NOVENA DE NATAL Nº 3

NOVENA DE NATAL

Publicada no Advento de 2020

APRESENTAÇÃO

O Advento celebra a vinda de Jesus Cristo entre nós, para trazer-nos a salvação. É um tempo, pois, de espera: Nele aguardamos também a segunda vinda de Jesus, no final dos tempos. Para isso, lutamos contra os nossos vícios, pecados e manias, a fim de que, purificados e convertidos, possamos receber o Senhor dignamente.

A novena do Natal que estamos iniciando agora, é apenas uma das inúmeras formas que temos para incentivar essa preparação para a vinda de Jesus. Ela foi preparada pensando em duas ocorrências: a novena feita em grupo e a novena feita sozinho(a). Quando em grupo, seria bom acrescentar alguns cantos. Como estamos em tempo de pandemia, uma das formas de se fazer em grupo é o contato via celular. O grupo combine a melhor maneira de fazer a sequência diária.

UMA BOA NOVENA E UM FELIZ NATAL PARA TODOS!

 

PRIMEIRO DIA

A encarnação de Jesus e o sim de Maria

1-Oração inicial: uma dezena do terço contemplando a Anunciação do Anjo.

2-Leitura de Lucas 1,26-38:

Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra- te, cheia de graça!- O Senhor está contigo”. 29 Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. 31 Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33 Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34 Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, 37 pois para Deus nada é impossível”. 38 Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se de junto dela.


 3- MEDITAÇÃO

O Filho de Deus se encarnou, ou seja, tonou-se homem na pessoa de Jesus, porque Maria disse sim a Deus. O Reino de Deus vai ser uma realidade, entre nós, se também dissermos sim a Deus. Que Deus nos ajude a dizermos sim à sua santíssima vontade!

Dizer “sim” a Deus, hoje em dia, é amar o próximo, deixar os maus hábitos, ser paciente, lutar pela justiça social, não desprezar ninguém, rezar bastante, ler a bíblia, ir à missa pelo menos uma vez por semana, mas com devoção e participação.

Dizer “sim” a Deus também significa usar todas as nossas capacidades e dons no serviço a Deus e ao próximo, mas sabendo sempre que Ele é quem vai fazer frutificar, e que sem sua bênção, nada podemos, por melhor que tenha sido a técnica usada. Senhor, fazei que confiemos sempre em vossa divina providência!


4- ORAÇÃO MEDITATIVA

 (se feita em grupo, podem ser alternadas entre as pessoas).

- Como vós vos encarnastes no seio de Maria, nós vos pedimos, Senhor, que nos encarnemos no meio dos necessitados e oprimidos.

T- ESCUTAI A NOSSA PRECE

-Nós vos agradecemos, Maria, por terdes dito o “Sim” a Deus.

T- ESCUTAI A NOSSA PRECE

-Que todos nós digamos sim a vós, Senhor Deus, em tudo o que vós nos pedis.

T- ESCUTAI A NOSSA PRECE

-Que as crianças, adolescentes e jovens sempre digam sim a vós, nosso Deus!

T- ESCUTAI A NOSSA PRECE

 Que nossos familiares digam sim a vós, Senhor

T- ESCUTAI A NOSSA PRECE

- Que todos os dependentes químicos e alcoólicos abandonem o vício e digam sim a vós, Senhor Deus!

T- ESCUTAI A NOSSA PRECE

-Que os meios de comunicação social digam sim a vós, Senhor Deus!

T- ESCUTAI A NOSSA PRECE

-Que todos os doentes e agonizantes digam sim a vós, Senhor Deus!

T- ESCUTAI A NOSSA PRECE

- Que todos os não-cristãos passem a acreditar na divindade de Jesus!

T- ESCUTAI A NOSSA PRECE


-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!

T- COMO ERA NO PRINCÍPIO, AGORA E SEMPRE, AMÉM!

 

5- VAMOS CONVERSAR

Quais são as dificuldades atuais que encontramos para dizer “sim” a Deus?


6- ORAÇÃO FINAL

(Pode ser a Salve-Rainha, 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória pelo Papa e pelas necessidades da Igreja. Se for oportuno, pode-se cantar um canto final). 

ORAÇÃO DO DIA 

Ó Deus, criador e redentor do gênero humano, quisestes que o vosso Verbo se encarnasse no seio da Virgem. Sede favorável à nossa súplica, para que o vosso Filho Unigênito, tendo recebido nossa humanidade, os faça participar da sua vida divina. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém

 

SEGUNDO DIA

Maria visita Isabel: a caridade

1-Oração inicial: uma dezena do terço contemplando a visita de Maria a Isabel.

2-Leitura de Lucas 1,39-47:

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46 Maria então disse: 47 “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador– Palavra da salvação.

 

3- MEDITAÇÃO

Dentre todas as virtudes, a caridade jamais findará. Na vida eterna irão se findar a fé, a esperança, pois não serão mais necessárias.

Na vida eterna irão se findar também o amor conjugal, o amor familiar (lá não vamos nos tratar como pais e filhos, mas todos nos trataremos como irmãos), o relacionamento de chefe e subalterno, entre o mais velho e o mais novo, entre bispos e padres, entre párocos e fiéis, entre ricos e pobres, entre governantes e governados, entre homem e mulher, entre sadios e doentes, entre os de corpos perfeitos e os corpos aleijados, entre os bonitos e os feios, entre os gordos e os magros etc.  Que um dia, Deus seja tudo em todos

A caridade, principalmente a amizade, é o sentimento que vai passar ileso pela morte e continuar a existir em todos os que forem para o céu.

Vivendo a caridade e a amizade verdadeiras aqui na terra, estamos antecipando a vida do céu.

O próprio jesus disse aos Apóstolos: “Já não vos chamo servos (...) mas amigos”!

A caridade e, portanto, também a amizade, é paciente, prestativa, não é invejosa, não é orgulhosa, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor, é honesta e justa. A caridade jamais terminará!

Maria visitou Isabel com muito sacrifício de sua parte, pois naquele tempo as viagens eram difíceis de se fazer. Ela demonstrou aquela caridade e amizade a Isabel e a Zacarias, que todos nós podemos alimentar em nossa vida.

A falta de caridade é coisa própria do maligno. Deus vai ser tudo em todos, apenas quando todos exercermos a caridade.


4- ORAÇÃO MEDITATIVA

 (se feita em grupo, podem ser alternadas entre as pessoas).

- Como visitastes Isabel, visitai também, ó Maria, nossas famílias para que se eduquem na fé!

T- VISITAI-NOS, MARIA!

-Visitai, Maria, nossos doentes e agonizantes, para que se curem ou pelo menos sejam confortados com a vossa presença!

T- VISITAI-NOS, MARIA!

- Visitai, Maria, nossos políticos e governantes, para que sejam honestos!

T- VISITAI-NOS, MARIA!

- Visitai, Maria, nossos jovens, para que sigam o bom caminho!

T- VISITAI-NOS, MARIA!

- Visitai, Maria, os dependentes químicos e alcoólicos, para que se tornem sóbrios!

T- VISITAI-NOS, MARIA!

-Visitai, Maria, os nossos bispos, sacerdotes e diáconos, para que sejam testemunhas santas do reino de Deus!

T- VISITAI-NOS, MARIA!

-Visitai, Maria, os pobres e marginalizados, para que possam ter vida digna, casa própria e educar bem os seus filhos!

T- VISITAI-NOS, MARIA!

-Visitai, Maria, as gestantes, para que sejam felizes no parto e nenhuma delas rejeite o próprio filho!

T- VISITAI-NOS, MARIA!

-Visitai, Maria, os chefes supremos de todos os países, para que haja paz perene no mundo!

T- VISITAI-NOS, MARIA!

-Visitai, Maria, nossas paróquias, nossas famílias e todas as comunidades, para que cresçamos na fé e no amor!

T- VISITAI-NOS, MARIA!

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!

Como era no princípio, agora e sempre. Amém

 

5- VAMOS CONVERSAR

Quais são as principais dificuldades que temos no que se refere à caridade, a amizade e a inimizade?

 

6- ORAÇÃO FINAL

(Pode ser a Salve-Rainha, 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória pelo Papa e pelas necessidades da Igreja. Se for oportuno, pode-se cantar um canto final).

 ORAÇÃO DO DIA 

Ó Deus todo-poderoso, concedei aos que gememos na antiga escravidão sob o jugo do pecado, a graça de ser libertados pelo novo natal do vosso Filho que tão ansiosamente esperamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

TERCEIRO DIA

NOITE FELIZ: A VERDADEIRA COMEMORAÇÃO DO NATAL.

1-Oração inicial: uma dezena do terço contemplando o nascimento de Jesus.

2-Leitura de Lucas 2,1-7:

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.

 

3- MEDITAÇÃO

O Natal está próximo, e a alegria começa a contagiar a todos.

Essa alegria toda é, na maior parte, causada pela festividade colorida, iluminada e prazerosa da época.

Infelizmente o “dono da festa”, Jesus, é muito pouco lembrado.

Vamos fazer um teste aqui mesmo. Pensem por um instante: qual é a primeira coisa que nos vem à cabeça quando se pronuncia a palavra: “Natal”?

Que tal um peru assado? Um franguinho na brasa? Uma picanha mal passada? Um porco à paraguaia? Um frango na telha? Panetone? Frutas importadas? Presentes?

E os pobres? Eles não têm como comprar nada disso! Eles vão se contentar em ter alguma coisa para comer, por mais simples que seja!

A ironia é que até os pobres se fartam de comer, no Natal, por causa das campanhas tipo “Natal sem fome”. Depois das festas, voltam a viver a pobreza.

Naquele cântico: “Noite Feliz”, dizemos: “Dorme em paz, ó Jesus”! Muitos acrescentam: “Dorme em paz, ó Jesus, para que não perturbes a minha farra”!

É, parece que muitos têm esse pensamento. O Natal, entretanto, é a festa maravilhosa de um Deus que se faz homem, para viver no meio de nós, para nos salvar! Entretanto, para depois de 33 anos, morrer assassinado numa cruz por nosso amor.

O Natal deve ser vivido a partir de nossa conversão, tirando de nossa vida as brigas, os vícios, as fofocas, a ambição demasiada, a ânsia pelo prazer etc.

Quem não vive assim o Natal, não é digno de ser chamado de cristão.

A comemoração com comidas e presentes é válida, mas só depois de nos lembrarmos disso! Viver o Natal é viver plenamente o amor de Deus por nós, é procurar fazer com que esse amor seja praticado na amizade profunda com todos a quem fomos dizer: “Feliz Natal”.

 

4- ORAÇÃO MEDITATIVA

 (se feita em grupo, podem ser alternadas entre as pessoas).

-Senhor, nascei em nossos corações para que busquemos a santidade.

T-VINDE, SENHOR JESUS!

- Nascei, Senhor, nos corações dos políticos e governantes, para que sejam honestos.

T-VINDE, SENHOR JESUS!

- Nascei, Senhor, nos corações de todos os que não acreditam em vossa divindade, para que se tornem cristãos.

T-VINDE, SENHOR JESUS!

- Nascei, Senhor, nos corações dos pobres e marginalizados, para que passem a viver uma vida plena.

T-VINDE, SENHOR JESUS!

- Nascei, Senhor, nos corações dos dependentes químicos e alcoólicos, para que consigam a sobriedade.

T-VINDE, SENHOR JESUS!

- Nascei, Senhor, nos lares, para que não abandonem seus idosos.

T-VINDE, SENHOR JESUS!

- Nascei, Senhor, em todos os que cuidam dos idosos nos asilos, e também nos próprios idosos, para que Vos ofereçam seus sofrimentos.

T-VINDE, SENHOR JESUS!

- Nascei, Senhor, nos corações dos doentes e agonizantes, para que creiam na vossa graça e sejam confortados.

T-VINDE, SENHOR JESUS!

- Nascei, Senhor, nos corações dos prisioneiros, para que aproveitem o tempo de reclusão para sua conversão.

T-VINDE, SENHOR JESUS!

- Nascei, Senhor, nos corações dos ricos e abastados, para que sintam desejo de ajudar os necessitados e renunciem aos exageros que suas riquezas lhes proporcionam.

T-VINDE, SENHOR JESUS!

- Nascei, enfim, Senhor, em todos os corações, para que sejais tudo em todos.

T-VINDE, SENHOR JESUS!

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

-Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

5- VAMOS CONVERSAR

Como você comemora o Natal? Sabe de brigas que houve em algumas famílias no dia do Natal?


6- ORAÇÃO FINAL

(Pode ser a Salve-Rainha, 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória pelo Papa e pelas necessidades da Igreja. Se for oportuno, pode-se cantar um canto final).


 ORAÇÃO DO DIA 

Ó Deus, que revelastes ao mundo o esplendor da vossa glória pelo parto virginal de Maria, dai-nos venerar com fé pura e celebrar sempre com amor sincero o mistério tão profundo da encarnação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

QUARTO DIA

A APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO

1-Oração inicial: uma dezena do terço contemplando a apresentação de Jesus no templo.

2-Leitura de Lucas 2,22-29:

Naquele tempo, 22-quando se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, 23 conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor”. 24 Para tanto, deviam oferecer em sacrifício um par de rolinhas ou dois pombinhos, como está escrito na Lei do Senhor. 25 Ora, em Jerusalém vivia um homem piedoso e justo, chamado Simeão, que esperava a consolação de Israel. O Espírito do Senhor estava com ele. 26 Pelo próprio Espírito Santo, ele teve uma revelação divina de que não morreria sem ver o Ungido do Senhor. 27 Movido pelo Espírito, foi ao templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao templo para cumprirem as disposições da Lei, 28 Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: 29 “Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz

 

3- MEDITAÇÃO

Maria, José, e depois Jesus, faziam questão de frequentarem o templo. Muitos cristãos acham que podem rezar só em casa e tudo fica certo!

Isso é errado. Todos devemos ir à missa nos finais de semana e, se der, também durante a semana, nos dias de festa, nos encontros paroquiais, quando é aberto a todos, nos retiros paroquiais, participar de algum movimento ou um grupo dentro da comunidade, enfim, participar ativamente de nossa comunidade!

Diz o salmo 83(84): “Quão amável, ó Senhor, é a vossa casa! Quanto a amo, Senhor Deus do universo”!

Muitos abandonam a Igreja e não vão à Missa porque não gostam do padre!

Isso é muito desagradável, e não era praticado por Jesus. Jesus não gostava dos fariseus e dos que dirigiam o templo. Mesmo assim o frequentava, apesar de passar noites em oração nos montes e lugares desertos. Vamos procurar fazer o mesmo! Pode acontecer que o padre esteja tentando corrigir um problema verdadeiro e que nós tenhamos um pouco de culpa pelo que está acontecendo... 

Diz o Salmo 83(84): “Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar”!

 

4- ORAÇÃO MEDITATIVA 

(se feita em grupo, podem ser alternadas entre as pessoas).

- Maria, como apresentastes Jesus no templo, apresentai-o sempre a nós.

T- MARIA, APRESENTAI-NOS O SALVADOR!

- Apresentai a Jesus nossas lágrimas, sofrimentos, as lágrimas das mães que sofrem por causa de seus filhos e as dos doentes.

T- MARIA, APRESENTAI-NOS O SALVADOR!

- Apresentai Jesus às autoridades, para que o sigam e sejam honestas.

T- MARIA, APRESENTAI-NOS O SALVADOR!

- Apresentai Jesus aos professores, para que creiam e cumpram bem sua missão.

T- MARIA, APRESENTAI-NOS O SALVADOR!

-Apresentai Jesus aos desempregados, para que não desanimem e encontrem emprego.

T- MARIA, APRESENTAI-NOS O SALVADOR!

-Apresentai Jesus aos doentes e agonizantes

T- MARIA, APRESENTAI-NOS O SALVADOR!

-Apresentai Jesus aos não cristãos, para que creiam nele.

T- MARIA, APRESENTAI-NOS O SALVADOR!

-Apresentai Jesus aos adolescentes e jovens, para que não se deixem levar pelo consumismo e ideias errôneas.

T- MARIA, APRESENTAI-NOS O SALVADOR!

-Apresentai Jesus aos que trabalham com os Meios de Comunicação Social, para que haja honestidade e cristianismo na informação e formação da opinião pública.

T- MARIA, APRESENTAI-NOS O SALVADOR!

-Apresentai Jesus aos que praticam o mal, para que se convertam.

T- MARIA, APRESENTAI-NOS O SALVADOR!

-Apresentai Jesus ao tíbios e acomodados, para que se lancem ao trabalho pelo Reino de Deus.

- T- MARIA, APRESENTAI-NOS O SALVADOR!

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

5- VAMOS CONVERSAR

-Qual é a sua frequência à igreja? Que importância você dá à Missa? (Ou, se as pessoas do grupo são frequentadoras da missa, a pergunta pode ser: Quais são os prováveis motivos pelos quais muitas pessoas não frequentam as igrejas?).


 6- ORAÇÃO FINAL

(Pode ser a Salve-Rainha, 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória pelo Papa e pelas necessidades da Igreja. Se for oportuno, pode-se cantar um canto final).

  ORAÇÃO DO DIA 

Senhor Deus, ao anúncio do Anjo, a Virgem imaculada acolheu vosso Verbo inefável e, como habitação da divindade, foi inundada pela luz do Espírito Santo. Concedei que, a seu exemplo, abracemos humildemente a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


QUINTO DIA

O ENCONTRO DE JESUS NO TEMPLO

1-Oração inicial: uma dezena do terço contemplando a perda e o encontro de Jesus no templo.

2-Leitura de Lucas 2,41-52

Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa.42Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume.43      Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem.44    Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos.45    Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o.46 Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo- lhes perguntas.47Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas.48 Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!”49 Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?”50Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou.51Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração.52    E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens.


 3- MEDITAÇÃO

José e Maria, após três dias de busca, encontraram Jesus no templo. Nós precisamos aprender a viver de tal modo que as pessoas possam encontrar Jesus em nosso modo de viver.

O Padre Carlos de Foucauld costumava lembrar isso dizendo: “Precisamos pregar o evangelho não só com as palavras, mas gritá-lo com nossa vida”. Quer dizer: que nossa vida seja não só um simples anúncio do evangelho, mas um grito, ou seja, que seja de tal modo cristã, a fim de que proclame de forma abundante o Reino de Deus. Senhor, que gritemos o Evangelho com nossa vida! 

Nesta novena do Santo Natal, façamos um bom exame de consciência, sincero e humilde, acerca de nossos defeitos, pecados, vícios e manias, a fim de lutarmos decididamente contra eles.

É preciso que saibamos que muitas brigas e problemas que acontecem em nossa família ou em nossa vida provêm de nós mesmos, de nossos defeitos e falhas, e não só dos defeitos dos outros, como muitos acham. Vejam que Jesus percebeu que não podia ainda viver de modo livre, pois dependia de seus pais. Diz o texto que Jesus lhes era obediente. Que Deus tenha compaixão de nós, porque pecamos muito contra Ele!

 

4- ORAÇÃO MEDITATIVA 

(se feita em grupo, podem ser alternadas entre as pessoas).

-Como José e Maria vos encontraram no templo, Senhor, que nós sempre lá o encontremos!

T- BENDITO SEJAIS, SENHOR!

-Que os pecadores empedernidos vos encontrem, Senhor.

T- BENDITO SEJAIS, SENHOR!

-Que os pobres e marginalizados vos encontrem, Senhor.

T- BENDITO SEJAIS, SENHOR!

-Que os governantes e autoridades vos encontrem, Senhor.

T- BENDITO SEJAIS, SENHOR!

-Que os padres, bispos e diáconos vos encontrem, Senhor

T- BENDITO SEJAIS, SENHOR!

-Que todos os cristãos leigos vos encontrem, Senhor.

T- BENDITO SEJAIS, SENHOR!

-Que todos os prisioneiros vos encontrem, Senhor.

T- BENDITO SEJAIS, SENHOR!

-Que o mundo todo vos encontre, Senhor, para que haja a paz mundial.

T- BENDITO SEJAIS, SENHOR!

-Que vos encontremos, Senhor, nos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia.

T- BENDITO SEJAIS, SENHOR!

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

5- VAMOS CONVERSAR

Até que ponto você reconhece sua culpa nos problemas de sua família ou de sua vida? (Ou então: Muitas pessoas têm dificuldade em assumir a própria culpa nos problemas da família, do grupo que frequenta ou da própria vida. Comente isso.).


6- ORAÇÃO FINAL

(Pode ser a Salve-Rainha, 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória pelo Papa e pelas necessidades da Igreja. Se for oportuno, pode-se cantar um canto final).

  ORAÇÃO DO DIA 

Ouvi com bondade, ó Deus, as preces do vosso povo, para que, alegrando-nos hoje com a vinda do vosso Filho em nossa carne, alcancemos o prêmio da vida eterna, quando ele vier na sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


SEXTO DIA

OS PASTORES: OS MARGINALIZADOS AMADOS POR DEUS

1-Oração inicial: uma dezena do terço contemplando a visita dos pastores ao presépio.

2-Leitura de Lucas 2,8-20

8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10-O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados” 15  Quando os anjos se afastaram deles, para o céu, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, para ver o que aconteceu, segundo o Senhor nos comunicou.16    Foram, pois, às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura.17      Quando o viram, contaram as palavras que lhes tinham sido ditas a respeito do menino.18      Todos os que ouviram os pastores ficavam admirados com aquilo que contavam.19      Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração.20  Os pastores retiraram-se, louvando e glorificando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, de acordo com o que lhes tinha sido dito.

 

3- MEDITAÇÃO

Os pastores eram muito odiados e desprezados pelas outras pessoas, pelo tipo de trabalho que exerciam. As ovelhas muitas vezes invadiam as plantações dos agricultores e estragavam tudo. E tinham um certo mau-cheiro. O próprio Papa Francisco lembrou isso quando disse que os atuais pastores devem ter o cheiro das ovelhas, para significar a presença constante no meio do povo.  É incrível lermos na Bíblia que Jesus se manifestou primeiramente a eles. Isso é realmente obra de Deus.

Jesus quer nos lembrar, com isso, que não devemos desprezar ninguém. Todos, por piores ou repugnantes que sejam, são filhos muito amados de Deus. Deus nos ama a todos como seus filhos queridos.

É preciso que a diocese e as paróquias sempre descubram métodos novos para agregar novamente à vida na sociedade tantos irmãos nossos que vivem à margem dela.

Todos, sem exceções, têm o direito de ganharem dinheiro suficiente para terem uma casa própria, boa alimentação, poderem educar seus filhos de modo decente, sem privações do necessário.

E, na I(i)greja, tanto com “i” maiúsculo como com “i” minúsculo, as pessoas marginalizadas nunca deveriam ser desprezadas, mas atendidas com amor e atenção, a fim de terem seus problemas, se não resolvidos, pelo menos encaminhados e sob controle.

Diz Jesus em João 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância. Jesus diz TODOS. Não apenas alguns privilegiados.

 

4- ORAÇÃO MEDITATIVA

 (se feita em grupo, podem ser alternadas entre as pessoas).

-Senhor, destes preferência aos pastores, que eram tão marginalizados, para anunciar em primeiro lugar o vosso nascimento!

T- QUE NINGUÉM SEJA DESPREZADO!

-Pedimos por todos os pobres e marginalizados da sociedade.

T- QUE NINGUÉM SEJA DESPREZADO!

-Pedimos pelos que trabalham no campo, a fim de que não desanimem!

T- QUE NINGUÉM SEJA DESPREZADO!

-Pedimos que todos possamos encontrar-vos, Senhor, com muita humildade e amor, no presépio de nossa vida!

T- QUE NINGUÉM SEJA DESPREZADO!

-Pedimos que sempre tenhamos disposição para dar glória a vós, Senhor!

T- QUE NINGUÉM SEJA DESPREZADO!

-Pedimos que os atuais pastores da Igreja nunca desprezem ninguém na prática pastoral.

T- QUE NINGUÉM SEJA DESPREZADO!

-Pedimos pelos catequistas e catequizandos de nossa paróquia.

T- QUE NINGUÉM SEJA DESPREZADO!

-Pedimos pelos que trabalham à noite e nos finais de semana, que tenham um tempo semanal para vos louvar na igreja.

T- QUE NINGUÉM SEJA DESPREZADO!

-Pedimos que, como os pastores, que acorreram ao presépio, sempre estejamos dispostos a irmos em vossa busca!

T- QUE NINGUÉM SEJA DESPREZADO!

-Pedimos que nesta novena do Natal nos convertamos, a fim de podermos caminhar com Jesus o restante de nossas vidas!

T- QUE NINGUÉM SEJA DESPREZADO!

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

5- VAMOS CONVERSAR

Como estamos ajudando e como poderíamos ajudar melhor as pessoas que vivem à margem da sociedade?


6- ORAÇÃO FINAL

(Pode ser a Salve-Rainha, 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória pelo Papa e pelas necessidades da Igreja. Se for oportuno, pode-se cantar um canto final).

  ORAÇÃO DO DIA 

Ó Deus de misericórdia, vendo o ser humano entregue à morte, quisestes salvá-lo pela vinda do vosso Filho; fazei que, ao proclamar humildemente o mistério da encarnação, entremos em comunhão como Redentor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


SÉTIMO DIA

OS REIS MAGOS: OS PAGÃOS ENCONTRAM JESUS

1-Oração inicial: uma dezena do terço contemplando a visita dos magos ao presépio.

2-Leitura de Mateus 2,1-12

Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: 'Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.' 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: 'Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo.' 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: 'Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo.' 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho. Palavra da Salvação.

 

3- MEDITAÇÃO

Os magos estão representando, no presépio, a presença dos pagãos, ou seja, dos que não são cristãos. Todos são convidados a ouvirem as palavras de Jesus e, conhecendo sua divindade, acreditarem, mudando de vida.

No mundo há cerca de apenas 33% de cristãos, ou seja, pouco mais de 2 bilhões de adeptos, contra 67% de não cristãos, incluindo aí os ateus e agnósticos, cerca de pouco mais de 4 bilhões. Como se vê, temos muito ainda a evangelizar para que Jesus seja aceito no mundo que Ele criou com o Pai e o Espírito Santo.

Nós, católicos, às vezes temos muita vaidade, orgulho, diante das outras religiões. Achamos que só nós vamos nos salvar, como, aliás, era costume dos fariseus. Muitos crentes de outras religiões fazem a mesma coisa: acham que só eles vão se salvar.

O salmo 14(15) diz: “Senhor, quem poderá morar em vossa casa? É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade e não calunia, que em nada prejudica o seu irmão, nem insulta o seu vizinho".

Só será digno de simbolicamente participar do presépio, quem agir de acordo com os ensinamentos de Jesus, que se resume em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como Deus nos ama.

Desse modo, pertencer ou não à Igreja católica só terá valor se a pessoa procurar, com todas as forças, praticar o Evangelho. Não basta apenas pertencer à Igreja Católica externamente, sem uma busca de santidade. A grande vantagem da Igreja Católica é que facilita muito nossa caminhada e é a única fundada pelo próprio Senhor Jesus Cristo.

 

4- ORAÇÃO MEDITATIVA

 (se feita em grupo, podem ser alternadas entre as pessoas).

-Por todos os imigrantes que estão em nosso país, para que possam reconstruir aqui suas vidas, ou, se for o caso, possam voltar às suas pátrias.

T- NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Pelos muçulmanos, judeus e todos os não-cristãos, para que acreditem na divindade de Jesus,

T- NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Pelos povos indígenas, para que recebam o anúncio do Evangelho e tenham suas reivindicações atendidas,

T- NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Para que, pelo símbolo do ouro, doado pelos magos, mostremos que aceitamos Jesus como nosso Rei,

T- NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Para que, pelo símbolo do incenso, doado pelos magos, mostremos que aceitamos e obedecemos a Jesus como nosso Deus e Senhor,

T- NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Para que, pelo símbolo da mirra, doada pelos magos, mostremos que Jesus se fez homem por amor a nós,

T- NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Para que os governantes de todos os países saibam que devem governar com humildade e reconhecer apenas Jesus como o verdadeiro rei,

T- NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Para que o ecumenismo, ou seja, o diálogo entre as religiões, se torne uma prática constante em nossa sociedade,

T- NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

5- VAMOS CONVERSAR

Como você trata as pessoas de outras religiões e seitas? Será que devemos tentar convertê-las?

 

6- ORAÇÃO FINAL

(Pode ser a Salve-Rainha, 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória pelo Papa e pelas necessidades da Igreja. Se for oportuno, pode-se cantar um canto final).

  ORAÇÃO DO DIA 

Deus eterno e todo-poderoso, ao aproximar-nos do natal do vosso Filho, concedei-nos obter a misericórdia do Verbo, que se encarnou no seio da Virgem e quis viver entre nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

OITAVO DIA

A FUGA PARA O EGITO: OS IMIGRANTES

1-Oração inicial: uma dezena do terço contemplando a fuga da Sagrada Família para o Egito.

2-Leitura de Mateus 2,13-15.19-23

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 13Depois que os magos partiram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. 19Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e volta para a terra de Israel, pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”. 21José levantou-se, pegou o menino e sua mãe e entrou na terra de Israel. 22Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai, Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia 23e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado nazareno”. – Palavra da salvação


 3- MEDITAÇÃO

Emigrante é quem sai de um país. Imigrante é quem entra. Migrante é quem muda de cidade ou de Estado dentro de um mesmo país. 

É admirável a prontidão com que José e Maria obedeceram ao pedido do anjo de que fossem para o Egito! E é preciso lembrar que esse pedido foi feito num simples sonho! Quem de nós faria algo tão arriscado assim obedecendo apenas a um sonho?

Realmente, uma viagem dessas naquele tempo, pelo deserto, com um nenê de colo, não era nada fácil! A fé que a Sagrada Família tinha em Deus deixa-nos admirados! Confiaram plenamente na Providência Divina. Diz o salmo: “Espero em vós, Senhor, mais do que o vigia espera pela aurora”.

Muitos mudam de cidade, de Estado, não por causa do pedido de um anjo, mas para não morrerem de fome. Há regiões do Brasil em que é quase impossível viver em certas épocas do ano. Quando essas pessoas ou essas famílias se mudam, agem também confiando plenamente na Providência Divina.

Entre nós, por exemplo, pode haver pessoas de outras cidades ou Estados. O migrante, como é chamada a pessoa que muda de um lugar para outro num mesmo país, sofre muito nos novos lugares que escolheram para morar. Precisamos ajudá-los e acolhê-los. É o próprio Cristo que ajudamos quando ajudamos o migrante. Diz Mateus 25: “Eu era peregrino e me acolhestes”.

 

4- ORAÇÃO MEDITATIVA

 (se feita em grupo, podem ser alternadas entre as pessoas).

-Pelos migrantes de nosso país, a fim de que resolvam seus problemas econômicos

-TODOS: NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Senhor, que tratemos bem os imigrantes, principalmente os que vêm morar próximos a nós.

-TODOS: NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Senhor, como fostes estrangeiro no Egito, que tratemos bem todos os estrangeiros.

-TODOS: NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Que todos os que estão para nascer sejam bem vindos ao nosso mundo e nunca mais haja abortos,

-TODOS: NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Sagrada Família Jesus, Maria e José, que fostes acolhidos no Egito, que sempre acolhamos os pobres e necessitados

-TODOS: NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Que os migrantes tenham condições de voltarem às suas terras de origem quando desejarem

-TODOS: NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Pelas famílias deixadas pelos seus chefes, que as deixam para procurarem emprego em outros lugares

-TODOS: NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

-Para que nos lembremos sempre de que somos migrantes e peregrinos neste mundo e que o nosso destino é a vida eterna,

-TODOS: NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírit 

 

5- VAMOS CONVERSAR

1- Você conhece algum imigrante ou migrante? Como os migrantes estão sendo tratados?

2- Você confia na Providência Divina? Dê um exemplo.

 

6- ORAÇÃO FINAL

(Pode ser a Salve-Rainha, 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória pelo Papa e pelas necessidades da Igreja. Se for oportuno, pode-se cantar um canto final).


  ORAÇÃO DO DIA 

Apressai-vos e não tardeis, Senhor Jesus, para que a vossa chegada renove as forças dos que confiam em vosso amor. Vós, que sois Deus com o Pai , na unidade do Espírito Santo.


NONO DIA

CELEBRAÇÃO

1-Oração inicial: uma dezena do terço contemplando o nascimento de Jesus.

2-Leitura de Lucas 2,1-7:

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.

 

3- MEDITAÇÃO

Meus amigos, estamos hoje reunidos fraternalmente para concluirmos esta novena do Santo Natal. Duas coisas muito importantes desses nove dias foram a oração e o nosso encontro. Jesus disse que onde houver 2 ou mais reunidos em seu nome, ele ali estará. A desunião, a falta de diálogo, as brigas, são as maiores armas que o maligno usa para tentar destruir a família e a Igreja.

Jesus nasceu entre nós, pobre e humilde, numa cocheira. Seu primeiro berço não foi de ouro, ou mesmo como o nosso, mas sim um cocho onde os animais comem. Manjedoura é uma palavra bonita, mas seu significado é: onde os animais comem capim. Tanto que é talvez daí que vem a palavra "manjar". Manger, em francês, é comer. Atualmente, para anunciar também que Jesus depois morreu e ressuscitou para nos salvar, muitos exigem tantos privilégios! Muitos se colocam numa esfera de poder e acima dos outros. Jesus se fez pobre e humilde para nos anunciar o Evangelho. Não tinha privilégio social algum. As autoridades da Igreja, por exemplo, são convidadas a estarem a serviço, e não a serem servidas. 

Diz o evangelho que, quando tivermos cumprido todas as ordens recebidas, devemos dizer: "somos servos inúteis, fizemos apenas o que deveríamos fazer". Pregar o evangelho é muito mais que um privilégio: é uma obrigação, um serviço. E quanto ao privilégio que temos em poder anunciá-lo, isso vai ser cobrado de nós já no juízo particular após nossa morte. 


 4- VAMOS CONVERSAR

Hoje vamos recordar alguns pontos importantes sobre os quais conversamos nesta novena. 

5- ATO PENITENCIAL

Tendo isso no coração e na mente, peçamos perdão de nossos pecados:

Confesso a Deus, todo poderoso, e a vós, irmãos e imãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa, e peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Todos: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém. (Se houver um padre, o padre diz isso sozinho). 

 

6- ORAÇÃO COMUNITÁRIA

Elevemos as nossas orações a Deus, para que neste último dia da novena do Natal ele nos atenda:

(orações espontâneas)

Concluindo as orações: Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

  ORAÇÃO DO DIA 

Ó Deus, que reacendeis em nós cada ano a jubilosa esperança da salvação, dai-nos contemplar com toda a confiança, quando vier como juiz, o Redentor que recebemos com alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


7- BÊNÇÃO FINAL

TODOS (se não houver junto um padre ou um diácono):

Deus, todo-poderoso e cheio de misericórdia, nos abençoe e nos guarde para a vida eterna. Amém.

 

8- NOITE FELIZ

Noite feliz, noite feliz

Ô, senhor, Deus de amor

Pobrezinho, nasceu em Belém

Eis na lapa Jesus, nosso bem

Dorme em paz, ó, Jesus

Dorme em paz, ó, Jesus

 

Noite feliz, noite feliz

Ó, Jesus, Deus da luz

Quão afável é teu coração

Que quiseste nascer nosso Irmão

E a nós todos salvar

E a nós todos salvar

 

Noite feliz, noite feliz

Eis que no ar vem cantar

Aos pastores, os anjos dos céus

Anunciando a chegada de Deus

De Jesus salvador

De Jesus salvador

 

9- NOS TEMPOS SEM PANDEMIA, PODE HAVER UMA CONFRATERNIZAÇÃO.