6ª FEIRA DA 27ª SEMANA COMUM. -
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Joel 1,13-15;2,1-2
Salmo Responsorial 9a (9) - R- O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura o profeta nos orienta para usarmos as armas do jejum e da oração para obtermos a graça divina e para nos fortalecermos para a luta contra o mal.
No evangelho algumas pessoas acusaram Jesus de estar expulsando o demônio pelo poder do chefe dos demônios, o que seria algo absurdo. Outros pediam a ele um sinal do céu para acreditarem em sua palavra.
Ainda hoje muitos ficam procurando sinais para se manterem na fé. Em Medjugorje, por exemplo, muitos vão lá na esperança de ver algum sinal no céu, algum milagre etc.
Jesus é bem claro: ou acreditam nele e vencem o maligno ou ficam em cima do muro, ou não o aceitam, e a vida pecaminosa aumenta ainda mais. Aliás, Jesus diz que achar que ele fazia isso pelo poder do demônio é pecado contra o Espírito Santo, que nunca será perdoado. O motivo: se a pessoa não acredita que Jesus seja Deus, como obter o perdão?
Eu uniria o assunto da primeira leitura com o do evangelho: precisamos usar o jejum (=penitência) e a oração para ouvirmos e praticarmos a palavra de Jesus plenamente, a fim de obtermos a salvação.
E sempre nos lembrar que a fé deve ser simples, sem muitas perguntas, sem querer resolvermos os mistérios divinos. Se são mistérios é porque não cabem em nossa cabeça, e devemos aceitar isso com humildade.