu povo, e em troca só recebeu afrontas, desafios, queixumes, pecados. É o mesmo que está ocorrendo atualmente. "A taça da ira de Deus está quase transbordando", disse Maria em várias de suas aparições, como Garabandal, Fátima, Salette, Lourdes, Medjugorje.
Todos temos um dia que morrer, de modo que seja qual for o castigo enviado, só vai abreviar o tempo de que dispomos nesta terra. Mas alguns anos a menos fazem diferença quando ainda não nos convertemos! E nossa vida eterna está em jogo! Vamos querer arriscar?
No evangelho o assunto praticamente é o mesmo: a Ressurreição de Jesus, que ficou três dias no sepultado, como Jonas ficou três dias dentro do monstro marinho que o engolira, é o único sinal de que precisamos para nos converter. Jesus ressuscitou, venceu a morte, e é Deus e Homem em plenitude.
Nós precisamos tomar consciência de nossa insignificância e de nossa necessidade de Deus. Ele nos criou, nos conhece a cada átomo, e nos quer fazer felizes. Só que não nos obriga a aceitá-lo. Temos muitos sinais além desse dado por Jonas, mas nos recusamos a admiti-los como sinais de esperança, de uma vida feliz no paraíso.
Os que estão imersos no pecado não conseguem ver o Reino de Deus nem perceber sua beleza e a felicidade que é estar dentro dele. Mesmo invisivelmente, nem todos estão dentro do Reino. Quem está, por meio de uma vida de luta pela própria santidade e pela salvação dos demais, está porque confia em Deus, reza e age de acordo com a sua divina e tão maravilhosa vontade. Quem não está, vive uma vida materializada e, em relação ao Reino de Deus, não o vê nem o percebe. Que pena!