4º DOM. ADV. 

4º DOMINGO DO ADVENTO-B

24/12/2023 

(A Missa da tarde já é a do dia de Natal. Não é esta).

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 2 Samuel 2,7,1-5.8b-12.14a.16

Salmo Responsorial 88(89)R- Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

2ª Leitura: Romanos 16, 25-27

Evangelho de Lucas 1,26-38 

Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27      a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria.     28    O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra- te, cheia de graça!- O Senhor está contigo”. 29      Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30        O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. 31      Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33      Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34        Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” 35  O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, 37       pois para Deus nada é impossível”. 38        Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se de junto dela.

COMENTÁRIO:

O assunto de hoje é mostrar que Jesus é descendente do rei Davi e sua vinda ao mundo cumpre as promessas feitas por Deus ao seu povo de Israel. Era importante garantir, perante os judeus, pela sucessão, o título que fundamenta a ação de enviado de Deus, e, para a fé cristã, a “verdade” humana do salvador” (Missal dominical). 

Na primeira leitura vemos como Davi quer construir uma “casa” para o Senhor, ou seja, um templo, mas Deus diz para Samuel dizer a Davi que quem vai construir a tal casa não é ele, Davi, mas sim, Deus. Aqui está em jogo o segundo sentido da palavra “casa”, ou seja, a ligação dos antepassados com os seus descendentes. Jesus é descendente do rei Davi e isso era importante para os judeus da época. 

Na segunda leitura vemos como São Paulo fala aos romanos que o mistério mantido em sigilo desde sempre, no Antigo Testamento, agora, no Novo Testamento, é revelado na pessoa e na obra de Jesus Cristo. Cabe a nós acreditarmos nele, por meio dos ensinamentos da Igreja, que ele deixou para cumprir essa função de evangelizar e dar os meios para a salvação. 

No Evangelho vemos a anunciação do Anjo a Maria, em que o Anjo afirma que Jesus receberá o trono de seu pai 

Davi, mostrando, assim, que a promessa feita por Deus a Davi está sendo cumprida. “E o seu reino não terá fim”, pois continuará na vida eterna. Essa promessa de Deus se cumpriu graças ao sim de Maria, aceitando participar do plano de Deus para a salvação da humanidade. 

Irmãos e irmãs, o Natal se aproxima. De que modo estamos nos preparando? Com a pandemia ainda no palco, teremos um Natal mais íntimo com nossos familiares do que os do passado sem a epidemia. Um Natal mais íntimo implica muita humildade e boa vontade, pois os defeitos se tornam mais visíveis, e a paciência menos prolongada. 

Neste Natal não nos esqueçamos do aniversariante, Jesus Cristo. Se você não fez a novena do Natal, faça pelo menos este tríduo, mas se prepare! Jesus é o cumprimento, por parte de Deus, de todas as suas promessas feitas ao seu povo. E uma dessas promessas é a nossa salvação, se lhe obedecermos. A Igreja está aí, para nos ensinar o que Jesus nos pediu para fazer. Ouçamo-la e nos salvemos!

(Há duas novenas prontas de Natal NESTE site: 

NOVENA DE NATAL Nº 01

NOVENA DE NATAL Nº 02