QUINTA-27TC

5ª FEIRA DA 27ª SEMANA COMUM

 10/10/2024 

S. Daniel Comboni 

 

1ª Leitura: Gálatas 3,1-5

Salmo Responsorial Lucas 1-R-Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

Evangelho Lucas 11,5-13

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’, 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo, pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” – Palavra da salvação.

Comentário:

Na  primeira leitura São Paulo fala aos gálatas que eles receberam o Espírito Santo por meio da fé, recebida pela pregação, e não por meio da prática da lei  judaica. Convida-os a crerem que a morte de Jesus na cruz e sua ressurreição trouxe a todos a oportunidade de receberem o Espírito Santo. 

Talvez possamos meditar, a partir dessa colocação, sobre em quê ou em quem estamos colocando nossa fé. Em Jesus, morto e ressuscitado pela nossa salvação, ou em outros elementos que não têm nada a ver com essa fé, como promoção pessoal, interesses duvidosos, pessoas influentes que  escondem a verdade de nós, mostrando-nos apenas um cristianismo água-com-açúcar, sem compromisso com o próximo e com a renúncia? 

No evangelho Jesus fala sobre a oração: Deus sempre nos atende, mas sabe o que será bom ou mau para nós, e nos dá aquilo de que necessitamos para seguirmos o caminho para a vida eterna. 

Vejo esta ligação entre as duas leituras: nossas orações, se não nos trazem exatamente aquilo que pedimos, vão nos dar confiança, força e esperança de uma vida melhor. As orações nos fortalecem para os problemas e acontecimentos desta vida, tendo em vista a vida futura. 

Vejam bem que, no final do texto, Jesus diz: “Quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem”! Ora, se você quiser ser atendido, peça o Espírito Santo! Ele lhe inspirará o restante de que você necessita para viver bem e salvar-se.