SEGUNDA-2TC

2ª FEIRA DA 2ª SEMANA COMUM

15/01/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: 1 Samuel 15,16-23

Salmo 49(50) R- A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus. 

Evangelho de Marcos 2, 18-22

Naquele tempo: 18Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: 'Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?' 19Jesus respondeu: 'Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém pðe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos'. Palavra da Salvação.

Comentário:    

Os odres velhos a que Jesus se referia se aplicam ao sistema religioso ultrapassado dos judeus, com 613 leis em que a maioria não levava a nada. Jesus ensina um novo estilo de vida, um novo modo de agradar a Deus e viver numa vida orientada para a salvação eterna. Infelizmente eles não estavam aderindo às suas ideias, por as considerarem uma heresia contra Deus. Ora, Jesus é o próprio Deus em pessoa, em carne e osso. Isso implica que, para ouvirmos e praticarmos suas palavras, é necessário que acreditemos em sua divindade. 

Há muitas religiões atuais que não acreditam na divindade de Jesus e se dizem cristãs. Só para citar duas: os testemunhas de Jeová e os Mórmons. Eles não são cristãos, mas falam de Cristo. Só tem sentido ser cristão se se acreditar na divindade de Jesus e em sua plena humanidade. Caso contrário, o cristianismo fica sem sentido. 

Na primeira leitura, não basta seguir a religião indo às missas, por exemplo. É preciso conhecer a vontade de Deus e praticá-la totalmente, sem reservas. Deus prefere mais a misericórdia e a obediência às suas palavras do que o fato de nós praticarmos os atos externos da religião, mas sem seguir a vontade de Deus em nossa vida diária. Saul falhou muito ao não atender à vontade de Deus, mas fazendo aquilo que ele achava que deveria ser feito, e foi rejeitado por Deus como rei. Foi sagrado Davi em seu lugar. 

Lembremo-nos sempre disto: só conseguiremos a salvação se obedecermos prontamente à vontade de Deus. Para saber o que ele quer de nós, é preciso estudar a Doutrina, ler e refletir a Bíblia e nos aconselhar com pessoas sábias e capacitadas. Só assim acertaremos. Mas se assim mesmo tivermos dúvidas, basta que sigamos o que nos diz a Igreja que sempre acertaremos.