SEXTA-30TC

6ª FEIRA DA 30ª SEMANA COMUM. -

01/11/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Filipenses1,1-11

Salmo Responsorial 110(111)R- Grandiosas são as obras do Senhor!

Evangelho Lucas 14,1-6

 

Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. 2Em frente de Jesus estava um homem que sofria de hidropisia. 3     Tomando a palavra, Jesus disse aos doutores da Lei e aos fariseus: “Em dia de sábado, é permitido curar ou não?” 4      Eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e o despediu. 5        Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo daí, mesmo em dia de sábado?” 6 E eles não foram capazes de responder a isso.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura Paulo saúda os filipenses dizendo que sempre reza por eles com alegria, porque eles estão colaborando com ele na difusão do evangelho. E pede que o amor entre eles cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, para que eles sempre saibam o que é melhor. Isso é necessário para que eles fiquem puros e sem defeito para o dia de Cristo, cheio dos frutos do bem que fizeram. Para nós, Paulo pediria o mesmo: que fiquemos sem pecado e agindo em favor de todos os que precisam do anúncio e da prática do evangelho. 

No evangelho, Jesus curou um hidrópico no dia de sábado, em que era proibido trabalhar e a fazer muitas coisas. Jesus fica triste com isso, pois a misericórdia é maior do que qualquer outra coisa. E lembra-os de que para fazer coisas de seus interesses, eles quebravam a lei do sábado. Ou seja: muitos acham que as leis e os mandamentos só servem para os outros. Também o fato de que as leis são feitas para serem seguidas, mas sempre devemos ter em vista a caridade cristã, e não um seguimento fanático e mesquinho. O amor a Deus e ao próximo deve ser nosso parâmetro para agir.