SÁBADO-13TC

SÁBADO DA 13ª SEMANA COMUM 

06/07/202

Sta. Maria Goretti


Primeira Leitura: Amós 9,11-15

Salmo Responsorial 84(85)R- O Senhor anunciará a paz a seu povo.

Evangelho: Mateus 9,14-17 


Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. 16Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se coloca em odres novos, e assim os dois se conservam”. – Palavra da salvação


 COMENTÁRIO:


Na primeira leitura vemos como Amós leva um raio de esperança ao povo vencido, que, exilado, perdeu tudo o que tinha, até mesmo o Templo, Jerusalém incendiada etc. Amós prevê um tempo de reconstrução e de abundância.

Para quem segue as palavras de Jesus nada está perdido, mesmo se vier aa cair em pecado. Se se arrepender e lutar para mudar de vida, pedindo sempre sua proteção, tudo será perdoado, tudo será renovado. O pecado, ao ser descoberto, ou seja, confessado e dele se tiver pedido perdão, se torna luz, se torna esperança. Como isso é importante nesses dias de coronavírus! Parece que estamos num túnel e não vemos ainda a saída.! Mas a saída está lá, a nos esperar. E pode se abreviar, se nos pusermos em oração.

 No evangelho a mensagem principal que vejo é o fato de que precisamos renovar a nossa vida por inteiro, e não apenas parte dela. Se você caiu numa poça de lama, não adianta apenas lavar as mãos. Tem que tomar banho! Assim também na vida espiritual: não adianta uma pessoa ser frequentadora de missas, por exemplo, se dá contra testemunho no dia a dia. 

Quando acontece isso em nossa vida, temos que nos conscientizar dos erros, arrepender-nos e mudar radicalmente de vida. Deus nos receberá e, como diz Miquéias (últimos versículos do livro), “Deus jogará nossas iniquidades no mais fundo do mar”.