TERÇA-10TC

SÃO BARNABÉ APÓSTOLO

11/06/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 11,21-b-26;13,1-3

Salmo Responsorial 97(98)- R- O Senhor fez conhecer seu poder salvador, e às nações sua justiça

Evangelho: Mateus 10,7-13


Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O reino dos céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 


Comentário

Nós nos acostumamos a jogar nas costas dos outros, principalmente na dos padres (aqui no caso dos Apóstolos) a missão de evangelizar.

Todos nós temos a missão de evangelizar, começando pela nossa casa. Há ambientes muito hostis à evangelização. Tenho uma prima que ensinava ao filho pequeno a falar palavrões e nunca o ensinou a rezar. Que espiritualidade iria ter uma pessoa educada desse jeito? E depois, quando a criança se torna rapaz ou mocinha, a mesma pessoa que ensinou os palavrões (no caso a mãe) repreende quando o filho ou a filha os diz.

Que autoridade terá ela para corrigir o que ela própria ensinou?

Hoje celebramos São Barnabé, de Chipre, elogiado por Lucas em Atos 4,36-37: “homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé, possuía um campo. ele o vendeu e trouxe o dinheiro para depô-lo aos pés dos Apóstolos”. Acompanhou Paulo em sua primeira viagem apostólica (Atos 13-14), mas depois continuou sozinho seu apostolado por causa da personalidade muito forte do Apóstolo Paulo.

Como você pode ver, nem tudo era tranquilo mesmo entre os apóstolos e seus auxiliares. Não “viaje na maionese”. Todos nós temos problemas no trabalho apostólico. Não é apenas você que os tem. A diferença nossa e entre os santos e os apóstolos é que eles rezavam, tinham muita fé e confiança nesse Jesus que proclamavam pelas palavras e, sobretudo, pela própria vida a caminho da santificação.