2º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO A
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª leitura: Isaías 49,3.5-6
Salmo 39(40) R- Eu disse: eis que venho Senhor, com prazer faço a vossa vontade!
2ª leitura: 1 Coríntios 1,1-3
Evangelho de João 1,29-34
Naquele tempo: 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: 'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel'. 32E João deu testemunho, dizendo: 'Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: `Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!' Palavra da Salvação.
Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Na verdade, como o cordeiro pascal era imolado para que Deus perdoasse os pecados dos que o ofereciam, assim Jesus se ofereceu para ser imolado como um Cordeiro, e ele, na verdade, abriu-nos as portas do céu, tirou a maldição que envolvia o ser humano.
Agora, desde sua morte e ressurreição, todos estão convidados para entrarem no céu e viver em sua presença pelo restante da eternidade.
É preciso dizer que Jesus obedeceu o Pai até o último instante de vida. Ele poderia, se quisesse, sair da cruz. Quem com o Pai criou o mundo e tudo o que existe, também com o Espírito Santo, poderia muito bem ter saído de uma cruz.
Entretanto, se ele não obedecesse ao Pai plenamente quem estaria perdida seria a humanidade. A humanidade, com a obediência de Jesus, foi redimida da desobediência dos nossos primeiros pais, lá no início do ser humano na terra. Uma obediência plena que perdoou uma desobediência plena.
Todas as vezes que participamos da missa, estamos celebrando essa salvação trazida por Jesus por meio de sua morte e ressurreição. Toda missa é uma páscoa que nos liberta.
Eu estou disposto a obedecer em tudo ao Pai. Pelo menos vou tentar ao máximo, e rezar muito para não fraquejar. E você?