ANO ANTERIOR

2ª FEIRA DA 26ª SEMANA COMUM. -

27/08/2021

São Vicente de Paulo

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Zacarias 8,1-8

Salmo Responsorial 101(102)R- O Senhor edificou Jerusalém, e apareceu na sua glória!

Evangelho Lucas 9,46-50

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome estará recebendo a mim. E quem me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. 49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós está a vosso favor”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura, Zacarias transmite ao povo todo o amor que Deus tem por nós, e o quanto ele deseja que vivamos em paz, com idade avançada, crianças brincando na praça etc. Muitas dessas coisas depende de nós, não depende tanto de Deus, pois ele já nos dá todas as condições para transformarmos este mundo naquele paraíso terrestre narrado no início da bíblia. 

No evangelho, Jesus nos diz que se quisermos conseguir a santidade, devemos ser humildes e reconhecer nossa pequenez. Quando reconhecemos nossa insignificância e pequenez e pedimos a Deus que nos oriente e nos conduza, ou seja, quando lhe entregarmos nossa vida para que ele a disponha do modo que bem entender, aí seremos “grandes”. A santidade antes de tudo é um dom de Deus para quem lhe pede. 

 Termina dizendo que não podemos proibir ninguém de pregar a palavra de Deus, se isso estiver sendo feito com sinceridade e amor. Aliás, todos nós devemos pregar a palavra de Deus, sobretudo pelo nosso  bom exemplo e vida edificante. 


3ªFEIRA DA 26ª SEMANA COMUM

03/10/2023

Santos André de Soveral, Ambrósio Fco. Ferro e companheiros mártires

 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

1ª Leitura: Zacarias 8,20-23

Salmo Responsorial 86(87)R- Nós temos ouvido que Deus está convosco.

Evangelho Lucas 9,51-56 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. – Palavra da salvação.


Comentário:

Na primeira leitura a presença de Deus em seu povo é tão marcante e visível que todos querem ir para lá, atraídos pela irradiação da presença de Deus. Em nossa vida acontece o mesmo. Quem busca a Deus, segue o que a Igreja ensina, comunga, procura evitar  pecado, reza, vai irradiar a presença de Deus onde estiver. É o que São Carlos de Foucauld diz: É preciso não só proclamar, mas gritar o evangelho, e não tanto com as palavras, mas principalmente com a vida! Uma vida santa é uma pregação viva do evangelho.

No trecho de hoje do evangelho podemos dizer que Jesus é paciente para com todos, e aguarda pacientemente a nossa resolução de acolhê-lo. Ele não lança pragas, nem coisas ruins sobre os que não o aceitam. Espera pacientemente, até que nossa arrogância e imbecilidade em não aceitá-lo ou em não seguir o que ele nos pede, sejam superadas. 

Então, não tem nenhum sentido sermos diferentes de Jesus em nosso relacionamento com as pessoas. Precisamos imitar Jesus na misericórdia e compreensão, acreditando que as pessoas podem melhorar de conduta, se tiverem nosso bom exemplo e nossas orações. 

QUARTA-FEIRA DA 26ª SEMANA COMUM

 04/10/2023

São Francisco de Assis

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Neemias 2,1-8

Salmo Responsorial: 136(137)R- Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalem, eu me esquecer!

Evangelho: Lucas 9,57-62

57      Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: “Eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 58 Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 59 Então disse a outro: “Segue-me.” Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai”.  60         Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”. 61     Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa”. 62 Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.”

COMENTÁRIO:

No trecho de hoje de Neemias, vemos como os samaritanos e os ricos possuidores estrangeiros estão impedindo a reedificação dos muros de Jerusalém para os que haviam voltado do exílio. Neemias pede ao rei credenciais para que possa ir até a Judeia reconstruir a cidade. 

Atualmente não há muita diferença: há muitas pessoas que impedem que os outros construam o Reino de Deus, às vezes por inveja, ou por ódio ou por politicagem, enfim, por tantos motivos. Diz o missal cotidiano que é tarefa de todo cristão, hoje, tornar as estruturas de suas comunidades transparentes de amor cristão, para serem inteiramente sinal do empenho de Deus no mundo. Quem não quer ou não pode ajudar, pelo menos não atrapalhe os que querem trabalhar por um mundo melhor...

 

No evangelho Jesus mostra que quem estiver disposto a segui-lo deve, também, estar disposto à pobreza, fome, frio, intempéries etc. Seguir Jesus implica em renunciar a si próprio, sabendo que ele não vai nos deixar faltar nada. Ou seja, passar a preocupar-se com a salvação dos outros, com a pregação da palavra, com a convicção de que, se estivermos a serviço do irmão necessitado e em busca de sua salvação, Deus cuidará de nós. 

Quando o homem deu por desculpa que ia antes de seguir Jesus enterrar o pai, na verdade queria dizer ficar com os pais até eles morrerem. Ou seja, não queria renunciar a uma vida cômoda e descompromissada. Em relação ao que disse que ia despedir-se dos de sua casa, isto significa que não conseguiremos seguir Jesus se começarmos a sentir saudades das nossas antigas mordomias. Aliás, é um pouco isso que o povo de Deus saindo do Egito fazia: sentia saudades das cebolas do Egito, das refeições que lá faziam, mesmo sob escravidão. 

Resumo da ópera: Seguir Jesus implica renúncia e prontidão, uma confiança plena nele, estar pronto para qualquer dificuldade. Mas não se assustem! Quem se decide a seguir Jesus do jeito que ele quer, sente muito mais satisfação e alegria do que se vivesse  à toa na vida. 

São Francisco de Assis, o santo comemorado hoje, nos dá o exemplo de como ele conseguiu fazer isso, e, saibam todos, conseguiu pela graça de Deus e não apenas com as próprias forças. Todos somos fracos. Nós nos fortalecemos quando confiamos em Deus e pedimos sua ajuda. 


5ª FEIRA DA 26ª SEMANA COMUM. -

05/10/2023

São Benedito ou Sta. Faustina Kowalska

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Neemias 8,1-4a.5-6.7b-12

Salmo Responsorial 18(19)R-  Os ensinos do Senhor são sempre retos.

Evangelho Lucas 10,1-12

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O reino de Deus está próximo de vós’. 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o reino de Deus está próximo’. 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos como o povo se converteu e se compromete a seguir a Palavra de Deus em suas vidas. Todos concordaram com um solene “Amém”. Nós, muitas vezes, concordamos em seguir a Palavra de Deus, mas tudo acaba na superfície. Não assumimos de verdade a nossa conversão diária. Isso tem cura: basta pedirmos com muita fé, de coração, a Deus que nos fortaleça e nos encaminhe para a salvação. Ninguém é forte. Todos somos fracos. Entretanto, se rezarmos, venceremos. 

No evangelho Jesus pede que, quem for pregar o evangelho, dedicar-se a isso, precisa ter menos vínculo possível com os bens deste mundo. Precisa estar disponível. Na verdade, nós nos enchemos de  falsas necessidades e falsas atividades, por medo do futuro que, às vezes, nem alcançaremos. 

O modo mais sábio de agir é procurar viver de maneira simples, sem muitas necessidades, curtindo a família e o dia a dia. A ambição e o afã tresloucado para adquirir bens é um caminho estressante e decepcionante. Quando acharmos que estamos prontos para saborear a vida, já estamos com o "pé na cova". 


6ª FEIRA DA 26ª SEMANA COMUM. -

 06/10/2023

São Bruno 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 1ª Leitura: Baruc 1,15-22

Salmo Responsorial 78(79)-R- Por vosso nome e vossa glória libertai-nos, ó Senhor! 

 Evangelho Lucas 10,13-16

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem, no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

O assunto de hoje é sobre a conversão. Na primeira leitura o profeta coloca na boca do povo uma confissão de arrependimento que começa assim: "Ao Senhor nosso Deus cabe justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha”(...) “pois pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos, e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, que nos exortava a viver de acordo com os mandamentos que ele pôs sob os nossos olhos”.

No evangelho Jesus lamenta que Corazim e Betsaida não o tenham acolhido, nem tenham acolhido suas palavras, e anuncia a desgraça dessas cidades. Lembra a todos que se Tiro e Sidônia tivessem tido essa oportunidade, decerto teriam se convertido. 

Nós também devemos “corar de vergonha” por tantas oportunidades de conversão que perdemos por causa de nossas bobeiras e asneiras. Muitas pessoas estão se encaminhando para a perdição e não percebem isso. 

É urgente a conversão plena de nossa vida. Nossa Senhora em Medjugorje anuncia várias tragédias para a humanidade, mas mesmo sem levarmos em conta essas hecatombes que estão anunciadas, é preciso que nos convertamos, pois muitos de nós morreremos antes que essas destruições aconteçam. 

Como nos apresentaríamos diante de Deus se morrêssemos agora? Pense um pouco!


SÁBADO DA 26ª SEMANA COMUM. - 

 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Baruc 4,5-12.27-29

Salmo Responsorial 68(69)R- Nosso Deus atende a prece dos seus pobres.

Evangelho Lucas 10, 17-24

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18Jesus respondeu: “Eu vi satanás cair do céu como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”. – Palavra da salvação

Comentário:

No trecho de hoje, Jó se humilha por haver ousado pedir contas a Deus, de seu modo de agir. Percebe que os desígnios de Deus transcendem em muito o pensamento humano. E Deus abençoa Jó restituindo a sua família, seus bens e sua saúde. No cristianismo sabemos que a recompensa de Deus não é necessariamente nesta vida, mas na outra, com o paraíso. E os que possuem bens e saúde nesta vida vão ter que prestar contas de modo mais rígido do que quem foi pobre e necessitado de tudo. 

No evangelho Jesus elogia a fé dos que creem sem tê-lo visto, ou seja, todos os que vieram depois de seu tempo. A fé é importante para nossa vida espiritual e para a nossa salvação e deve ser uma fé simples, sem muitos questionamentos. Muitos perguntam demais e agem de menos. Simplesmente acredite. Você vai ser julgado(a) por ter ou não acreditado. Se as autoridades que ensinaram a você ensinaram erradamente, elas é que vão ter que se explicar com Deus.