27ª SEMANA ÍMPAR

               2ª FEIRA DA 27ª SEMANA COMUM. -

 09/10/2023 

São Dionísio e companheiros mártires 

ou S. João Leonardi.

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 1ª Leitura: Jonas 1,1-2,1.11

Salmo Responsorial Jonas 2-R-Retirastes minha vida do sepulcro, ó Senhor!

Evangelho  Lucas 10, 25-37

 Um doutor da Lei se levantou e, querendo experimentar Jesus, perguntou: “Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” 26        Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?”  27Ele respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e teu próximo como a ti mesmo!” 28        Jesus lhe disse: “Respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29        Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30   Jesus retomou: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto. 31 Por acaso, um sacerdote estava passando por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32  O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33  Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e moveu-se de compaixão. 34 Aproximou-se dele e tratou-lhe as feridas, derramando nelas óleo e vinho. Depois colocou-o em seu próprio animal e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. 35       No dia seguinte, pegou dois denários e entregou-os ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, pagarei o que tiveres gasto a mais’. 36Na tua opinião – perguntou Jesus –, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37       Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze tu a mesma coisa”.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura vemos o início da história de Jonas: chamado por Deus para pregar a Palavra em Nínive, a fim de que se convertessem, Jonas foge para o lado oposto. Não queria ir pregar aos ninivitas. Mais tarde ele explicará que o motivo principal era a misericórdia divina: Deus iria perdoar a todos se se convertessem, e Jonas decerto desejava que todos fossem punidos. Essa era a mentalidade geral dos que eram do povo de Deus contra os que não eram, ou seja, contra os que eram considerados pagãos e descrentes. 

Segundo a história, que provavelmente é uma história, como uma parábola, Deus teria criado um peixe enorme que engoliu Jonas e o vomitou onde? Quem disse “em Nínive” acertou. Essa história de Jonas nos leva a refletir quais têm sido nossas reações diante da conversão das pessoas, diante da obrigação que temos em readmiti-las ou admiti-las em nossas comunidades. Achamos que os maus devem ser castigados e muitas vezes queremos que eles queimem no inferno. Mas Deus pensa diferente de nós, como diz Isaías 55, e ele quer salvar a todos nós. 

Já o evangelho mostra que o samaritano, mesmo sendo inimigo político daquele homem que estava ali caído, machucado, seminu, o socorreu com todos os recursos que possuía naquela hora. 

Sabem por que o sacerdote e o levita não atenderam o homem?

PORQUE ESTAVAM INDO PARA O TEMPLO!

Sim! E se encostassem a mão naquele homem, pelas leis da época, ficariam impuros por vários dias e não poderiam frequentar, nesses dias, a igreja. Ainda teriam que oferecer algum sacrifício no templo (animais) para poder voltar a frequentá-lo.

Isso não quer dizer que devemos abandonar a igreja e ficar só atendendo pessoas feridas, mas mostra que o próximo está em primeiro lugar em tudo e sempre. 

Se você estiver indo para a igreja e precisa deter-se para ajudar alguém, faça isso. Se não der tempo para ir à igreja naquele dia, vá em outro, mas ajude a pessoa que lhe pede auxílio, uma palavra, um desabafo. 

Um padre meu amigo socorreu, certa vez, o esposo de uma mulher fofoqueira que propagava aos quatro ventos que as pessoas não deveriam pagar o dízimo. Era um lugar ermo, periferia de São Paulo, e numa certa noite em que o marido da mulher fofoqueira ficou com meningite, não havia taxi nem polícia nos arredores. Ela bateu, de madrugada, na porta da casinha do padre, que ficava junto à igreja, e pediu que ele os acudisse. O padre levou o homem ao pronto socorro do Tatuapé. Os que o atenderam disseram que se tivessem demorado mais meia hora, ele teria morrido.  Essa mulher ficou sendo a melhor dizimista da paróquia!  

É, minha gente. Jesus hoje nos ensina que devemos sempre praticar a caridade, a misericórdia, seja lá para quem for, amigo ou inimigo.                                                                                                                                                                            

3ª FEIRA DA 27ª SEMANA COMUM. -

10/10/2023 


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

1ª Leitura: Jonas 3,1-10

Salmo Responsorial 129(130) - R- Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

 Evangelho Lucas 10,38-42

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos como o povo de Nínive se converteu diante do anúncio de Jonas. Este, para falar a verdade, estava querendo que Deus acabasse com a cidade, que a destruísse, e para isso tomou duas atitudes: 1- Não percorreu a cidade toda, mas apenas um terço dela. 2- Conseguiu um lugar tipo “camarote” na montanha para assistir a destruição. 

Deus se condoeu do povo, pois mesmo não tendo recebido todo anúncio que Deus queria que Jonas fizesse, mostrou arrependimento, começando do rei até o mais humilde cidadão. 

Nós recebemos a palavra de Deus praticamente desde que nascemos, mas muitos de nós não se convertem, não se esforçam para cumpri-la. Nesse ponto, os habitantes de Nínive nos “põe no chinelo”.

No evangelho Jesus chama a atenção de Marta pelo seu ativismo. Ela estava trabalhando para que todos pudessem tomar a refeição, ou seja, estava fazendo algo útil para todos, mas Jesus lembrou que há coisas secundárias, que podem ser deixadas em segundo plano, para que as mais importantes sejam cumpridas e possam nos encaminhar para a salvação. Pode ser que seria a última vez que pudessem ver Jesus. Estar com Jesus, no caso de Maria, significa estar com Ele em oração. Quando rezamos, estamos com Jesus. A oração deve sempre acompanhar a ação. Ação sem oração nem sempre dá certo. 

Aprendamos a ver em nossa vida o que é importante para a caridade, para a comunhão nossa para com todos, e o que pode ser deixado para depois, ou mesmo pode ser deixado para sempre. Há oportunidades únicas em nossa vida que nunca se repetirão. Muitas vezes deixamos passar essas oportunidades por outros interesses que não têm nada a ver com a vida espiritual. 

4ª FEIRA DA 27ª SEMANA COMUM. - 

11/10/2023

São João XXIII

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Jonas 4,1-11 

Salmo Responsorial 85(86)-R- Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão. 

Evangelho Lucas 11,1-4

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Um dia, Jesus estava rezando em certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”. – Palavra da salvação.

Comentário:

No evangelho Jesus ensina o Pai-nosso. Neste trecho temos a versão simplificada de Lucas. No Pai-nosso pedimos a Deus que nos perdoe se estivermos perdoando os que nos ofenderam.  De certa forma, ao rezar o Pai-nosso estamos determinando o nosso perdão: estamos colocando diante de Deus uma condição: se estivermos perdoando quem nos ofendeu, que Deus nos perdoe. Se não estivermos perdoando, que Deus não nos perdoe. Veja que é uma faca de dois cortes.

Na primeira leitura vemos praticamente o mesmo assunto: Jonas está aborrecido porque Deus não quer destruir Nínive. É o mesmo caso do irmão do filho pródigo, que não quis perdoá-lo. Deus usou de uma “artimanha” para ensinar Jonas a perdoar, fazendo crescer e no dia seguinte secar uma planta que dava sombra ao profeta. Se Jonas ficou com raiva de Deus ter feito secar a planta, por que não está feliz por ele ter perdoado os ninivitas? 

Vamos refletir, hoje, sobre esse ponto: estamos sendo sinceros quando rezamos o Pai-nosso?

5ª FEIRA DA 27ª SEMANA COMUM. -ÍMPAR 


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Malaquias 3,13-20a

 Salmo Responsorial 1- R- É feliz quem a Deus se confia! 

Evangelho Lucas 11,5-13 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’, 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo, pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Deus responde, pelo profeta Malaquias, a dúvida do povo: Por que as pessoas soberbas e as que praticam o mal, ficam ricas, parecem impunes e se dão bem na vida, e pessoas boas, que fazem o bem geralmente são pobres e não têm nenhum prazer na vida? 

Deus lhes diz, pelo profeta, que terão, sim, a recompensa: “Para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas”. Nós entendemos melhor isso sabendo que o povo daquele tempo ainda não tinha conhecimento da ressurreição final. As pessoas achavam que a recompensa de Deus era ficar ricas e com muitos filhos. Só aos poucos é que a ressurreição começou a ser conhecida. 

No evangelho Jesus fala sobre a oração: Deus sempre nos atende, mas sabe o que será bom ou mau para nós, e nos dá aquilo de que necessitamos para seguirmos o caminho para a vida eterna. 

Vejo esta ligação entre as duas leituras: nossas orações, se não nos trazem exatamente aquilo que pedimos, vão nos dar confiança, força e esperança de uma vida melhor. As orações nos fortalecem para os problemas e acontecimentos desta vida, tendo em vista a vida futura. 

Vejam bem que, no final do texto, Jesus diz: “Quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem”! Ora, se você quiser ser atendido, peça o Espírito Santo! Ele lhe inspirará o restante de que você necessita para viver bem e salvar-se. 

6ª FEIRA DA 27ª SEMANA COMUM. - 

13/10/2023 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Joel 1,13-15;2,1-2 

Salmo Responsorial 9a (9) - R- O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça 

 Evangelho Lucas 11,15-26 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura o profeta nos orienta para usarmos as armas do jejum e da oração para obtermos a graça divina e para nos fortalecermos para a luta contra o mal. 

No evangelho algumas pessoas acusaram Jesus de estar expulsando o demônio pelo poder do chefe dos demônios, o que seria algo absurdo. Outros pediam a ele um sinal do céu para acreditarem em sua palavra. 

Ainda hoje muitos ficam procurando sinais para se manterem na fé. Em Medjugorje, por exemplo, muitos vão lá na esperança de ver algum sinal no céu, algum milagre etc. 

Jesus é bem claro: ou acreditam nele e vencem o maligno ou ficam em cima do muro, ou não o aceitam, e a vida pecaminosa aumenta ainda mais. Aliás, Jesus diz que achar que ele fazia isso pelo poder do demônio é pecado contra o Espírito Santo, que nunca será perdoado. O motivo: se a pessoa não acredita que Jesus seja Deus, como obter o perdão?

Eu uniria o assunto da primeira leitura com o do evangelho: precisamos usar o jejum (=penitência) e a oração para ouvirmos e praticarmos a palavra de Jesus plenamente, a fim de obtermos a salvação. 

E sempre nos lembrar que a fé deve ser simples, sem muitas perguntas, sem querer resolvermos os mistérios divinos. Se são mistérios é porque não cabem em nossa cabeça, e devemos aceitar isso com humildade. 

SÁBADO DA 27ª SEMANA DO TEMPO COMUM

14/10/2023

São Calixto I 


Primeira Leitura: Joel 4,12-21

Salmo Responsorial 96(97)-R- Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Evangelho: Lucas 11,27-28 

Enquanto Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28 Ele respondeu: “Felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura Joel transmite o que o Senhor lhe diz: que julgará os bons e os maus no Vale da Decisão: “Jerusalém será lugar sagrado, por onde não mais passarão estranhos”. O profeta mostra a predileção de Deus pelo seu povo, mas o próprio povo de Deus será, também, julgado pelo que fez ou deixou de fazer em relação aos mandamentos. O texto se refere, portanto, à luta entre o bem e o mal. Quem permanecer fiel a Deus e praticar o bem, será salvo. 

No evangelho, alguém elogiou a Mãe de Jesus por tê-lo trazido ao mundo. Jesus acrescentou que o fato principal não foi de que ela o trouxe ao mundo, mas sim, de ter ouvido a Palavra de Deus e tê-la posto em prática, ao se colocar plenamente a serviço de Deus. E estende essa bem-aventurança a todos os que fazem o mesmo, ou seja, a todos os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. 

Que nós saibamos, como S. Paulo disse na primeira leitura, a irmos muito além do que a lei nos pede, a amarmos realmente a Deus acima de todas as coisas, e até acima das leis, e amar ao próximo como Deus nos ama.