SEGUNDA-32TC

2ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. - 

11/11/2024 

São Martinho de Tours

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Tito 1,1-9

Salmo Responsorial 23(24)-R- É assim a geração dos que buscam a vossa face, ó Senhor Deus de Israel!

Evangelho Lucas 17,1-6

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”. – Palavra da salvação

Comentário:

Na primeira leitura o livro da sabedoria fala que Deus se deixa encontrar pelos que não exigem provas. Deus se manifesta aos que nele confiam. Depois lembra que os pensamentos perversos afastam a pessoa de Deus. “A sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito ao pecado”.  Termina dizendo que Deus sabe de tudo o que acontece conosco e tudo o que pensamos e planejamos. 

No evangelho Jesus começa falando palavras duras sobre o escândalo, mas logo em seguida diz que todos os que se arrependerem e pedirem perdão de seus pecados, serão perdoados e, como Deus perdoa, nós também devemos perdoar sempre a quem nos prejudica e nos ofende. A fé, diz Jesus, por menor que seja, remove montanhas. Ou seja: temos que acreditar sinceramente que seremos perdoados, se pedirmos perdão. 

A ligação que podemos fazer com a primeira leitura é a de que se agirmos assim, Deus se manifestará a nós, nós teremos a sabedoria infundida por Deus, seremos templos de Deus.