14º DOMINGO DO TEMPO COMUM-A
Primeira Leitura: Zacarias 9,9-10
Salmo Responsorial 144(145)R- Bendirei eternamente o vosso nome, ó Senhor!
Segunda Leitura: Romanos 8,9.11-13
Evangelho: Mateus 11, 25-30
Naquela ocasião, Jesus pronunciou estas palavras: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai, assim foi do teu agrado. 27 Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28 Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Na primeira leitura Zacarias profetiza que o Messias prometido será humilde e não baseará seu poder nos cavalos, na força bruta e nos bens terrenos, mas terá sua força em Deus. Ele não virá montado num cavalo de raça, mas num simples jumento.
Na segunda leitura vemos como ter sempre o Espírito Santo vivendo em nós: buscarmos sempre viver segundo o espírito e não segundo a carne. Viver segundo a carne é viver em pecado, imerso em coisas materiais, sem cuidar do espírito. Nós somos templos do Espírito Santo, mas com o pecado ele se ausenta até que peçamos perdão e nos convertamos.
No evangelho Jesus se mostra manso e humilde de coração e nos pede que aprendamos com ele a sermos assim também. Termina pedindo que tomemos sobre nós seu fardo, seu jugo, porque segui-lo será muito fácil, pois teremos sua proteção, sua força e seu consolo.
Quem é vaidoso, orgulhoso, arrogante etc., não dá muito valor a Jesus nem à sua ajuda. Quem é humilde sabe que precisa dele para viver. Aí está o segredo do êxito dos humildes: vencem não pelas suas próprias forças, mas com a força e o exército que Deus lhes envia. Ser humilde e se colocar sob a proteção de Deus é a coisa mais inteligente que podemos fazer.