Leitura: Tiago 3,1-10
Salmo 11(12) R-Com certeza, ó Senhor, nos guardareis!
Evangelho de Marcos 9,2-13
" 2.Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E 3.transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas. 4.Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus. 5.Pedro tomou a palavra: “Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. ADVERTISEMENT 6.Com efeito, não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados.* 7.Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o”. 8.E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles. 9.Ao descerem do monte, proibiu-lhes Jesus que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do Homem houvesse ressurgido dos mortos. 10.E guardaram esta recomendação consigo, perguntando entre si o que significaria: “Ser ressuscitado dentre os mortos”. 11.Depois lhe perguntaram: “Por que dizem os fariseus e os escribas que primeiro deve voltar Elias?”.* 12.Respondeu-lhes: “Elias deve voltar primeiro e restabelecer tudo em ordem. Como então está escrito acerca do Filho do Homem que deve padecer muito e ser desprezado?* 13.Mas digo-vos que também Elias já voltou e fizeram-lhe sofrer tudo quanto quiseram, como está escrito dele"
COMENTÁRIO:
Na primeira leitura São Tiago fala da importância de termos cuidado com o que falamos. A língua, diz ele, é um pequenino órgão de nosso corpo que pode nos trazer muitos problemas quando mal utilizada, ou seja, quando falamos coisas que não devíamos falar. Quando não sabemos o que falar, ou quando não podemos falar aquilo que nos perguntam, fiquemos calados. Ou, no máximo, falemos que não podemos falar sobre aquilo.
Quantos pecados são cometidos diariamente de calúnias, xingamentos, imprecações, blasfêmias, bobagens, pornografia, neste mundo! Devemos mesmo ser bem chatos ao recusar ouvir certos tipos de piadas sujas que nas rodinhas de amigos às vezes acontecem. Ser chato, nessas horas, é uma atitude de virtude. Se não conseguirmos brecar a tal piada, saiamos dali, rezemos para aqueles que estão pecando ao falarem coisas que não deviam.
A língua, por outro lado, tem uma coisa muito positiva: com ela podemos louvar e bendizer a Deus, pedir as graças de que necessitamos para o nosso dia a dia, falar as coisas bonitas que Deus nos inspirou, consolar e aconselhar as pessoas...
No evangelho vamos ver ao mesmo tempo a Transfiguração maravilhosa de Jesus no Monte Tabor e o anúncio de sua próxima Paixão, morte e ressurreição. Deus Pai mostrou aos que ali estavam que Jesus é realmente Deus, e todos deveriam ouvi-lo e segui-lo. É bom estar com Jesus na transfiguração, mas é muito dolorido acompanhá-lo na Cruz. Para isso temos que rezar muito e fazer a penitência que pudermos.