5ª FEIRA DA 27ª SEMANA COMUM. -ÍMPAR
São Dionísio e seus companheiros
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Malaquias 3,13-20a
Salmo Responsorial 1- R- É feliz quem a Deus se confia!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’, 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo, pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” – Palavra da salvação.
Na primeira leitura Deus responde, pelo profeta Malaquias, a dúvida do povo: Por que as pessoas soberbas e as que praticam o mal, ficam ricas, parecem impunes e se dão bem na vida, e pessoas boas, que fazem o bem geralmente são pobres e não têm nenhum prazer na vida?
Deus lhes diz, pelo profeta, que terão, sim, a recompensa: “Para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas”. Nós entendemos melhor isso sabendo que o povo daquele tempo ainda não tinha conhecimento da ressurreição final. As pessoas achavam que a recompensa de Deus era ficar ricas e com muitos filhos. Só aos poucos é que a ressurreição começou a ser conhecida.
No evangelho Jesus fala sobre a oração: Deus sempre nos atende, mas sabe o que será bom ou mau para nós, e nos dá aquilo de que necessitamos para seguirmos o caminho para a vida eterna.
Vejo esta ligação entre as duas leituras: nossas orações, se não nos trazem exatamente aquilo que pedimos, vão nos dar confiança, força e esperança de uma vida melhor. As orações nos fortalecem para os problemas e acontecimentos desta vida, tendo em vista a vida futura.
Vejam bem que, no final do texto, Jesus diz: “Quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem”! Ora, se você quiser ser atendido, peça o Espírito Santo! Ele lhe inspirará o restante de que você necessita para viver bem e salvar-se.