SÁBADO-5TC

SÁBADO DA 5ª SEMANA COMUM

10/02/2024 

Santa Escolástica

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 Reis 12,26-32;13,33-34

Salmo  105(106) R- Lembrai-vos, ó Senhor, lembrai-vos; segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.

Evangelho de Marcos 8,1-10


Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2'Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe.' 4Os discípulos disseram: 'Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?' 5Jesus perguntou-lhes: 'Quantos póes tendes?' Eles responderam: 'Sete.' 6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete póes, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo. 7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta. Palavra da Salvação.


Comentário:

Na primeira leitura vemos como Jeroboão começou a adorar deuses falsos e acabou derrotado. No evangelho vemos a multiplicação dos pães.

Podemos colocar em comum, nas duas leituras, a confiança que devemos ter em Deus. Tanto na primeira leitura como no evangelho, percebemos que a confiança plena em Deus é a única coisa que realmente pode nos fazer feliz e progredir na vida espiritual.

A paz, coisa tão procurada, só pode ser conseguida se permanecermos fiéis a Deus.

E na multiplicação dos pães, devo lembrar que não está correta a explicação que muitos dão (eu mesmo a dei várias vezes) de que apenas houve partilha do lanche que haviam levado.

No evangelho está bem claro que eles só possuíam sete pães e alguns peixinhos. O milagre aconteceu mesmo, não apenas na partilha, mas por força de Jesus.

Fica aqui um convite para aderirmos a Cristo com todas as nossas forças, a fim de que possamos nos santificar e sermos sempre felizes, deixando de lado os falsos deuses atuais. Só o verdadeiro Deus pode nos fazer feliz.