ANO ANTERIOR

2ª FEIRA DA 21 ª SEMANA COMUM

28/08/2023 

Santo Agostinho


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

1ª Leitura: 1Tessalonissenses 1,1-5.8b-10 

Salmo Responsorial 149-R- O Senhor ama seu povo de verdade

Evangelho Mateus 23,13-22

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o reino dos céus aos homens. Vós, porém, não entrais nem deixais entrar aqueles que o desejam.[14] 15Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém e, quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. 16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais, o ouro ou o templo, que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’ 19Cegos! O que vale mais, a oferta ou o altar, que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo templo, jura por ele e por Deus, que habita no templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”. – Palavra da salvação

 

Comentário:

No Evangelho Jesus mostra aos mestres da lei e aos fariseus que não podemos nos escravizar por leis e mandamentos que não são de Deus, são invenções humanas. É preciso que nos atenhamos no que Jesus ensinou, e não inventarmos leis e preceitos inexistentes em sua pregação.

 

Na verdade, vemos atualmente também, e não apenas naquele tempo, tantas coisas injustas que se têm como verdadeiras, que dá até arrepio. Em nome da moral e da prudência se faz inexplicáveis atos de falta de misericórdia e de piedade.

 

Na primeira leitura, São Paulo diz que as suas palavras são verdadeiras porque foram inspiradas e confirmadas pelo Espírito Santo. Acho que aí está o melhor critério para sabermos da veracidade do que ouvimos: foi inspirado e confirmado pelo Espírito Santo?

 

Você me pergunta: “Como saber isso”? Eu lhe respondo: “Se houver caridade e misericórdia na interpretação ou na decisão assumida, é do Espírito Santo”. Também devemos acreditar na Igreja. Jesus prometeu que nunca a deixaria, que sempre estaria presente nela. 

 

3ª FEIRA DA 21 ª SEMANA COMUM

 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 1 Tessalonissenses 2,1-8

Salmo Responsorial 138(139)R- Senhor, vós me sondais e conheceis! 

Evangelho Mateus 23,23-26 

Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem, contudo, deixar aquilo. 24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo. Palavra da Salvação.

Comentário: 

ainda a fazer

4ª FEIRA DA 21 ª SEMANA COMUM

30/08/2023


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 1 Tessalonissenses 2,9-13

Salmo Responsorial 138(139)R- Senhor, vós me sondais e conheceis

Evangelho Mateus 23,27-32

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós, por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. 29Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!” – Palavra da salvação

Comentário:

Na primeira leitura S. Paulo lembra que trabalha para ganhar o seu pão diário para não ser pesado nas finanças da comunidade, para viver o que pregava, e que a palavra que ele prega é a palavra não dele, mas de Deus: “Vós sois testemunhas, e Deus também, de quão santo, justo, irrepreensível foi o nosso proceder para convosco, os fiéis”.

Pregar o evangelho até que é fácil. O difícil é praticar o que se prega, ou seja, pregá-lo não apenas com as palavras, mas com a vida. São Carlos de Foucauld depois da conversão sempre procurou fazer isso. Ele dizia que é preciso “gritar”, e não apenas proclamar “o evangelho com a vida”, e não apenas com as palavras.

No Evangelho Jesus continua a colocar em público o problema dos mestres da lei e dos fariseus: eles são hipócritas, no sentido de que fazem túmulos bonitos e bem pintados por fora para os profetas que os próprios antecessores deles mataram. Como um sepulcro contém coisa podre por dentro, embora seja bonito por fora, assim eram eles: “por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”, como dizia nossos avós.

É o que eu disse a respeito da primeira leitura: é preciso que nosso falar seja tão santo quanto nosso agir. Se alguma vez não fizemos isso no passado, que agora o façamos: sejamos um só, sem nenhuma máscara, sem nenhuma hipocrisia. Sempre é tempo de recomeçar a vida.


5ª FEIRA DA 21ª SEMANA COMUM

31/08/2023 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 1ª Leitura: 1 Tessalonicenses 3,7-13

Salmo Responsorial 89(90)R- Saciai-nos de manhã com vosso amor!

 Evangelho Mateus 24,42-51

42    Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. 43 “Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. 44      Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem.45        “Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? 46        Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. 47        Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48  O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: ‘Meu senhor está demorando’ 49       e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados,50      então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista. 51        Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.


COMENTÁRIO:


Na primeira leitura S. Paulo fala aos tessalonicenses que se alegra muito por saber que eles estão caminhando firmes na fé, e diz que isso é obra de Deus. Em seguida almeja que o Senhor lhes conceda que o amor entre eles e para com todos aumente e transborde sempre mais, e dá como exemplo a si próprio: ele os ama muito. Isso tudo vai resultar “numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos”.  

Pense um pouco: S. Paulo diria a mesma coisa se visse a comunidade em que você vive? Será que estamos vivendo uma “santidade sem defeito aos olhos de Deus nosso Pai”?

No evangelho Jesus comenta a vigilância que devemos ter sobre nossos atos e nosso dia a dia, a fim de que a morte não nos encontre despreparados. Acredito que nunca pensei tanto na morte como nesta pandemia pela qual acabamos de passar. Num dia estamos vivos, e na semana seguinte podemos estar mortos. Se estivermos preparados, ou seja, se vivemos em estado de graça, sem pecados e preocupados com o próximo, a morte nos será apenas uma passagem desta vida para outra melhor. Entretanto, se não estivermos preparados, a morte nos parecerá pesada e um castigo infernal.


6ª FEIRA DA 21 ª SEMANA COMUM

01/09/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 1 Tessalonissenses 4,1-8

Salmo Responsorial 96(97)R- Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Evangelho Mateus 25,1-13

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O reino dos céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo, não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:


Na primeira leitura São Paulo fala aos tessalonicenses sobre a pureza que deve envolver todos os nossos atos e estilo de vida, mesmo dentro do casamento. Ele leva isso tão a sério que fala, no final do trecho de hoje: “Portanto, desprezar estes preceitos não é desprezar um homem, e sim a Deus, que nos deu o Espírito Santo”.

Que dizer num mundo tão permissivista como o nosso?

O melhor a fazer é um bom exame de consciência e, se estamos ferindo essas orientações, peçamos perdão, procuremos um padre para nos confessar e recomecemos a nossa vida com muita humildade. A humildade é um fator essencial para vencermos as tentações contra a pureza da vida, incluindo aí a simplicidade. Se formos humildes reconheceremos nossos pecados e recomeçaremos uma nova vida.

Mas a pureza não é a única coisa necessária. No evangelho, as cinco que não entraram no banquete eram virgens! Mesmo não pecando nessa linha, não estavam preparadas para a vinda do Senhor. Talvez a falta de humildade? Talvez sim, pois não perceberam que lhes faltava a vigilância para a espera do senhor. Se os fariseus e doutores do templo fossem humildes, saberiam reconhecer a divindade de Jesus ou, no mínimo, perceber que o que ele ensinava lhes traria a salvação.


SÁBADO DA 21ª SEMANA COMUM 

02/09/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 1 Tessalonissenses 4,9-11 

Salmo Responsorial 97(98)R- O Senhor julgará as nações com justiça

 Evangelho Mateus 25,14-30 

“O Reino dos Céus é também como um homem que ia viajar para o estrangeiro. Chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens: 15     a um, cinco talentos, a outro, dois e ao terceiro, um – a cada qual de acordo com sua capacidade. Em seguida viajou. 16        O servo que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco. 17    Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18 Mas aquele que havia recebido um só, foi cavar um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19       Depois de muito tempo, o senhor voltou e foi ajustar contas com os servos. 20   Aquele que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21        O senhor lhe disse: ‘Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor!’ 22    Chegou também o que havia recebido dois talentos e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23        O senhor lhe disse: ‘Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor!’ 24       Por fim, chegou aquele que havia recebido um só talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ajuntas onde não semeaste. 25  Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26     O senhor lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Sabias que eu colho onde não plantei e que ajunto onde não semeei. 27       Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28   Em seguida, o senhor ordenou: ‘Tirai dele o talento e daí àquele que tem dez! 29Pois a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30        E quanto a este servo inútil, lançai-o fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes!’


COMENTÁRIO:

Na primeira leitura, S. Paulo admoesta os tessalonicenses a viverem no amor fraterno e a viverem em tranquilidade, dedicando-se aos afazeres e trabalhando com as próprias mãos, não ficando dependendo dos outros para viverem. A santidade depende disso: do amor a Deus, do amor ao próximo e do trabalho constante em favor da humanidade. 

No  evangelho, Jesus fala a parábola dos talentos: devemos fazer frutificar, devemos trabalhar os dons recebidos por Deus. Todos nós temos nossos dons, que, aliás, chamamos também de “talentos”, até talvez por causa dessa parábola. Alguns tens o dom de ensinar, outros de fazer obras artísticas, outros de cozinhar, outros de aprenderem, outros de conseguirem trabalhar com coisas minúsculas e delicadas, outros com coisas maiores e mais brutas, como na construção etc. 

Jesus, de certo modo, quis também pregar aos fariseus, sacerdotes, escribas e demais judeus que não queriam arriscar o talento acreditando nele, Jesus, como o Messias e Salvador. Eles tinham medo de acreditar em Jesus, e por isso acabariam perdendo até o pouco que tinham, ou seja, o status de povo de Deus. 

Cabe a nós, portanto, fazer com que nossos dons estejam sempre a serviço da comunidade. Devemos arriscar, e não fazer como os judeus da época que quiseram preservar suas leis e práticas e não aderiram ao cristianismo. Os dons que reservamos apenas para nós são os tais talentos enterrados da parábola. Ao arriscarmos, sempre tenhamos na frente Jesus Cristo, que não nos vai desamparar nem desprezar. Ele vai estar conosco e dar-nos toda a força de que precisamos. Basta estarmos sempre ligados a ele, por meio do amor a Deus e ao próximo. E se fizermos algum pecado, peçamos logo perdão, confessemo-nos e recomecemos nossa vida cristã.