QUINTA-10-TC

5ª FEIRA DA 10ª SEMANA COMUM

13/06/2024

Santo Antônio de Pádua

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª. Leitura – 1 Reis 18,41-46 

Salmo 64(65)R- Ó Senhor, que o povo vos louve em Sião!

Evangelho Mateus 5,20-26 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali, diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

Na primeira leitura vemos como Deus recompensa o arrependimento e a conversão do rei Acab fazendo acabar a estiagem. O texto mostra a esperança de Elias em sua oração e se fez humilde estafeta do rei, talvez paras mostrar seu desejo de honrar o soberano, outra vez fiel ao Senhor (missal cotidiano).

Se nos arrependermos de nossos pecados e retomarmos uma vida nova, Deus se sentirá “à vontade” para dar-nos suas graças maravilhosas. Mudar de vida, abandonando o pecado, é a melhor forma de dizer a Deus que o amamos e que estamos a fim de lhe obedecer em tudo. É uma “folha de papel em branco” onde ele poderá escrever à vontade tudo aquilo que achar melhor para nós.

No evangelho vemos que não podemos trazer uma régua conosco para medirmos até onde devemos obedecer aos mandamentos ou não. Temos que aprender a ser generosos no cumprimento de nossos deveres cristãos. Não ficar medindo nossos atos e nossas orações. Devemos fazer muito mais do que a Igreja nos pede. 

E sobretudo no relacionamento diário na família e semanalmente na Igreja, precisamos deixar de lado as picuinhas, as ofensas, o desejo de glória, a vaidade, o desejo de aplausos, a fim de que o Reino de Deus possa ser realmente proclamado e domine a terra. 

 

Quanto a Santo Antônio, é um santo muito injustiçado. Ele era muito forte, mesmo fisicamente, percorreu a Europa toda pregando o evangelho e só parou quando ficou doente, quando precisou auxiliar na formação dos outros frades. As imagens que vemos dele não correspondem nem um pouco com a realidade de sua forma física, aliás, constituída por meio de computadores a partir do seu esqueleto. Veja como ficou a reconstituição, feita pela equipe: Ebrafol – Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal