SEGUNDA-20TC

2ª FEIRA DA 20 ª SEMANA COMUM

19/08/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Ezequiel 24,15-24

Salmo Responsorial Deut 32-R- Esqueceram o Deus que os gerou

Evangelho Mateus 19,16-22

 

Alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” 17 Ele respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. – 18  “Quais?”, perguntou ele. Jesus respondeu: “Não cometerás homicídio, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19 honra pai e mãe, ama teu próximo como a ti mesmo”. 20 O jovem disse-lhe: “Já observo tudo isso. Que me falta ainda?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22 Quando ouviu esta palavra, o jovem foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens.


COMENTÁRIO:

 

Na primeira leitura a esposa do profeta Ezequiel morre, mas Deus pediu-lhe que não fizesse o luto costumeiro para mostrar ao povo que ninguém iria ter tempo de fazer luto pela destruição próxima do Templo de Jerusalém, nem dos mortos pela invasão e destruição. As pessoas do povo haveriam de reconhecer nos acontecimentos a ação de Deus que castiga os pecados e, em reconhecendo isso, voltem para Deus e passem a obedecê-lo.

 

Deus não se alegra com os nossos males, mas os usa para evitar-nos um mal maior, que seria a condenação eterna. Nenhum mal que já ocorreu ou que ainda vai ocorrer neste mundo pode sequer comparar-se com os males que as pessoas sofrem no inferno. Jesus mostrou, mais tarde, que Deus se rejubila com a conversão do pecador. Deus nos quer juntos dele, mas não nos obriga a isso. Por isso, quando acontece alguma desgraça, aproveita-a para a nossa conversão. É um modo de nos converter para estarmos juntos dele na eternidade.

 

Quanto ao evangelho, o jovem foi convidado a ser um discípulo mais próximo de Jesus, talvez até um apóstolo. Ele recusou porque era muito rico. Nós podemos até não ser ricos, mas muitas vezes recusamos também o que Deus pede para nós. Vamos nos conscientizar disso, pedir perdão a Deus, se for preciso por meio de um sacerdote no sacramento da Confissão e recomeçar vida nova, de modo a sermos mais atentos à vontade e ao chamado de Deus em nossa vida.

 

Precisamos decidir o que realmente nos é necessário para que tenhamos uma vida santa. Sinceramente, eu, que vos escrevo, aprendi isso a duras penas. Quando nos acontece algum acontecimento que nos faz sofrer, devemos até agradecer a Deus, se esse acontecimento serviu para nos aproximar dele. Eu agradeço todos os percalços que tive que suportar em minha vida. Eles deram um impulso à minha intimidade com Deus.