SÁBADO-24TC

São Mateus Apóstolo, festa.

21/09/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Efésios 4, 1-7.11-13

Salmo Responsorial: 18(19) R- Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

Evangelho: Mateus 9,9-13 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 9Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. – Palavra da salvação.

Comentário: 

Mateus era cobrador de imposto, profissão condenada pelos escribas e fariseus. Quem a exercesse era considerado pecador. Na verdade, havia muita roubalheira nessa profissão. 

Na primeira leitura, S. Paulo diz que Deus nos chama para várias vocações dentro da Igreja. Uma delas é a dos Apóstolos, do grupo dos doze, do qual Mateus faz parte. 

Nós não somos apóstolos dessa categoria, mas somos chamados a ser apóstolos no dia a dia principalmente com o nosso bom exemplo. 

O bom exemplo vale por mil palavras. Nossas palavras terão maior peso se praticarmos o que pregamos. 

E se até agora não fizemos desse modo, convertamo-nos e passemos a “Gritar” e não apenas proclamar o evangelho não apenas com nossas palavras, mas com a nossa vida (S. Carlos de Foucauld). 

Mateus nos dá o exemplo de como transformar-se de pecador em santo, mediante o arrependimento sincero de nossos pecados. 

Se você estiver interessado em saber mais sobre São Carlos de Foucauld, veja nosso blog

https://gritaroevangelho.blogspot.com.br