ANO ANTERIOR

2ª FEIRA DA 25 ª SEMANA COMUM

25/09/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Esdras 1,1-6

Salmo Responsorial 125(126)-R- Maravilhas fez conosco o Senhor!

Evangelho Lucas 8,16-18 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa será dado ainda mais; e àquele que não tem será tirado até mesmo o que ele pensa ter”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Jesus se refere aos judeus, que tinham a primazia da pregação da verdadeira palavra de Deus, mas não se abriram a Jesus Cristo e acabaram perdendo até o que pensavam ter de bom. Os pagãos que acolheram Jesus Cristo e sua palavra receberam a plenitude da revelação e da salvação. 

Nós temos o dever de comunicar a palavra de Deus que recebemos, como uma luz, a todos aos que nos comunicarmos. A luz de Deus não pode ser escondida, guardada só para si. São Carlos de Foucauld dizia sempre que devemos não apenas proclamar, mas gritar a Palavra de Deus, e não apenas com nossas palavras, mas também com a nossa vida, com o nosso bom exemplo. 

Nossas ações se irradiam ao redor de nós. Se forem boas, edificam e salvam; se forem más, pervertem e destroem. 

A primeira leitura lembra que foi um pagão, Ciro, que incentivou e contribuiu para a reconstrução do templo de Jerusalém, mostrando assim que o Espírito Santo sopra onde e como quiser. Nada é impossível para Deus, e se nós fizermos a nossa parte de evangelização e de reconstrução da sociedade, Deus fará o restante. 

 

3ª FEIRA DA 25ª SEMANA COMUM

26/09/2023 

São Cosme e São Damião

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Esdras 6,7-8.12b.14-20 

Salmo Responsorial 121(122)R- Que alegria quando me disseram: ”Vamos à casa do Senhor”!

 Evangelho Lucas 8,19-21 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos como o novo templo é terminado, graças ao bom senso de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia, que não tinham ligação alguma com a fé do povo de Deus, mas  incentivaram e pagaram as despesas da construção. É um exemplo de como Deus pode agir onde e como quiser. Imaginem se ele não vai nos ajudar a nós que o seguimos, nele acreditamos e o obedecemos!

No evangelho Jesus lembra de que todos os que obedecem a Deus são seus irmãos. Ora, se somos seus irmãos, então somos todos filhos de Deus!

Quanto à menção dos “irmãos de Jesus”, quero lembrar de que não eram irmãos, mas parentes, como primos. Uma das provas de que Jesus não teve irmãos foi o fato de que ele pediu, na cruz, que São João cuidasse de sua mãe (João 19). Se ele tivesse outros irmãos, eles seriam obrigados, pela lei da época, a cuidarem da própria mãe. 

São João cuidou de Maria até sua Assunção. 

A mensagem que fica é, ao meu ver, o fato de que se todos somos irmãos de Jesus, todos devemos nos amar de verdade, nos perdoar mutuamente e estarmos sempre prontos a ajudar quando preciso. 


4ª FEIRA DA 25ª SEMANA COMUM

27/09/2023 

São Vicente de Paulo

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Esdras 9,5-9

Salmo Responsorial Tobias 13 – R – Bendito seja Deus que vive eternamente!

Evangelho de Lucas 9,1-6

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus convocou os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças 2e enviou-os a proclamar o reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a boa-nova e fazendo curas em todos os lugares. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos a gratidão de Esdras pelas graças maravilhosas que Deus estava concedendo ao povo, apesar deste ter pecado tanto. Na prece elevada a Deus, ele reconheceu isso com estas palavras: “Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar a minha face para ti, porque nossas iniquidades multiplicaram-se acima de nossas cabeças e nossas faltas se acumularam até o céu”.

Como é atual essa constatação! O mundo vai de mau a pior, e precisa de uma conversão total. Nossa Senhora, em Medjugorje, diz que a coisa não está para brincadeira e muita coisa ruim vem aí para que Deus consiga melhorar o mundo. Sem a purificação não haverá um mundo melhor, e essa “purificação” implica em muitos males físicos para a humanidade, até que se consiga a conversão do mundo. Cabe-nos começar por nós mesmos essa conversão. 

No evangelho Jesus orienta aos que querem pregar a Palavra que devem ser simples, despojados, e confiar unicamente nele. A ausência de coisas externas lembra muito o despojamento interior do pregador, pelo qual ele demonstra o quão verdadeiras são suas palavras. Quanto mais coisas inúteis usamos na pregação, menos damos chance de Deus poder agir. A isso chamamos atualmente "a pobreza dos meios". Precisamos aprender a deixar Deus agir. 

Se quisermos ser ouvidos (as) por Deus, procuremos nos santificar!


5ª FEIRA DA 25 ª SEMANA COMUM

28/09/2023

São Venceslau e/ou S. Lourenço Ruiz e companheiros mártires

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Ageu 1,1-8

Salmo Responsorial 149-R- O Senhor ama seu povo de verdade

Evangelho Lucas 9,7-9

 Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros, ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos o mesmo problema de sempre: sempre há os que são contra e procuram entravar a caminhada. O profeta Ageu é portador da verdadeira decisão que há de ser tomada: construir o templo de Deus, que os fofoqueiros de plantão diziam não estar ainda no tempo de construir, mas passavam fome e sede. Deus não precisa de templo, como se fosse uma casa para morar, mas o templo é um lugar em que o povo se reúne para rezar, para agradecer, para pedir, para estar em união. E isso é muito importante também para o progresso material, onde não haveria mais fome nem sede. 

No evangelho, Herodes quer conhecer Jesus e se sente pressionado pela sua maldade e matança, mas talvez não esteja arrependido. Não podemos julgá-lo, mas talvez conhecer Jesus fosse para ele um raio de esperança em sua conturbada vida. 

Acho que a mensagem de hoje pode ser a da primeira leitura, de que devemos aproveitar melhor nossa presença no templo. Muitos conversam o tempo todo e quase não dedicam aquele tempo para a oração. Nós, católicos, somos privilegiados com a presença sacramental e real de Jesus na Eucaristia. Esses que passam o tempo em que estão na igreja apenas conversando e distraídos, será que estão, mesmo, conscientes da realidade da presença de Jesus na hóstia consagrada, e portanto, no sacrário da igreja?


6ª FEIRA DA 25 ª SEMANA COMUM

24/09/2021

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Ageu 1,15-b-2,9

Salmo Responsorial 42(43)R- Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador!

Evangelho Lucas 9,18-22

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado e os discípulos estavam com ele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Pedro respondeu corretamente, mas segundo São Mateus, Jesus disse ter sido isso inspirado pelo Espírito Santo. Nós podemos fazer as coisas corretamente se confiarmos na luz do Espírito Santo, se nos colocarmos nas mãos de Deus para fazer tudo o que ele quer e como ele quer. É a atitude mais sensata e sábia. Dificilmente vamos conseguir alguma coisa boa se confiarmos apenas em nós próprios e nas nossas intuições. A palavra de Deus é a luz que ilumina nossa vida. 

Na primeira leitura vemos como Deus pensa muito além do que nós pensamos. Ele promete ao povo um templo mais suntuoso que o primeiro. Sabemos que isso jamais se realizou. Se formos estudar os motivos, vemos que as pessoas que sucederam aquela geração não se colocaram nas mãos de Deus, não confiaram em sua palavra. 

Agir sozinho nunca dá certo. É preciso termos o respaldo da Igreja, portadora da palavra de Deus. 

SÁBADO DA 25 ª SEMANA COMUM

30/09/2023 

São Jerônimo


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Zacarias 2,5-9.14-15a

Salmo Responsorial: Jeremias 31, 10-13-R-O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

Evangelho Lucas 9,43b-45

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 43todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Deus fala por meio de Zacarias que ele deseja ser a muralha de Jerusalém, uma muralha de fogo. Devemos nos lembrar que naquele tempo as cidades eram protegidas por muralhas. O Senhor prometeu que iria morar no meio de nós. Isso se concretizou com Jesus Cristo. Deixemo-lo ser a nossa muralha, aquele que nos envolve e nos protege!

No evangelho Jesus tenta explicar que o seu messianismo é diferente daquele que eles estão esperando: Jesus vai ter que passar pelo sofrimento e pela morte para ser o Messias, o Salvador. 

Não há como obtermos a salvação se não quisermos nos submeter à renúncia, ao combate do mal, a uma espiritualidade de luta e perseverança. E isso tudo significa sofrimento! Neste mundo vamos ter que aceitar a condição de guerreiros contra o mal, contra nosso próprio egoísmo, contra nossa propensão ao pecado e ao mal. 

Viver em paz não significa, na linguagem espiritual, viver sem lutar.