TERÇA-1ADV

TERÇA-FEIRA DA 1ª SEMANA DO ADVENTO

03/12/2024

São Francisco Xavier 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: Isaías 11,1-10 

Salmo 71(72)-R- Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre. 

 Evangelho de Lucas 10,21-24

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”. – Palavra da salvação.

Comentário:

As palavras de Isaías jamais se concretizaram, a não ser pelo nascimento de Jesus. É um convite para a paz mundial, em que todos poderão conviver juntos como irmãos, mas nem todos atendem ao pedido de Jesus para uma conversão sincera. Entretanto, essa paz gostosa de que fala o profeta vai ser, sim, conseguida, quando o Reino de Deus se completar.

O Reino de Deus é um “já começou” mas “ainda não se completou”. Quando se completar, vamos viver em paz entre nós e com a natureza toda.  No evangelho Jesus diz exatamente isso: para conhecer o Pai é preciso ser pequeno, ser humilde, conhecer a própria insignificância. Quem é soberbo e cheio de si nunca vai dar espaço para Deus agir. Essa é a grande realidade! Quanto mais nos esvaziarmos de nós mesmos, de nossos orgulhos vãos, mais vamos nos plenificar de Deus, de seu amor, de sua beleza.