ANOS ANTERIORES

2ª FEIRA DA 16ª SEMANA COMUM 

24/07/2023

São Charbel Makhlouf


  

1ª Leitura: Êxodo 14,5-18

Salmo Responsorial Êxodo 15-R- Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

Evangelho Mateus 12,38-42

Então, alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal da tua parte”. 39 Ele respondeu-lhes: “Uma geração perversa e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40 De fato, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41 No dia do Juízo, os habitantes de Nínive se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão, pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas. 42 No dia do Juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará; pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão.

COMENTÁRIO

Na primeira leitura vemos como o povo, à primeira dificuldade, começa a queixar-se de Deus e de Moisés. Vendo que o povo fugira, o faraó o persegue com todos os carros e escudeiros de que dispunha. O povo reclama com Moisés, que tenta infundir confiança: “Não temais! Permanecei firme, e vereis o que o Senhor fará hoje para vos salvar”. E confiava na presença e na ajuda de Deus. Mas o povo era duro para acreditar que uma coisa maravilhosa estava para acontecer em sua fuga: a travessia do Mar Vermelho a pé enxuto. Muitas vezes nós somos também assim. Na menor dificuldade, já achamos que o mundo está acabando... 

No evangelho, a Ressurreição de Jesus, que ficou três dias no sepultado, como Jonas ficou três dias dentro do monstro marinho que o engolira, é o único sinal de que precisamos para nos converter. Jesus ressuscitou, venceu a morte, e é Deus e Homem em plenitude.

Nós precisamos tomar consciência de nossa insignificância e de nossa necessidade de Deus. Ele nos criou, nos conhece a cada átomo, e nos quer fazer felizes. Só que não nos obriga a aceitá-lo. Temos muitos sinais além desse dado por Jonas, mas nos recusamos a admiti-los como sinais de esperança, de uma vida feliz no paraíso.

Os que estão imersos no pecado não conseguem ver o Reino de Deus nem perceber sua beleza e a felicidade que é estar dentro dele. Mesmo invisivelmente, nem todos estão dentro do Reino. Quem está, por meio de uma vida de luta pela própria santidade e pela salvação dos demais, está, porque confia em Deus, reza e age de acordo com a sua divina e tão maravilhosa vontade. Quem não está, vive uma vida materializada e, em relação ao Reino de Deus, não o vê nem o percebe. Que pena!


3ª FEIRA DA 16ª SEMANA COMUM

20/07/2021

  

1ª Leitura: Êxodo 14,21-15,1 

Salmo Responsorial Cântico de Êxodo 15,8-17- R- Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória! 

Evangelho Mateus 12,46-50

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

Jesus não quis menosprezar sua mãe e seus parentes, aqui chamados de “irmãos” porque na língua deles não há a palavra “primo”. Jesus quis ensinar que Deus deve vir em primeiro lugar em nossa vida, e qualquer relacionamento que tivermos com outras pessoas deve estar baseado nesse amor de Deus. Quem fizer a vontade do Pai o agradará e será recebido em sua casa, onde Jesus o espera.

Nunca erraremos nem estaremos desamparados se fizermos a vontade do Pai, manifestada pela Igreja. Note bem que Maria foi a única pessoa no mundo além de Jesus que fez plenamente a vontade de Deus. Por isso, mais do que tudo o mais, ela, com razão, pôde ser a mãe de Jesus Cristo e, consequentemente, do próprio Deus. 

Na primeira leitura vemos a abertura do Mar Vermelho. Antes de nos preocuparmos em saber se foi ou não verdadeiro esse milagre, ou seja, se aconteceu ou não, é preciso entender que todo o relato visa mostrar que Deus nos ama e sempre está a fim de nós, mesmo que para isso precise fazer um milagre tão tremendo desses. Deus está sempre pronto a nos libertar do jugo do demônio, e não mais do faraó, como ocorreu com o povo hebreu. 

Entretanto, muitas vezes não é do demônio que ele precisa nos livrar, mas sim de nós mesmos. Nós mesmos atrapalhamos mais nossa vida espiritual e de agrado a Deus do que o demônio. É preciso revestir-se de humildade e de confiança em nossas orações, e praticá-las muito. 

4ª FEIRA DA16 ª SEMANA COMUM

21/07/2021

S. Lourenço de Brindisi 

  

1ª Leitura: Êxodo 16,1-5.9-15 

Salmo Responsorial 77 (78) O Senhor deu o pão do céu como alimento

 Evangelho Mateus 13,1-9

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos ouça!” – Palavra da salvação

 

Comentário:

Na primeira leitura vemos como Deus nunca desampara o seu povo. Nós somos o povo de Deus em marcha, como o povo hebreu que estava sendo livre da escravidão. Precisamos nos convencer de que Deus nos ama e quer-nos livres de tudo para poder amá-lo como ele nos ama.

Infelizmente muitos não percebem a ação de Deus em suas vidas. Se quisermos ter sempre a ajuda de Deus, tenhamos uma vida de oração, de luta contra o pecado, de misericórdia e caridade. Deus nunca abandona quem age assim. 

No evangelho vemos justamente que devemos “afofar” a terra de nossa alma, de nosso ser, para recebermos com eficácia a semente da palavra de Deus. Afofar nossa terra significa, mais do que tudo, rezar, rezar, rezar. Não dez minutos por dia, mas pelo menos uma hora por dia. O dízimo diário de oração seriam duas horas e vinte e quatro minutos. Está disposto(a)? 

5ª FEIRA DA 16 ª SEMANA COMUM

 27/07/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Êxodo 19,1-2.9-11.16-20b

Salmo Responsorial Daniel 3-R- A vós louvor, honra e glória eternamente!

Evangelho Mateus 13,10-17 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque, olhando, eles não veem e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”. – Palavra da salvação. 

 

COMENTÁRIO 

A primeira leitura narra o encontro de Deus com Moisés e com o povo liberto do Egito: o povo deve purificar-se e santificar-se para estar em condições de ouvir Deus. O autor sagrado procura exprimir a experiência que Israel teve de Deus: o povo teve a certeza de se haver comunicado com ele. Em nossa vida também devemos sempre pedir perdão de nossas faltas, a fim de ouvirmos o que Deus quer nos falar. Na Santa Missa, a primeira coisa que fazemos é pedir perdão no Ato Penitencial

Já no evangelho Jesus mostra as condições para que a ação de Deus se concretize em nosso meio: a pobreza dos meios: “De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento”.

Ou seja: a pobreza dos meios que usamos para evangelizar deixa livre a ação de Deus. Se utilizarmos muitos mequetrefes para isso, Deus fica como que impedido de agir. Quanto mais colocamos nossa vaidade na pregação e no trabalho dito apostólico, menos teremos a ação de Deus. Será uma pregação apenas nossa, desprovida do poder irradiante da graça divina. 

A humildade, portanto, em todas as nossas atividades, vai nos garantir sempre a ajuda de Deus. Quando nos reconhecemos um "nada", Deus se torna o nosso "tudo".

 

6ª FEIRA DA 16ª SEMANA COMUM

28/07/2023

  

1ª Leitura: Êxodo 20,1-17

Salmo Responsorial 18(19B)R- Senhor, só tu tens palavras de vida eterna!

Evangelho Mateus 13, 18-23 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, vem o maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição por causa da Palavra, ele desiste logo. 22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ele não dá fruto. 23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”. – Palavra da salvação.

Comentário:

 Na primeira leitura temos os dez mandamentos repassados ao povo por Moisés. Deus dá como que o “manual” de como funciona o ser humano segundo o projeto divino. Se seguirmos os mandamentos, tudo será mais fácil para nós e, o que é mais importante, teremos a presença constante de Deus em nossa vida.

No evangelho: Jesus não nos promete sombra, água fresca e sapato largo: ele promete, isso sim, que tenhamos confiança nele em qualquer situação, mesmo nas perseguições. 

É inevitável que soframos perseguições se praticarmos o evangelho. Mas, no fim de tudo, vamos ver que valeu a pena nosso sim, valeram a pena todas as horas de oração que fizemos para sermos iluminados por Deus. “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. Peçamos a Deus que nos dê a graça da perseverança no bem e no amor dele, haja o que houver em nossa vida. Tudo o que nos acontece pode ser revertido para o nosso bem, se estivermos em constante contato com Deus pela oração e pela caridade. 

SÁBADO DA 16 ª SEMANA COMUM

 

 

Acesse as leituras de hoje neste link: 

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

 

1ª Leitura: Êxodo 24,3-8

 

Salmo Responsorial 49 (50) Imola a Deus um sacrifício de louvor

 

Evangelho Mateus 13, 24-30

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O reino dos céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro’”. – Palavra da salvação.

 

Comentário::

Na primeira leitura a reação do povo ao ouvir Moisés conclamando-o a ouvir e praticar o que Deus lhe pedira, por meio dos 10 mandamentos, foi a de obedecer plenamente: “Faremos tudo o que o Senhor disse e lhe obedeceremos”.  Nós sabemos que não foi assim! O povo desobedeceu e muito a ordem do Senhor.

Nós também prometemos tantas coisas a Deus e muitas vezes deixamos de cumprir uma boa parte disso ou mesmo tudo. Mas não devemos desanimar.

No evangelho Jesus lembra que nesta vida há ainda a oportunidade de recomeçar vida nova, pois o joio e o trigo estão misturados.

Essa parábola será mais bem entendida e praticada se levarmos em conta que ninguém é totalmente joio e ninguém é totalmente trigo. Somos um pouco dos dois, uns mais joio e menos trigo, outros mais trigo que joio.

O que precisamos fazer, então, é ocupar nossa vida eliminando todo o joio que ainda está nos atrapalhando no caminho da santidade.

Para fazer isso são necessárias duas coisas: muita humildade para descobrir em que parte de nossa vida está o joio e a segunda coisa, rezar, rezar, rezar. A oração é o único instrumento que nos pode ajudar a arrancar o joio de nossa vida. E vamos parar de achar que somos trigo integralmente: somos um pouco de um e um pouco de outro. Ninguém neste mundo, nem o pior assassino, é completamente joio. Sempre há algumas virtudes nele (nela).