QUINTA-24TC

5ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM

19/09/2024 

São Januário

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

1ª Leitura: 1 Coríntios 15, 1-11

Salmo Responsorial 117(118) R- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

Evangelho Lucas 7,36-50

Naquele tempo: 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em  sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa   mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora". 40Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "Fala, mestre!" 41"Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?" 43Simão respondeu: "Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "Tu julgaste corretamente". 44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: "Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor". 48E Jesus disse à mulher: "Teus pecados estão perdoados". 49Então, os convidados começaram a pensar: "Quem é este que até perdoa pecados?" 50Mas Jesus disse à mulher: "Tua fé te salvou. Vai em paz!" Palavra da Salvação.

Comentário:

Os versículos 3 e 4 da primeira leitura são um dos mais antigos atos de fé que se conhece no cristianismo. “Nele se afirma a morte, a sepultura, a ressurreição de Cristo e a aparição a Cefas”.

São Paulo garante aos seus ouvintes a veracidade de nossa fé, os fundamentos de nossa caminhada rumo ao céu. Nossa fé está baseada e construída na ressurreição de Jesus. Está fundamentada no testemunho dos Apóstolos, que viram Jesus ressuscitado. 

Infelizmente muitos não acreditam na pregação da palavra feita pela Igreja. Aliás, desacreditam de tudo. Mas, contraditoriamente, acreditam na falsidade dos argumentos de felicidade que o mundo lhes dá. 

Qualquer filme ou livro que fale contra a bíblia ou contra Jesus ou contra qualquer assunto da Igreja Católica logo vira best-seller. Qualquer bobo alegre que comece a falar coisas fantásticas caluniosas contra a divindade ou contra a pessoa de Jesus, fica famoso e é entrevistado tempestivamente. 

A melhor atitude a tomar é acreditar naquilo que a Igreja Católica prega e ensina. Ela tem a promessa da assistência de Jesus enquanto o mundo existir. E a Igreja Católica permanece sempre fiel aos ensinamentos de seu fundador Jesus Cristo, que colocou a Igreja sob o comando de Pedro e de seus continuadores como Papa. 

No evangelho vemos como Jesus tem o poder de perdoar os pecados, e passou esse “poder” aos bispos e padres. Cabe aos ministros ordenados zelarem sobre si mesmos, “cuidarem de si mesmos”, além de cuidar e zelar pelo povo, a fim de que pratiquem o que falam. E se por desventura não praticarem, que se arrependam e se convertam, a fim de que o rebanho possa ser cuidado por pastores íntegros e amigos de Cristo. 

Jesus perdoou a mulher que o ungia, porque ela se arrependeu do que fizera. Qualquer pecado que tenhamos cometido é perdoado por Jesus, se nos propormos a mudar de vida e não mais cometê-los. Mas às vezes Deus permite rudes métodos para conseguir isso de nós, pelo que devemos não reclamar, mas agradecer, pois todos os sofrimentos e provações superados, são uma bênção para nossa salvação