SEGUNDA-6TC

2ªFEIRA DA 6ª SEMANA COMUM

12/02/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Tiago 1,1-11

Salmo  118(119) R- Venha a mim o vosso amor e viverei.

Evangelho de Marcos 8,11-13

Naquele tempo: 11Os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: 'Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal.' 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem. Palavra da Salvação.


Comentário:

Na primeira leitura São Tiago nos lembra que é mais feliz quem sofre provações do que quem tem riquezas e luta por elas.

Parece contradição, mas é um fato. As pessoas que suportam com paciência as provações e as oferecem como reparação dos pecados próprios e alheios, sentem em si o amor de Deus, e percebem que Ele as permite porque nos ama e nos quer fortes na fé e purificados, para que possamos entrar no céu.

Os que só buscam os prazeres e as riquezas não têm nenhuma perspectiva de salvação, se escravizam e a tristeza os envolve e os deprime.

No evangelho, as pessoas pedem a Jesus um sinal, apesar de tantas curas e milagres que ele já fizera. Em nossos dias, infelizmente, também há muitas pessoas, mesmo entre os católicos e evangélicos, que buscam sinais em tudo. Nas adorações ao Santíssimo, por exemplo, qualquer coisinha diferente que aconteça, como por exemplo o coitadinho de um passarinho que entra sem querer na igreja e não consegue sair, isso já é visto como um sinal de Deus, um milagre ou coisa parecida. Que pobreza de ideias!

A impressão que tenho é que há nessas pessoas dificuldade em crer. Precisamos confiar mais na palavra de Deus transmitida pela Santa Igreja Católica e, acreditando nela, poremos um fim à nossa falta de fé. Acreditar na Igreja nos dá paz e sossega nossa curiosidade. Basta crer no que ela ensina e pronto! Acabaram as dificuldades!

Certo dia São Tomás de Aquino estava estudando quando um seu confrade que estava à janela lhe disse: "Frei Tomás, venha ver um boi voando"! São Tomás imediatamente levantou-se e foi ver " o boi voando". Seu confrade, rindo, lhe perguntou: "Nossa, Frei Tomás! Você acreditou mesmo que um boi poderia voar"? São Tomás respondeu: "Eu prefiro ver um boi voando do que saber que você, um religioso, é capaz de mentir"!

Vamos, pois, confiar em nossa Igreja, que conserva a fé transmitida há séculos pelos seus ministros e pelo povo! E paremos de ficar pedindo sinais desnecessários! Peçamos, sim, as graças de que necessitamos, mas sempre nos condicionando à vontade divina!