TERÇA-23TC

3ª FEIRA DA 23 ª SEMANA COMUM

10/09/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 1ª Leitura: 1 Coríntios 6,1-11

Salmo Responsorial 149-R- O Senhor ama  seu povo de verdade.

 Evangelho Lucas 6,12-19

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus.13   Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos:14      Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;15  Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote;16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor.17 Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia.18  Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos impuros eram curados.19 A multidão toda tentava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.

COMENTÁRIO:


Na primeira leitura, S. Paulo fala que devemos evitar resolver nossas querelas em público, e mais ainda quando somos irmãos na fé. Nossas inevitáveis contendas devem ser resolvidas entre nós mesmos, com muita caridade. É preferível ser prejudicado, quando isso não causa grandes danos, do que escandalizar a comunidade e até as pessoas fora da comunidade com nossas brigas. Nossos relacionamentos, também econômicos, devem ser definidos segundo a caridade e não segundo a vingança, o ódio, a falta de perdão.

O evangelho nos mostra que, antes de escolher os 12 apóstolos, Jesus passou a noite toda em oração. Essa foi a decisão mais importante de Jesus. Eles seriam a garantia do futuro da Igreja. São enviados como missionários para levar a Boa Nova da Salvação a todas as pessoas do mundo todo e de todos os tempos.

Além do fato em si, o que nos ensina também este texto é a necessidade de orarmos em todo o tempo e lugar, e principalmente quando temos que tomar alguma decisão. Mesmo Jesus, sendo Deus, precisou dessa oração enquanto homem. E isso cabe a todos nós. Decidir coisas sem a oração é arriscado e caímos num individualismo perigoso. Quando unimos nossas forças entre nós e pedimos também a graça de Deus, ela nos será dada e tudo vai correr como o desejado. Nem sempre como o desejado por nós, mas às vezes muito melhor, ou seja, como o desejado por Deus.