QUINTA-8TC

SOLENIDADE DO CORPO E DO SANGUE DE CRISTO-ANO B

30/05/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Êxodo 24,3-8 

Salmo Responsorial:115(116)R- Elevo o cálice da minha salvação invocando o nome santo do Senhor!

2ª. Leitura – Hebreus 9,11-15 

Evangelho: Marcos 14,12-16.22-26 

No primeiro dia dos Pães sem Fermento, quando se sacrificava o cordeiro pascal, os discípulos perguntaram a Jesus: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?” 13           Jesus enviou então dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: “Ide à cidade. Um homem carregando uma bilha de água virá ao vosso encontro. Segui-o 14       e dizei ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre manda perguntar: Onde está a sala em que posso comer a ceia pascal com os meus discípulos?’ 15Ele, então, vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada. Lá fareis os preparativos para nós!” 16 Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como ele tinha dito e prepararam a ceia pascal. Enquanto estavam comendo, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e lhes deu, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”. 23       Depois, pegou o cálice, deu graças, passou-o a eles, e todos beberam. 24         E disse-lhes: “Este é o meu sangue da nova Aliança, que é derramado por muitos. 25    Em verdade, não beberei mais do fruto da videira até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”. 26 Depois de cantarem o salmo, saíram para o Monte das Oliveiras

 Comentário:

Hoje é a festa de Corpus Christi, “Corpo de Cristo”, Corpo de Deus. Na primeira leitura vemos a aliança do Sinai feita entre Deus e o povo de Israel. O dia de hoje nos lembra a nova aliança toda, que adquire, assim, um significado pleno, fazendo, assim, que compreendamos melhor o alcance do sacrifício de Cristo (missal dominical). 

 

Na segunda leitura vemos como Jesus entrou no Santuário uma vez por todas, não com sangue de bezerros e de bodes, mas com seu próprio sangue. Obteve para nós, desse modo, uma redenção eterna. 

 

No Evangelho de Marcos, Jesus celebra a Santa Ceia com os discípulos, instituindo a Santa Eucaristia, que repetimos a cada Missa que celebramos. 

 

São Paulo fala, no cap. 11 de Coríntios, que os que comungam indignamente são réus do Corpo e do Sangue de Jesus. Isso confirma a realidade da Eucaristia. A Sagrada Hóstia é, realmente, o Corpo e o Sangue de Jesus. Não é uma representação, como os locutores da tevê falam, ao mostrarem alguma reportagem sobre o assunto, ou um símbolo. É o próprio Jesus. E dói-me pensar que muitos comungam indignamente. O que eu entendo com isso? Não tanto no sentido de não ter pecados, pois todos somos pecadores, mas no sentido de que não querem deixar a vida de pecado. 

Quando somos fracos, mas lutamos para vencer-nos e aos vícios, Deus entra em nosso coração com alegria, pois pode fazer a “faxina” de que precisamos. Mas se a gente não move uma só palha para deixar a vida de pecado, ele não tem como nos ajudar. 

Deus quer-nos juntos a ele. Para isso, ele precisa de nossa boa vontade. Nós obteremos a força pela oração. Eu próprio precisei de que muita água passasse por baixo da minha ponte antes de perceber isso. Todos somos fracos. Ninguém é forte. Nem o papa. Nem a Madre Teresa de Calcutá. O que diferencia fortes e fracos é que quem reza o suficiente é forte. Quem não reza ou reza muito pouco, é fraco. 

A Eucaristia é a fonte de nossa força, pois é o próprio Cristo dentro de nós, operando nossa conversão e nossa santificação. Aliás, Deus inspirou a Santo Agostinho o fato de que, quando ele comungava, não era Jesus que entrava nele, mas ele é que entrava no Coração de Jesus. Peçamos a Deus a graça de querermos sempre estar sem pecado, os que têm vícios que possam deixá-los, e encontremos nossa força na Eucaristia.