TERÇA-14TC

3ª FEIRA DA 14ª SEMANA COMUM

09/07/2024

Sta. Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

 

1ª Leitura: Oseias 8,4-7.11-13

Salmo Responsorial 113b (115) Confia, Israel, no Senhor!

Evangelho Mateus 9,32-38

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Oseias mostra a idolatria do povo com o consequente abandono do Deus verdadeiro e não dão atenção para os mandamentos. Pecam a mais não poder. Será que isso não poderia ser o retrato de nosso tempo? Mesmo muitos dos que seguem a religião estão comprometidos também com tantos outros "deuses" que os separam do verdadeiro Deus. Deus não ouve as orações dos que estão misturados com o pecado e com tantas coisas que os separam dele!

O pecado de Adão e Eva foi justamente o que a maioria dos pecadores fazem: decidir o que é pecado ou não. Não somos nós que escolhemos as leis, os mandamentos: É Deus quem os dá a nós. Cabe a nós simplesmente obedecê-los. E isso não é para o benefício de Deus, que é independente de tudo o que existe, mas para o nosso próprio benefício. Ele sabe o que é bom para nós, e os mandamentos são, na verdade, uma escada para chegarmos um dia à felicidade eterna.

É inútil lutar contra Deus, como fez Jacó. Deus se esconde, muitas vezes, em nossa vida, como comentamos ontem, mas ele continua firme a enfrentar a nossa “luta” contra ele, até que consiga convencer-nos que o plano dele é melhor. Mas Deus é um lutador honesto. Ele não nos força a aceitar a ideia dele para conosco. 

O problema é que nós não nos conhecemos como Deus nos conhece, diz o salmo 139. Deus nos conhece célula por célula. Ele sabe o que é melhor para nós. Peçamos que ele nos revele sempre a sua vontade para podermos cumpri-la e fazê-lo ganhar a luta que travamos contra ele. Na verdade, quando perdemos para Deus, somos nós que estamos ganhando. 

No evangelho Jesus vê o povo abandonado e sente pena. Pede a todos nós que rezemos para que haja muitos operários para a messe. Não podemos entender aqui operários como se fossem apenas os padres. Não. Todos os batizados são operários da messe e todos nós, leigos, clérigos, religiosos, religiosas, estamos convidados por Deus a nos empenharmos na evangelização, que deve, aliás, começar pelo nosso bom exemplo. O bom exemplo arrasta para o bem os que ainda estão titubeantes.