QUINTA-32TC

5ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. -

14/11/2024 

São Leão Magno

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Filemon 7-20

Salmo Responsorial 145(146)R- Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!

Evangelho Lucas 17,20-25

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o reino de Deus. Jesus respondeu: “O reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘está ali’, porque o reino de Deus está entre vós”. 22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘ele está aqui’. Não deveis ir nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do homem no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Filêmon, um dos convertidos de S. Paulo, fora prejudicado pelo seu escravo Onésimo, que fugiu e depois da fuga foi também convertido e batizado pelo Apóstolo. São Paulo, primeiramente, relembra a caridade de Filêmon, os tantos cristãos que foram cuidados por ele. Em seguida, pede clemência por Onésimo. Segundo as leis de então, o escravo fugitivo recebia violentos castigos. Paulo pede que Filêmon o acolha novamente, agora já batizado e libertado da escravidão do pecado. São Paulo não pede explicitamente que Filêmon o liberte, mas deixa transparecer esse seu desejo.

Poderíamos meditar, nessa leitura, se a nova humanidade cristã está, realmente, libertando o homem de toda a escravidão e se está fazendo de todos “filhos de Deus”. Na verdade, isso só será possível quando o amor (amor verdadeiro, puro, isento de ambições) vigorar no mundo todo.

No evangelho Jesus disse que o reino de Deus já está entre nós, e quem está com Jesus, ouve e pratica os seus ensinamentos, já está participando, de certo modo, do reino de Deus.

Esse reino de Deus, que já está entre nós, não é fundamentado nas coisas materiais, que são volúveis, mas é fundamentado no amor, na santidade, e principalmente na firme confiança na Palavra de Deus. Se Jesus passou pelo sofrimento e pela morte, nós também vamos passar por muitas agruras antes de tomar posse definitiva do reino de Deus. Ele, porém, nunca nos abandonará e estará sempre conosco, por pior que seja a nossa provação.

Peçamos a Deus a sabedoria para deixarmos de lado tudo o que possa nos separar dele e, num mesmo movimento, nos aproximemos plenamente de tudo o que possa agradá-lo. E se ainda estamos carregados pelo peso de nossos pecados, peçamos perdão a ele. O pedido sincero de perdão nos redime e nos reconduz ao caminho da salvação.