03 DE JANEIRO

03 DE JANEIRO

Santíssimo Nome de Jesus

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 João 2,29-3,6

Salmo 97(98)R-Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

Evangelho de João 1,29-34

Naquele tempo: 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: ‘Eis o Cordeiro de  Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel’. 32E João deu testemunho, dizendo: ‘Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: `Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!’ Palavra da Salvação.

Comentário:

Hoje está sendo lembrado o Santíssimo Nome de Jesus, memória facultativa que passa desapercebida da maioria. Oito dias após o nascimento, o menino era circuncidado e lhe davam um nome. É o que ocorreu com Jesus. "Ao nome de Jesus se dobrem todos os joelhos nos céus, sobre a terra e debaixo da terra" (Filipenses 2,10). 

Se acreditamos que Jesus é Deus, com o Pai e o Espírito Santo, devemos seguir suas palavras! A primeira leitura nos adverte que não podemos dizer que amamos Jesus e cometemos pecado. Se amamos Jesus, deixamos o pecado! As duas coisas juntas não dão certo! 

O Evangelho nos lembra que Jesus batiza com o Espírito Santo, ele é Deus verdadeiro e pode nos salvar, se quisermos. Deus nos criou sem nós mas não pode salvar-nos sem nós, sem o nosso consentimento, comenta o missal cotidiano. 

Quanto ao batismo de João Batista, é muito diferente do batismo de Jesus. O de João era apenas um símbolo externo dos pedidos de perdão que as pessoas faziam e suas propostas de mudança de vida. Já o Batismo de Jesus nos liberta definitivamente da morte eterna e nos dá a salvação, tornando-nos filhos de Deus. 

Para que isso aconteça, devemos amar a Deus e aos demais, mantendo-nos sem pecado. E, se pecarmos, admoesta São João nesses dias, devemos pedir perdão. Deus tem o poder de perdoar qualquer tipo de pecado, por pior que seja. Ele quer o melhor para nós. Sabendo disso, é ato inteligente continuar a pecar? Ou não passa de burrice? 

Peço perdão a Deus por tantas vezes ter cometido essa burrice de pecar, apesar de dizer que amo a Deus. O Sacramento da Confissão está aí, para que comecemos uma vida nova, sem pecado. E invoquemos constantemente o Santíssimo Nome de Jesus, como tão bem o fazia São Bernardino de Sena!"JHS".