ANO ANTERIOR


2ª FEIRA DA 8ª SEMANA DO TEMPO COMUM. 

 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: Eclesiástico 17,20-28

Salmo 31(32) R- Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Evangelho de Marcos 10,17-27 

"17.Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: “Bom Mestre, que farei para alcançar a vida eterna?”. 18.Jesus disse-lhe: “Por que me chamas bom? Só Deus é bom. 19.Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe”. 20.Ele respondeu-lhe: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha mocidade”. 21.Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”.* 22.Ele entristeceu-se com essas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens. 23.E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!”. 24.Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: “Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas! 25.É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”.* 26.Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: “Quem pode então salvar-se?”. 27.Olhando Jesus para eles, disse: “Aos homens isso é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível”."

COMENTÁRIO:

A primeira leitura, do Eclesiástico, fala sobre a necessidade do arrependimento para que Deus conceda o caminho de "regresso" , dá o conforto para aqueles que perderam a esperança, e dá também a alegria da verdde. Pede para que deixemos a injustiça e detestemos a iniquidade, a fim de voltarmos ao Altíssimo. Na Igreja Católica temos o padre para nos absolver, em nome de Jesus, de todos os nossos pecados. Por que desprezarmos esse remédio salutar para nossa salvação? O autor termina o trecho dizendo: "Quão grande é a misericórdia do Senhor, e o seu perdão para com todos aqueles que a ele se convertem!". Não percamos tempo! Fiquemos firmes no caminho de uma nova vida sem pecados!

No Evangelho Jesus fala de uma vocação especial de renúncia a tudo pelo Reino, mas que também pode orientar a todos nós: vivermos desapegados dos bens materiais e de tudo o que há nesta terra para podermos usar tudo como Deus planejou desde a eternidade. A busca do Reino em primeiro lugar implica também em vivermos em plena comunhão uns com os outros. A caminhada não deve ser marcada pelo individualismo, mas pelo amor mútuo.


3ªFEIRA DA 8ª SEMANA DO TEMPO COMUM. 

30/05/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Eclesiástico 35,1-15 

Salmo 49(50)-R- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus. 

Evangelho de Marcos 10,28-31  

28      Pedro começou a dizer-lhe: “Olha, nós deixamos tudo e te seguimos”. 29     Jesus respondeu: “Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do evangelho, 30          recebe cem vezes mais agora, durante esta vida – casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições –, e no mundo futuro, vida eterna. 31       Muitos, porém, que são primeiros, serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros”.

COMENTÁRIO:

O livro do Eclesiástico compara o seguimento da lei de Deus com os sacrifícios: os que praticam a lei estão oferecendo sacrifícios agradáveis a Deus. Lembra que, mais do que os sacrifícios, o que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, deixar a injustiça. Quem oferece o sacrifício sem essa disposição, está de mãos vazias. Talvez possamos aplicar, em nossos tempos, para a Santa Missa, que é o sacrifício da Cruz, da morte e da ressurreição do Senhor. Se formos à Santa Missa de mãos vazias, ou seja, sem a prática diária dos ensinamentos de Jesus, não agradaremos a Deus e não obteremos dele as graças que pedimos. 

No Evangelho vemos como os discípulos abandonaram tudo para seguir Jesus. Ninguém renuncia por gosto de renunciar, mas tendo em vista uma vida e possuir bens mais perfeitos e abundantes, que vai receber na Vida Eterna. 

Ademais, a própria renúncia em si já nos traz alegria, satisfação e muita paz. Devemos usar apenas o necessário para nossas próprias atividades e para o bem dos demais. Jesus fez isso em sua vida. O que nos sobra, ofertemo-lo para os mais pobres. 

Agora há pouco vi num WhatsApp que me enviaram o preço de algumas bebidas alcoólicas. Entre elas, uma garrafa de 700 ml intitulada: “Aguardente Velho Barreiro Diamond. O preço: de R$ 273.900,00 por R$ 219.000,00". Você se sentiria bem como cristão se bebesse uma pinga nesse preço? Não sou contra as bebidas. Até Jesus tomava vinho (com álcool). Mas... a esse preço? E os pobres, como ficam? 

QUARTA-FEIRA DA 8ª SEMANA COMUM

26/05/2021

São Felipe Néri

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Eclesiástico 36,1-2a.5-6.13-19

Salmo Responsorial: 78(79)R- Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!

Evangelho: Marcos 10,32-45

Estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente, e eles, assombrados, seguiam com medo. Jesus, outra vez, chamou os doze de lado e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33     “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34          Vão zombar dele, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo, mas três dias depois, ele ressuscitará”. 35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir”. 36      Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37          Responderam: “Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!” 38       Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?” 39   Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. 40          Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado”. 41 Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com Tiago e João. 42       Jesus então os chamou e disse: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. 43         Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve,   44        e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. 45  Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.

COMENTÁRIO:

“Tende piedade de nós, Senhor, Deus do mundo inteiro, e olhai! Mostrai-nos a luz do vosso amor. Infundi o vosso temor em todos os povos que não vos procuram, para que saibam que não há outro Deus senão vós”! É assim que se inicia o texto de hoje da primeira leitura. O desejo do autor é que todo o mundo adore o verdadeiro Deus e deixe os ídolos de lado. É uma invocação que dizemos, hoje, ser ecumênica, a fim de que Deus seja manifestado em todas as nações. 

Nós também, na atualidade, não estamos muito além desse clima de ateísmo e de ignorância religiosa. Há um mundo todo para ser evangelizado. Somos poucos cristãos, cerca de 2,18 bilhões, incluindo os evangélicos (o mundo tem cerca de 7 bilhões de pessoas). Os que se dizem sem religião são 12,7 % (900.000) e ateus 2,5% (175.000). Vejam que ainda há muito o que fazer para que “Deus seja tudo em todos(1ª Coríntios 15,28). As estatísticas para ateus e sem religião são muito limitadas. Não há como saber um número mais exato. Se você quiser ler mais sobre isso, clique aqui: CRISTÃOS NO MUNDO.

Cabe a nós evangelizarmos nossa família, nosso ambiente, a fim de que aos poucos o número dos que creem em Jesus aumente. O principal modo de evangelizar é com o bom exemplo. 

No Evangelho Jesus estava indo para Jerusalém, onde seria morto, e dizia aos discípulos, que o acompanhavam, que ele iria ser entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas, condenado à morte, entregue nas mãos dos pagãos. Mas eles não estavam entendendo essa conversa. Inclusive, dois deles, Tiago e João, pediram a Jesus lugares de honra em seu reino: um sentar-se-ia à direita de Jesus, e outro, à esquerda. Os outros dez apóstolos se irritaram com eles, pois talvez também quisessem estar à direita ou à esquerda de Jesus. 

A instrução de Jesus aí foi muito profunda: “Quem quiser ser o maior entre vós, seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (vers. 43-45).

Está aí o ensinamento que devemos seguir no nosso dia a dia: estar a serviço. Isso implica muitas coisas, pois para servir é preciso conhecer a Palavra de Deus, é preciso nos imergir numa vida de oração, é preciso muita humildade e, sobretudo, muita caridade: fazer tudo por amor. 

QUINTA FEIRA DA OITAVA SEMANA COMUM

01/06/2023

São Justino, mártir

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Eclesiástico 42,15-26

Salmo 32(33)R- A palavra do Senhor criou os céus

Evangelho de Marcos 10, 46-52

Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. 47 Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. 48  Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. 49          Jesus parou e disse: “Chamai- o!” Eles o chamaram, dizendo: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!” 50 O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus. 51       Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Rabûni, que eu veja”. 52         Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho. 

COMENTÁRIO:

A leitura de hoje do Eclesiástico narra a sabedoria de Deus, sua independência absoluta em relação a tudo o que existe, o amor e a perfeição com que ele criou tudo. “Nenhum pensamento lhe escapa e nenhuma palavra lhe fica escondida (...) Só ele existe antes dos séculos e para sempre. Nada lhe foi acrescentado, nada tirado, e /ele não precisa de conselheiro algum” (vers. 20-22).

Atualmente o mundo não se apresenta mais, para as pessoas, como a maravilhosa obra de Deus. Muitos não estão “nem aí” com isso. Talvez nosso testemunho seja o catalizador para a ação dos outros seres humanos. A conservação do que já (ou ainda) existe, a fim de que o mundo seja habitável no futuro. Mas nada disso adiantará se o homem perder a fé. Jesus mesmo disse certa vez: “Quando o Filho do Homem retornar, encontrará ainda fé no mundo”? Nós temos essa missão de levar as pessoas a Deus pelo nosso exemplo.

No Evangelho vemos a cura de um cego, Bartimeu. O cego jogou o manto fora. A única coisa que ele possuía. Não lhe iria mais servir. Ele tinha confiança de que seria curado. E foi. “No mesmo instante ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho” (v. 52). O manto, ele já o tinha jogado fora. Não precisava mais dele. Agora ele tinha Jesus! 

Em nossa vida precisamos muito pedir a Deus a luz da fé para que o sigamos como o ex-cego Bartimeu. Só pela fé esse seguimento é possível. Sem a fé, nossa vida se torna vazia, como aquela fruta que só tem semente e casca (acho que se chama jambo). Sem renunciarmos ao pecado e a muitas outras coisas que nos impedem de crer de modo verdadeiro, nunca jogaremos fora os nossos “mantos”, nunca seguiremos Jesus. 

SEXTA-FEIRA DA 8ª SEMANA COMUM

02/06/2023

 São Marcelino e São Pedro, mártires

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Eclesiástico 44,1.9-13

Salmo Responsorial. 149 R- O Senhor ama seu povo de verdade. 

Evangelho: Marcos 11,11-26 

Jesus entrou em Jerusalém e foi ao templo. Lá observou todas as coisas. Mas, como já era tarde, ele e os Doze foram para Betânia. 12 No dia seguinte, ao saírem de Betânia, Jesus sentiu fome. 13  Avistando de longe uma figueira coberta de folhas, foi lá ver se encontrava algum fruto. Chegando perto, só encontrou folhas, pois não era tempo de figos.14      Então reagiu dizendo à figueira: “Nunca mais ninguém coma do teu fruto”. Os discípulos ouviram isso. 15Foram então a Jerusalém. Entrando no templo, Jesus começou a expulsar os que ali estavam vendendo e comprando. Derrubou as mesas dos que trocavam moedas e as bancas dos vendedores de pombas. 16          Também não permitia que se carregassem objetos passando pelo templo. 17      Pôs-se a ensinar e dizia-lhes: “Não está escrito que a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos? Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões”. 18      Os sumos sacerdotes e os escribas ouviram isso e procuravam um modo de matá-lo. Mas tinham medo de Jesus, pois a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. 19          E quando anoiteceu, Jesus e os discípulos foram saindo da cidade. 20       De manhã cedo, ao passarem, verificaram que a figueira tinha secado desde a raiz. 21     Pedro lembrou-se e disse: “Rabi, olha, a figueira que amaldiçoaste secou”. 22      Jesus lhes observou: “Tende fé em Deus. 23      Em verdade, vos digo: se alguém disser a esta montanha: ‘Arranca-te e joga-te no mar’, sem duvidar no coração, mas acreditando que vai acontecer, então acontecerá. 24         Por isso, vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que já o recebestes, e vos será concedido. 25          E, quando estiverdes de pé para a oração, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados. 26 Pois se não perdoardes, tampouco vosso Pai que está nos céus vos perdoará os vossos pecados”.

 

COMENTÁRIO: 

A primeira leitura elogia os homens famosos de Israel, os antigos patriarcas. Foram homens de misericórdia: seus gestos de bondade nunca serão esquecidos. Sua descendência permanece fiel às alianças feitas por Deus. 

 

Os santos e santas de nossa Igreja são esses modernos homens e mulheres de fé, que seguem fielmente os ensinamentos de Jesus. Nós todos somos convidados, por Cristo, à santidade: “Sede santos, como vosso Pai é Santo” (Mateus 5,48). Como entendemos essa frase? Sabemos que nunca seremos santos sem a oração perseverante, sem a humildade e, sobretudo, sem a caridade? E como estamos vivendo em relação a essas virtudes?

 

No Evangelho vemos como Jesus amaldiçoou a figueira por não ter dado frutos. Em seguida Jesus expulsou todos os que estavam no templo comerciando: “Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. Ou seja, não apenas para o povo judeu, mas também para os pagãos que iriam aceitar e acolher a sua palavra. Os judeus que ali estavam comprando e vendendo não estavam sendo sinceros com Deus em sua religião, não estavam produzindo os frutos esperados, como a primeira parte da leitura, quando Jesus amaldiçoou a figueira. 

 

Nossas comunidades devem ser, antes de qualquer coisa (coisas vistosas, missas bonitas), comunidades de fé viva, fraternidade, perdão, onde se vejam muitos frutos do Espírito, como verdadeiros sinais da presença e do reconhecimento de Cristo (Missal cotidiano)


SÁBADO DA 8ª SEMANA COMUM

03/06/2023

S. Carlos Lwanga e Companheiros, mártires

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Eclesiástico 51,17-27

Salmo Responsorial 18(19b)R- Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração!

Evangelho: Marcos 11,27-33

Jesus e os discípulos foram outra vez a Jerusalém. Enquanto andava pelo templo, os sumos sacerdotes, os escribas e os anciãos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: 28          “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 29          Jesus disse: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Respondei-me, que eu vos direi com que autoridade faço isso. 30  O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei-me!” 31      Eles discutiam entre si: “Se respondermos: ‘Do céu’, ele dirá: ‘Por que não acreditastes em João?’ 32          Vamos então responder: ‘Dos homens’?...” – Eles tinham medo do povo, já que todos diziam que João era realmente um profeta. 33          Responderam então a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus retrucou-lhes: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas!”

COMENTÁRIO:

A primeira leitura é o final do livro do Eclesiástico, que aqui narra como pediu com insistência a sabedoria quando era jovem. “Meu coração nela (na sabedoria) colocou sua alegria: meu pé andou por um caminho reto”.

A sabedoria consiste na procura de Deus, que não está no esforço intelectual, mas sim, na conversão do coração e num concreto estilo de vida. Ela se encontra na “pureza de coração”, que faz “ver a Deus”, naquele “morrer com Cristo”, que nos faz desejar “conhecer só a Cristo, e a Cristo Crucificado”, naquele “perder a própria vida por Cristo” na pobreza, na obediência, na castidade, na doação de si, início da verdadeira vida. (Missal Cotidiano).

Tudo isso implica, portanto, em seguir a Cristo primeiramente na oração, que nos dará toda a força e inspiração de que precisamos, e, em seguida, numa vida de humildade para ouvir a Palavra de Deus e os ensinamentos de nossa Santa Igreja Católica. Só teremos força para renunciar ao pecado e a tantos obstáculos com a força divina obtida na oração. 

No evangelho Jesus é atacado verbalmente pelos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, para ver se ele cairia em alguma contradição e o pudessem matar. Jesus respondeu à pergunta deles: “Com que autoridade fazes isso?” com outra pergunta: “O batismo de João vinha do céu ou dos homens?” Eles ficaram cercados, pois se admitissem que vinha do céu, João já havia dito que Jesus é o Messias esperado. Se dissessem que vinha dos homens, tinham medo do povo, que acreditava no profetismo de João. Então responderam numa evasiva: “Não sabemos”. Jesus respondeu do mesmo modo: “Nem eu vou dizer com quer autoridade faço essas coisas”. 

Não adiantaria nada Jesus explicar a eles o fato, pois eles eram de má índole, mal dispostos, prevenidos, oportunistas, e não iriam acreditar ou pelo menos tentar entender. E nós? Com que disposição lemos a sagrada Escritura? Com que disposição rezamos? Como é o nosso pensamento quando vamos à Santa Missa? Procuramos prestar atenção às leituras e pedir a Deus a força suficiente para as pormos em prática?