TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
(Geralmente são escolhidas apenas 3 leituras do AT e a Epístola)
1ªLeitura: Gênesis 1,1-2,2
Salmo Responsorial 103(104) R Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
2ª Leitura: Gênesis 22, 1-18
Salmo Responsorial 15(16) R- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
3ªLeitura: Êxodo 14,15-15,1
Salmo Responsorial Êxodo 15 R- Cantemos ao Senhor que fez brilhar a sua glória
4ª Leitura: Isaías 54,5-14
Salmo Responsorial 29(30) R- Eu vos exalto, ó Senhor porque vós me livrastes!
5ª Leitura: Isaías 55,1-11
Salmo Responsorial: Is 12 R- Com alegria bebereis no manancial da salvação
6ª Leitura: Baruc 3,9-15.32-4,4
Salmo Responsorial: 18B(19) R-Senhor, tu tens palavras de vida eterna.
7ª Leitura: Ezequial 36,116-17ª.18-28
Salmo Responsorial: 41(42) R-A minha alma tem sede de Deus
Salmo Responsorial 117(118) R- ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
Evangelho ano C: Lucas 24,1-12
"1.No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado. 2.Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. 3.Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus. 4.Não sabiam elas o que pensar, quando apareceram em frente delas dois personagens com vestes resplandecentes. 5.Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, disseram-lhes eles: “Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? 6.Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como ele vos disse, quando ainda estava na Galileia: 7.O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores e crucificado, mas ressuscitará ao terceiro dia”. 8.Então, elas se lembraram das palavras de Jesus. 9.Voltando do sepulcro, contaram tudo isso aos Onze e a todos os demais. 10.Eram elas Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; as outras suas amigas relataram aos apóstolos a mesma coisa. 11.Mas essas notícias pareciam-lhes como um delírio, e não lhes deram crédito. 12.Contudo, Pedro correu ao sepulcro; inclinando-se para olhar, viu só os panos de linho na terra. Depois, retirou-se para a sua casa, admirado do que acontecera."
As leituras da liturgia de hoje dão uma visão geral da história da salvação.
Deus nos chamou para a felicidade, se caminhássemos sob sua orientação, mas o ser humano, aqui representados por Adão e Eva, quiseram escolher e decidir os próprios caminhos. Esse ato de autossuficiência do ser humano fechou as portas da colaboração de Deus, só abertas novamente com a morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Além das leituras, esta Vigília Pascal abençoa o fogo novo, Cristo é a luz plena, advindo da Ressurreição de Jesus, fogo esse que ilumina nossa vida e nossa caminhada, aqui representada pelo Círio, solenemente marcado pelo sacerdote: “Cristo, ontem e hoje (haste vertical), Princípio e fim (haste horizontal), Alfa (Letra Alfa no alto da haste vertical ), e Ômega (letra ômega embaixo da haste vertical). A ele o tempo (faz a incisão do número 2, primeiro número do ano 2020, no ângulo esquerdo superior da cruz), e a eternidade (número zero no ângulo direito superior), a glória e o poder (número 2 do ano no ângulo esquerdo inferior) pelos séculos dos séculos sem fim (número zero final no ângulo direito inferior).
É abençoada, também, a água do Batismo e a que depois é aspergida sobre o povo, que também faz a renovação do seu Batismo.
Jesus ressuscitou para nossa salvação, Aleluia! Ressuscitemos também nós de nossos pecados!