1ª Leitura: 1 Coríntios 1,1-9
Salmo Responsorial 144(1455)R- Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!
Evangelho Mateus 24,42-51
42 Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. 43 “Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. 44 Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem.45 “Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? 46 Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. 47 Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48 O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: ‘Meu senhor está demorando’ 49 e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados,50 então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista. 51 Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.
COMENTÁRIO:
Na primeira leitura S. Paulo fala que Deus não deixa faltar nenhum dom aos que buscam Jesus. Todos somos chamados à santidade, por pior que sejamos em nossa vida. A graça de Deus nos enriquece em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento. E se confiarmos a ele, ele nos dará, também, a perseverança em nossos procedimentos, que se tornarão irrepreensíveis até a nossa morte.
Em resumo: devemos buscar incessantemente a graça e os dons de Deus em nossa vida, devemos buscar a todo instante a comunhão com Cristo ressuscitado. Isso implica em muitas lutas, muitos tombos dos quais nos levantamos, mas nos leva à felicidade eterna no paraíso.
No evangelho Jesus comenta a vigilância que devemos ter sobre nossos atos e nosso dia a dia, a fim de que a morte não nos encontre despreparados. Acredito que nunca pensei tanto na morte como nesta pandemia que estamos vivendo. Num dia estamos vivos, e na semana seguinte podemos estar mortos. Se estivermos preparados, ou seja, se vivemos em estado de graça, sem pecados e preocupados com o próximo, a morte nos será apenas uma passagem desta vida para outra melhor. Entretanto, se não estivermos preparados, a morte nos parecerá pesada e um castigo infernal.