SEGUNDA-31TC

2ª FEIRA DA 31ª SEMANA COMUM. -

04/11/2024

São Carlos Borromeu

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Filipenses 2,1-4

Salmo Responsorial 130(131)-R- Guardai-me, em paz, junto a vós, Senhor!

Evangelho Lucas 14,12-14

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isso já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira  leitura S. Paulo diz aos Filipenses que devemos ter o mesmo sentimento que existe em Jesus Cristo: ternura, compaixão, comunhão no Espírito, alento no amor mútuo, viver em harmonia, procurar a unidade, nada fazer por competição ou vanglória. A virtude que ele diz ser muito importante para haver tudo isso, principalmente a caridade, é a humildade. Cada um deve julgar o outro como mais importante. Não cuidar somente do que é seu, mas também do que é do outro. Em seguida diz que Jesus se esvaziou de si mesmo, mesmo sendo Deus, e se fez escravo e se fez igual aos homens, menos no pecado. Foi obediente até à morte, e morte de cruz.

No Evangelho, Jesus diz que não devemos praticar a caridade por interesse pessoal, mas por amor puro, desprendido e verdadeiro. Devemos sempre ajudar aos demais sem querer nada em troca. É mais comum do que pensamos a ingratidão das muitas vezes que ajudamos as pessoas. Perdoemos e sigamos em frente, sem olhar para trás. Jesus nos espera no final da rua.