ANO ANTERIOR

SEGUNDA-FEIRA DA 9ª SEMANA COMUM

05/06/2023

São Bonifácio, bispo e mártir

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Tobias 1,3;2,1a-8

Salmo Responsorial 111(112)R- Feliz aquele que respeita o Senhor!

Evangelho: Marcos 12,1-12

"1.E começou a falar-lhes em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, edificou uma torre, arrendou-a a vinhateiros e ausentou-se daquela terra. 2.A seu tempo, enviou aos vinhateiros um servo, para receber deles uma parte do produto da vinha. 3.Ora, eles prenderam-no, feriram-no e reen­viaram-no de mãos vazias. 4.Enviou-lhes de novo outro servo; também este feriram na cabeça e o cobriram de afrontas. 5.O senhor enviou-lhes ainda um terceiro, mas o mataram. E enviou outros mais, dos quais feriram uns e mataram outros. 6.Restava-lhe ainda seu filho único, a quem muito amava. Enviou-o também por último a ir ter com eles, dizendo: Terão respeito a meu filho!... 7.Os vinhateiros, porém, disseram uns aos outros: Este é o herdeiro! Vinde, matemo-lo e será nossa a herança! 8.Agarrando-o, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. 9.Que fará, pois, o senhor da vinha? Virá e exterminará os vinhateiros e dará a vinha a outro”. 10.“Nunca lestes estas palavras da Escritura: A pedra que os cons­trutores rejeitaram veio a tornar-se pedra angular. 11.Isto é obra do Senhor, e ela é admirável aos nossos olhos” (Sl 117,22s)? 12.Procuravam prendê-lo, mas temiam o povo; porque tinham entendido que a respeito deles dissera esta parábola. E, deixando-o, retiraram-se." 


Comentário: 


Na primeira leitura vemos como Tobit fazia muita caridade, sobretudo no sepultamento dos mortos e no alimento aos necessitados, num tempo muito hostil sob o domínio dos assírios. Para executar esses serviços ele tinha que renunciar a muitas coisas e se colocava em perigo dele também ser morto, como os que sepultava. Nos dias que se seguem vamos ver como ele será recompensado por essa caridade toda.

No evangelho Jesus mostra aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos que eles estavam recusando o próprio Deus ao recusar as palavras e os ensinamentos de Jesus.

Seria bom refletirmos, nos tempos atuais, se não estamos também recusando ouvir a voz de Jesus transmitida pela Igreja. Muitos fazem de conta que não estão ouvindo nada, ou simplesmente se recusam, como esses homens do tempo de Jesus. O povo judeu deixou de ser o preferido, e o cristianismo se estendeu a todos os povos da terra. Será que nós, católicos, não corremos o mesmo perigo, se abandonarmos a Palavra de Deus transmitida pela Igreja?

TERÇA-FEIRA DA 9ª SEMANA COMUM

06/06/2023

São Norberto

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Tobias 2,9-14

Salmo Responsorial –111(112)R- O coração do justo é firme e confiante no Senhor.

Evangelho: Marcos 12,13-17 

13  Então, mandaram alguns fariseus e partidários de Herodes, para apanhar Jesus em alguma palavra. 14 Logo que chegaram, disseram-lhe: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te deixas influenciar por ninguém. Tu não olhas a aparência das pessoas, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus. Dize-nos: é permitido ou não pagar imposto a César? Devemos dá-lo ou não?” 15 Ele percebeu-lhes o fingimento e respondeu: “Por que me armais uma armadilha? Trazei-me a moeda do imposto para eu ver”. 16 Trouxeram-lhe uma moeda. Ele perguntou: “De quem é esta figura e a inscrição?”. Responderam: “De César”. 17 Então, Jesus disse: “Devolvei, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus”. E estavam extremamente admirados a respeito dele.

 

Comentário: 

Na primeira leitura continuamos a leitura do livro de Tobias, iniciado ontem. Hoje temos o relato da cegueira de Tobias, cegado por excremento de pardais que caíra do teto onde ele dormia, após ter sepultado uma pessoa morta, entre os que sempre eram deixados sem sepultura. 

 

Sua cegueira abalou sua esposa, que lhe “jogava na cara” todo o bem que ele fazia e agora esse infortúnio da cegueira. Tobias, mesmo cego, não deixou de ser honesto e justo, demonstrando isso mandando que a esposa devolvesse um cabrito que lhe fora dado além do salário que ela recebera pela lã que tecia e vendia. 

 

Quantas vezes nós reclamamos de Deus porque nos permitiu isto e aquilo que nos contrariou muito. Deus é sábio. Como diz o Apocalipse 3, 19: “Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te”. Aqui está o “segredo”: Deus nos quer juntos a ele após a nossa morte e, para isso, muitas vezes tem que permitir certos revezes em nossa vida. Isso é muito verdadeiro. Eu sempre agradeço a Deus por várias coisas que me ocorreram na vida, e que me orientaram no caminho do bem. É como o pai, que muitas vezes dá um castigo ao filho. Não é porque o odeia, mas porque o ama, e quer que se corrija. Isso está bem explicado em Hebreus 12. Veja este versículo: “É para a vossa correção que sofreis; é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige”? (Hebreus 12, 7)

 

No Evangelho, os fariseus e partidários de Herodes queriam incriminar Jesus para poder matá-lo. E fizeram uma pergunta capciosa: se Jesus respondesse que é lícito pagar imposto a César, poderiam acusá-lo de partidário do poder opressor. Se ele respondesse que não é lícito, poderiam acusá-lo de subversão.

 

A resposta de Jesus foi própria dele, magistral: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".  

 

Na verdade, César exigia que o adorassem como a um deus. Ora, César, como todos os homens e mulheres que existem, são criaturas de Deus e também ele deve adorar ao seu Criador. Tudo é de Deus, até o próprio César. Sua alma foi criada por Deus no dia de sua concepção. Ele deveria submeter-se ao Deus verdadeiro e deixar de querer que o adorassem como um deus. 

 

Ademais, quando Jesus pede a moeda, ele próprio não tinha nenhuma, mas a pessoa que lhe estava questionando tinha, com a esfinge de César, que se fazia de deus. Ou seja: essa pessoa que tinha no bolso a moeda estava cometendo uma infração contra a lei, que proibia de se trazer consigo qualquer tipo de imagem. 

 

A moral da história: Deus é o rei supremo a quem devemos servir, mas isto não impede que devamos aceitar também as autoridades, se não se opuserem à liberdade religiosa e aos direitos de Deus (missal cotidiano). Pois, sem a permissão de Deus, eles não seriam governantes. Na verdade, sem Deus a criatura se reduz a nada (Dei Verbum 36).

 

Para nossa reflexão: será que no dia a dia não endeusamos algumas coisas, algumas pessoas (como artistas, jogadores de futebol, políticos) e deixamos Deus de lado ou em segundo plano?


QUARTA-FEIRA DA 9ª SEMANA COMUM

07/06/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Tobias 3,1-11a.16-17a

Salmo Responsorial: 24(25)-R- A vós, Senhor, eu elevo a minha alma. 

Evangelho: Marcos 12,18-27

Naquele tempo, alguns saduceus, os quais dizem não existir ressurreição, aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram: 19 “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se alguém tiver um irmão e este morrer, deixando a mulher sem filhos, ele deve casar-se com a mulher para dar descendência ao irmão’. 20 Havia sete irmãos. O mais velho casou-se com uma mulher e morreu sem deixar descendência. 21 O segundo, então, casou-se com ela e igualmente morreu sem deixar descendência. A mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22 E nenhum dos sete irmãos deixou descendência. Depois de todos, morreu também a mulher. 23 Na ressurreição, quando ressuscitarem, ela será a esposa de qual deles? Pois os sete a tiveram por esposa?” 24 Jesus respondeu: “Acaso não estais errados, porque não compreendeis as Escrituras, nem o poder de Deus? 25 Quando ressuscitarem dos mortos, os homens e as mulheres não se casarão; serão como anjos no céu. 26 Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó!’ 27 Ele é Deus não de mortos, mas de vivos! Estais muito errados”.

 

Comentário: 

O texto de hoje de Tobias apresenta a oração de duas pessoas que se encontram no sofrimento, oração essa baseada na exaltação de Deus, que é justo mesmo quando deve punir, e no apelo à sua misericórdia, pelo fato de sermos pecadores. Aqui é acrescentado o pedido inédito de morrer, e não de uma vida longa, como era costume se pedir. 

 

Isso se deu porque as pessoas envolvidas não tinham mais como superar a provação pela qual estavam passando, e Deus era a única solução para as duas pessoas que pediam a morte: Tobit, pai de Tobias, e Sara.   A sinceridade de suas orações foi levada em conta, suas orações ouvidas, e Deus enviou o Anjo Rafael para curar a ambos.

Em nossa vida muitas vezes nos vem o desejo de desanimar, largar tudo, ir para um lugar bem distante de onde moramos. Entretanto, nas mais das vezes isso é pura ilusão. Nunca devemos tomar uma decisão precipitada. Há um autor que diz que nunca devemos tomar uma decisão à noite. Sempre deixar para o dia seguinte. Isso ajuda e muito! Nos desânimos, como essas duas pessoas da leitura, que queriam morrer, façamos como eles: coloquemo-nos humildemente diante de Deus e lhe peçamos ajuda. Deixemos em suas mãos o nosso futuro e tudo pelo que estamos passando no presente. 

 

No evangelho, Jesus diz que, na ressurreição final, apesar de ressuscitados, nós não viveremos a mesma vida que vivíamos aqui na terra. A manutenção de nosso corpo não será mais feito com alimentação, mas diretamente pelo próprio Deus. Seremos como os anjos, ou seja, seremos alimentados pela própria força divina. Nós seremos diferentes dos anjos quanto à constituição do nosso corpo espiritual. Nós seremos iguais a eles no que se refere à manutenção de vida.

 

Reconheceremos, sim, nossos familiares, mas não teremos mais o relacionamento hierárquico que tínhamos aqui na terra, de pais, irmãos, filhos, esposas, netos, avós etc. Seremos todos simplesmente irmãos. Mesmo porque todos nós ressuscitaremos com a idade juvenil, de uns 18 anos, como é a aparência de Nossa Senhora em suas aparições. Ela foi assunta ao céu com mais de 60 anos (quando Jesus morreu tinha ela uns 50 anos, mas só aparece em idade de jovem.

 Precisamos nos orientar para uma vida santa, a fim de ressuscitarmos e irmos para o paraíso de Deus, onde seremos felizes para sempre. 

QUINTA-FEIRA DA 9ª SEMANA COMUM

 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª. Leitura – Tobias 6,10-11;7,1.9-17;8,4-9a

Salmo. 127 (128) R- Felizes todos os que respeitam o Senhor!

Evangelho Marcos 12, 28b-34

 

Naquele tempo, um dos escribas aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29  Jesus respondeu: “O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. 30 Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ 31 E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’! Não existe outro mandamento maior do que estes.” 32 O escriba disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é o único, e não existe outro além dele’. 33 Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios”. 34 Percebendo Jesus que o escriba tinha respondido com inteligência, disse-lhe: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.

Comentário:

(Apenas o comentário ao evangelho. Falta o da 1ª. Leitura).

No evangelho, temos a declaração do escriba de que o amor a Deus e ao próximo são os dois mandamentos principais de quem quer servir a Deus por meio do serviço ao próximo. Jesus unifica os dois mandamentos num só. Na verdade, não há como amar a Deus, que não vemos, se não amarmos o próximo, que vemos e está ao nosso lado.

Dessa forma, não é verdadeiro (a) quem diz que ama a Deus mas é uma pessoa ausente quanto ao próximo, e muitas vezes até é uma pessoa ranzinza, mesquinha, briguenta, avarenta etc.

6ª FEIRA DA 9ª SEMANA DO TEMPO COMUM 

09/06/2023

São José de Anchieta

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª. Leitura –Tobias 11,5-17

Salmo145(146)R- Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

Evangelho Marcos 12,35-37 

Naquele tempo Jesus tomou a palavra e ensinava, no templo: “Por que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? 36  O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37 Se o próprio Davi o chama de ‘senhor’, como então ele pode ser seu filho?” E a grande multidão o escutava com prazer

Comentário:

 

Na primeira leitura, continuando a história de Tobias, vemos hoje a cura da cegueira de Tobit, pelo fel do peixe que ele trouxera de viagem, por obra do Arcanjo Rafael. Veio também com a esposa, Sara, que venceu o que ela considerava uma maldição, pela morte prematura de seus esposos anteriores. Outra coisa boa é que Sara era da mesma tribo que Tobit e Tobias, e assim a descendência deles ficou assegurada. Podemos chamar essa história de “A Parábola do Justo Provado”, segundo o missal cotidiano. 

 

Mensagem: todos nós podemos ter confiança na ação de Deus, se rezarmos e pedirmos a ele com toda a intensidade que fiquemos livres do pecado, e vigiarmos para que isso aconteça. Tudo o que Deus permite à nossa vida, se tivermos essa disposição de amá-lo e servi-lo, será para nosso proveito e para o crescimento da Igreja. Para Deus, nada é impossível. Nem a nossa conversão, por mais difícil que ela nos pareça.

 

No evangelho Jesus diz no Templo que ele é maior do que Davi, pois este chama o Messias de Senhor, apesar de ser seu descendente. O que Jesus queria que eles entendessem é que ele, Jesus, era descendente de Davi enquanto homem, mas quando Davi nasceu, ele já vivia desde toda a eternidade no céu, como segunda Pessoa da Santíssima Trindade, pois é Deus como o Pai e o Espírito Santo.

 

Esse conhecimento só veio à Igreja primitiva depois da Ressurreição de Jesus. Mesmo assim surgiram muitas heresias ora negando a divindade, ora negando a humanidade de Jesus. Ainda hoje elas existem. As testemunhas de Jeová, por exemplo, e os mórmons, não acreditam que Jesus seja Deus. Acham que ele é apenas um homem "superior aos outros homens". 



Quanto a São José de Anchieta, o santo de hoje, ele se dedicou totalmente aos índios no início da colonização do Brasil, evitando que muitos males lhes fossem feitos. Amou ternamente a Virgem Maria, compondo nas areias da praia seu cântico, que depois passou para o papel. Ficou preso, refém, mas nunca perdeu a esperança. Também nós, por mais que nossa situação esteja confusa, tenhamos confiança nesse Deus que nos ama tanto!


SÁBADO DA 9ª SEMANA DO TEMPO COMUM 

10/06/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª. Leitura –Tobias 12,1.5-15.20

Salmo Tobias 13,2-R- Bendito seja Deus, que vive eternamente!

 Marcos 12,38-44 

Naquele tempo, ao ensinar, Jesus dizia: “Cuidado com os escribas! Eles fazem questão de andar com amplas túnicas e de serem cumprimentados nas praças, 39  gostam dos primeiros assentos na sinagoga e dos lugares de honra nos banquetes. 40 Mas devoram as casas das viúvas, enquanto ostentam longas orações. Por isso, serão julgados com mais rigor. 41 Jesus estava sentado em frente do cofre das ofertas e observava como a multidão punha dinheiro no cofre. Muitos ricos depositavam muito. 42 Chegou então uma pobre viúva e deu duas moedinhas. 43 Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros que depositaram no cofre. 44 Pois todos eles deram do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver”.

Comentário: 

Na primeira leitura temos o epílogo do livro de Tobias e, como nos filmes de contos de fadas, tudo fica bem. O Arcanjo São Rafael se revela a eles e mostra como teve que “fingir” que comia e quando fazia qualquer coisa que os humanos fazem. E fica bem claro que tudo de bom aconteceu por causa da piedade de Tobit, e de tudo o que ele fazia em favor do próximo. O Arcanjo Rafael diz:

1-     Fazei o bem, e o mal não vos atingirá

2-     É valiosa a oração com o jejum, e a esmola com a justiça

3-     Melhor é pouco, mas com justiça, do que muito, mas com a iniquidade. 

4-     Melhor é dar esmolas do que acumular tesouros. A esmola livra da morte e purifica de todo pecado. 

5-     Os que cometem pecado e a injustiça são inimigos de si mesmos. 

Depois o Arcanjo diz que apresentava a Deus as orações de Sara e os atos de piedade de Tobit, como o de enterrar os mortos.

Acredito que isso tudo já dá um bom assunto para nossa meditação! 

No evangelho, Jesus pede aos discípulos que ouçam o que os doutores da lei  falam, obedeçam às suas orientações, mas não pratiquem o mal que fazem. É um problema, mesmo, unir nossa pregação à nossa prática de vida.

Quem prega deve ter também uma vida de oração intensa, a fim de sempre estar forte para vencer as tentações e para praticar a palavra de Deus que prega.

Na segunda parte do evangelho, Jesus observa e elogia uma pobre viúva que depositou no cofre tudo o que possuía para seu sustento naquele dia. Talvez isso fosse algo que os doutores da lei não cumpriam: a sinceridade e boa vontade quando pagavam o tributo ao Templo. Será que pagamos o dízimo com esse mesmo amor com que a viúva deu aquilo que podia e até o que não podia? (Era o seu sustento para aquele dia)

Nós estamos num tempo de desemprego e de miséria. Muitos nos pedem ajuda. O critério principal que devemos usar na partilha é, em primeiro lugar, o bom senso: nem todos precisam de ajuda monetária. Muitos precisam de ajuda médica ou de reeducação, como são os dependentes químicos. Há necessitados que são pobres, mas há também os que não têm problemas financeiros. Um rico doente que está abandonado, por exemplo, é também um necessitado. 

Um antigo amigo meu, agora morador de rua, visivelmente embriagado, me pediu um trocado para comprar passe de ônibus. Eu lhe disse: "eu não conhecia essa marca de cachaça, ' passe de ônibus'". Ele riu, pois sabia que eu o conhecia. E aí conversamos um pouco sobre a necessidade que ele tinha de fazer um tratamento para libertar-se da bebida. Sei que aquilo pouco adiantou, mas eu me comprometi a rezar por ele. E digo que nesses casos, não dar dinheiro ajuda mais a pessoa do que dar. Sem dinheiro ele chega a um impasse, em sua vida, e aí talvez haja uma solução.