OITAVA DO NATAL-7º DIA

7º DIA DA OITAVA DO NATAL

São Silvestre I, papa

31/12/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

7º DIA

1ª Leitura: 1 João 2,18-21

Salmo 95(96)R- O céu se rejubile e exulte a terra!

Evangelho de João 1,1-18 

Início do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela –, mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: ‘O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim’”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus ninguém jamais viu. Mas o unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer. – Palavra da salvação.

Comentário: 

Na primeira leitura, João fala do Anticristo que virá. De certo modo, diz ele, muitos anticristos já estão agindo em nosso meio, propagando a mentira como se fosse verdade. Eu digo com certeza de que, se seguirmos as orientações da Igreja, nunca erraremos, nunca ouviremos os anticristos. 

No evangelho temos a belíssima proclamação da encarnação de Jesus, prólogo do quarto evangelho, já lida na terceira missa do dia de Natal.

É uma proclamação da divindade de Jesus, Verbo divino que se encarnou e viveu entre nós, enfrentou a morte e ressuscitou para nossa salvação. 

O nascimento de Jesus só tem sentido porque ele ressuscitou e é Deus Eterno como o Pai e o Espírito Santo. Entretanto, há muitas religiões não-cristãs que, para fundamentarem suas mentiras, mudaram o texto bíblico! Uma delas são as Testemunhas de Jeová. Eles modificaram as palavras que dizem ser Jesus tão Deus quanto o Pai e o Espírito Santo. Não são cristãos. São o que chamamos de pseudocristãos, pois parecem cristãos mas não são. 

Quando acolhemos Jesus, estamos acolhendo a Santíssima Trindade e confirmando nossa salvação eterna. 

Vamos procurar conhecer cada vez melhor quem é Jesus Cristo, lendo tudo o que a Sagrada Escritura fala dele, e tudo o que ele nos ensinou. 

Se você quiser recordar a doutrina católica, leia nosso blog https://bloguinhocatequetico.blogspot.com ou nosso site