ANO ANTERIOR

SEGUNDA FEIRA DA 1ª SEMANA DO TEMPO COMUM

10/01/2022 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 Samuel 1,1-8

Salmo 115(116) R- Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor

Evangelho de Marcos 1,14-20

Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15'O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!' 16E, passando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: 'Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens'. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos algo que até hoje é um problema: há coisas que nos acontecem diante das quais somos completamente impotentes para mudar. Dependemos, então, do auxílio divino. É o caso de Ana, que não podia ter filhos. Naquele tempo, medicina tão limitada, o que fazer? A única atitude era esperar no Senhor. 

Hoje em dia a medicina está adiantada, muitas soluções existem para esse caso, mas resta uma dúvida: como fazer para estancar a crescente falta de fé?

No evangelho, homens corajosos e cheio de fé, aceitaram o convite de Jesus, largaram tudo e o seguiram. Talvez esta seja, também, a opção de nós, católicos: deixarmos tudo o que possa ofender a Deus e seguirmos Jesus. 

Reflitamos um pouco sobre o que ainda nos está amarrando numa vida fútil e sem esperança, uma vida cheia de... nada! E comecemos nossa conversão, aumentando nosso tempo de oração e meditação. Com a oração sincera e abundante, sustentada pela meditação, tudo o mais se torna realidade, principalmente nossa participação na vida eterna. E veja bem, isso é acessível a todos. 

 

3ª FEIRA DA 1ª SEMANA COMUM

10/01/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: Hebreus 2,5-12

Salmo 8-R- Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.

Evangelho de Marcos 1,21b-28

21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24'Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus.' 25Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!' 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!' 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura a carta aos hebreus continua o assunto de ontem, da superioridade de Jesus, o Filho de Deus, em relação aos anjos e da suposta salvação que eles trariam, na crença dos judeus. Jesus nos salva mediante a solidariedade de natureza conosco (v. 11: Jesus e nós descendemos do mesmo ancestral). Ele se insere na mesma experiência de nossa vida e as sublima, tendo em vista o nosso encontro com Deus. A aceitação do sofrimento como que aperfeiçoa Jesus na sua missão de salvador, porque, através desta, ele pode compreender melhor as nossas deficiências (Missal cotidiano). Pelo batismo tudo isso se realiza em nossa vida, se levarmos adiante a prática de nossa filiação divina e nossa consagração feita no batismo. 

O evangelho mostra que Jesus tem autoridade no que ensina, e mostra isso por meio de seus milagres. O de hoje é a expulsão de um demônio que perturbava uma pessoa. Jesus nos quer pertos dele na vida eterna e, como diz um outro trecho do evangelho, ele não vai desprezar ninguém que se aproxime dele. Por meio da oração e da renúncia ao que não agrada a Deus nós teremos a graça de Deus de vencermos o demônio e qualquer mal que ameace nossa salvação eterna. 

4ª FEIRA DA 1ª SEMANA COMUM

11/01/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

  

Leitura: Hebreus 2, 14-18

Salmo 104(105)R- O Senhor se lembra sempre da Aliança.

Evangelho de Marcos 1,29-39

Naquele tempo:  29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32É tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: 'Todos estão te procurando'. 38Jesus respondeu: 'Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim'. 39E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos como Jesus devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sacerdote misericordioso, “digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação”. A única realidade humana não assumida por Jesus foi o pecado. Ao contrário de Adão e Eva, Jesus obedeceu ao Pai em tudo, até mesmo aceitando a morte de cruz. Como Deus, ele poderia ter-se livrado facilmente desse fim. 

Isso talvez nos anime a sofrer os percalços da vida em oferecimento pelos nossos pecados e pelos pecados alheios, oferecimento esse muito agradável a Deus, que fazemos pela oração. Esses sofrimentos se juntam ao de Cristo, e a salvação será concretizada para nós e para todos os que aderirem a ele. A oração nos fortalecerá para realizarmos a vontade divina. 

No evangelho vemos um dia todo da vida de Jesus. Ele tinha um dia atarefado no atendimento das pessoas, mas nunca deixava a oração: tirava a madrugada para rezar e se reabastecer para a azáfama do dia seguinte. 

Dá para perceber também a conotação missionária da ação de Jesus: ele não fica apenas num determinado lugar, mas vai à procura das pessoas para anunciar-lhes a boa nova da salvação. 

Só essas duas proposições já davam para alimentar nossa reflexão por vários dias: a oração contínua e profunda e a necessidade de nosso testemunho como pregação do evangelho às demais pessoas.


5ªFEIRA DA 1ª SEMANA COMUM

12/01/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 Leitura: Hebreus 3,7-14

Salmo 94(95)R- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os vossos corações.

Evangelho de Marcos 1,40-45

Naquele tempo: 40Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!' 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: 'Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!' 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura o autor nos anima a cremos na palavra de Deus e a praticarmos, não nos igualando com aqueles que desconhecem os caminhos do Senhor e se enganam no coração. Esses não entrarão no repouso prometido por Jesus. E insiste: “Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo”. E nos pede para nos animarmos mutuamente, em cada dia, enquanto temos tempo e ainda estamos nesta terra. Em vez de nos criticarmos e nos “mordermos”, devemos nos ajudar, nos incentivarmos a seguir Jesus de modo verdadeiro. Muitos fazem coisas erradas sem terem muito conhecimento do que mal que estão praticando. Por isso é tão necessário que nos auxiliemos no conhecimento da verdade, do que é necessário para a salvação. E com a oração, perseveraremos “até o fim” em “nossa confiança inicial”.

No evangelho Jesus tocou no leproso, o que, segundo a lei, contaminava Jesus e o deixava impuro, sem poder entrar no templo. Entretanto, não foi Jesus que ficou impuro, mas foi o leproso que se purificou. Assim também nós; se estivermos em pecado, aproximemo-nos de Jesus e peçamos perdão. Ele não vai se contaminar com o nosso pecado, mas nós, sim, vamos nos purificar. 

Jesus não queria que o leproso divulgasse o fato para não apressar a sua hora de ser crucificado. Jesus tentava


6ª FEIRA DA 1ª SEMANA COMUM

13/01/2023

Sto Hilário

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: Hebreus 4,1-5.11

Salmo 77(78)R- Não vos esqueçais das obras do Senhor!

Evangelho de Marcos 2,1-12

Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a  notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: 'Filho, os teus pecados estão perdoados'. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7'Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus'. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: 'Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te, pega a tua cama e anda'? 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, - disse ele ao paralítico: - 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!' 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: 'Nunca vimos uma coisa assim'. 

Comentário:

Na primeira leitura o autor nos pede para termos cuidado e aproveitemos essa oportunidade que ainda temos, por estarmos vivos, de entrarmos no repouso de Deus e não ficarmos para trás. 

Entretanto, só a proclamação da palavra de nada nos adiantará se não for acompanhada pela fé. Só quem acredita entrará no “repouso de Deus”, ou seja, na vida eterna. Na verdade, para entrarmos nesse referido repouso, é preciso trabalhar muito nesta vida, principalmente na luta contra os pecados, a fim de permanecermos na obediência à Palavra de Deus. 

Jesus, ao curar o paralítico, mostrou aos de sua época duas coisas: 

1- Ele é Deus e pode tanto curar como perdoar os pecados. 

2- As doenças de uma pessoa não são provenientes de seus pecados. Mesmo pessoas que não são pecadoras podem ficar doentes. 

A vantagem de Jesus é que eles acreditavam ser a doença castigo pelos pecados. Quando curou o doente, mostrou que também havia perdoado seus pecados, pois eliminara a “causa” da doença do doente.

Entretanto, ao perdoar primeiro os pecados e só depois fazer a cura, mostrou que as doenças não são castigos pelos pecados (Deus muitas vezes as permite porque quer que as pessoas se convertam, mudem de vida e reparem os pecados cometidos). 

Se ouvirmos e praticarmos a vontade de Deus, todos os nossos sofrimentos vão ser utilizados para nos purificar e para purificar a outros pecadores que se arrependeram, assim como levar à conversão muitos deles. 

Na primeira leitura, vemos como Samuel alerta Israel das consequências até funestas de se eleger um rei. Até então, Deus tinha sido o rei de Israel e não era preciso um aqui na terra. Acredito que a reflexão atualizada desse texto seria o fato de que não há governo que consiga ser justo e bom se não for vivido por um chefe que ame a Deus e ao próximo, que reze e peça sua ajuda, e não há um povo que mereça um presidente justo e honesto se não se dedica à oração, à vigilância contra o pecado e à prática da caridade. 

SÁBADO DA 1ª SEMANA COMUM

14/01/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: Hebreus 4,12-16

Salmo 18(18B)R- Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.  

Evangelho de Marcos 2,13-17

Naquele tempo: 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!' Levi se levantou e o seguiu. 15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. 16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: 'Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?' 17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: 'Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores.' Palavra da Salvação.

 

Comentário:

Na primeira leitura vemos como a Palavra de Deus é viva, eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Ou seja, ela penetra totalmente em nossa vida. Não há criatura alguma que possa ocultar-se dela. Pratiquemos, portanto, a palavra de Deus, a fim de que possamos nos aproximar do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de u m auxílio no momento oportuno. Isso é possível porque temos um sumo sacerdote, Jesus, que entrou no céu, é o Filho de Deus, é Deus e homem verdadeiro. E conclui: por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 

No evangelho vemos a vocação de Mateus, publicano, ou seja, considerado pecador pelas autoridades da época. Jesus mostra que veio tirar os pecadores de suas condições de pecado, e não os prejudicar ou não os condenar. Mateus talvez tenha visto Jesus anteriormente, tenha pensado um pouco nesse assunto. A vocação muitas vezes requer muita reflexão. Quando Jesus convidou-o, isso foi a “gota d’água” que apressou sua decisão de segui-lo. 

Meus irmãos, minhas irmãs, todos nós somos chamados por Deus a exercer alguma atividade neste mundo. Você já descobriu a sua? Se ainda não descobriu, reze sinceramente e Deus lhe mostrará e lhe dará condições para segui-la. E quem já descobriu sua vocação, lembre-se de que somos como vasos de barro que podem quebrar em qualquer momento. Se quebrarmos, juntemos os pedaços, com uma boa e sincera confissão, que Deus vai colá-los.