SEXTA-27TC

6ª FEIRA DA 27ª SEMANA COMUM. -

11/10/2024 

São João XXIII

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB


1ª Leitura: Gálatas 3, 7-14 

Salmo Responsorial 110(11)-R- O Senhor se lembra sempre da Aliança!

Evangelho Lucas 11,15-26

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura S. Paulo fala aos gálatas que os pagãos também podem usufruir da fé de Abraão e das promessas feitas por Deus a Abraão, por meio de Jesus Cristo, que tomou sobre si nossos pecados, morrendo na cruz, como que cumprindo o que se dizia no Antigo Testamento: “Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro!” Pelo Batismo, instituído por Jesus, todos podem, pois, receber a bênção divina, como Abraão. E isso tudo é feito pela pura Graça de Deus. Não se obtém por termos obedecido a alguma lei.

No evangelho algumas pessoas acusaram Jesus de estar expulsando o demônio pelo poder do chefe dos demônios, o que seria algo absurdo. Outros pediam a ele um sinal do céu para acreditarem em sua palavra.

Ainda hoje muitos ficam procurando sinais para se manterem na fé. Em Medjugorje, por exemplo, muitos vão lá e ficam até com torcicolo de tanto procurarem algum sinal no céu, algum milagre etc.

Jesus é bem claro: ou acreditam nele e vencem o maligno ou ficam em cima do muro, ou não o aceitam, e a vida pecaminosa aumenta ainda mais. Aliás, Jesus diz que achar que ele fazia isso pelo poder do demônio é pecado contra o Espírito Santo, que nunca será perdoado. O motivo: se a pessoa não acredita que Jesus seja Deus, como obter o perdão?

E sempre nos lembrar que a fé deve ser simples, sem muitas perguntas, sem querer resolver os mistérios divinos. Se são mistérios é porque não cabem em nossa cabeça, e devemos aceitar isso com humildade. Precisamos da oração constante para sempre vencermos o maligno. Sem jejum (=renúncias, mortificações) e oração não conseguiremos a santidade.